As contas da manutenção na Liga Portugal: quem pode descer e celebrar já esta jornada?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As contas da manutenção na Liga Portugal: quem pode descer e celebrar já esta jornada?

Caso perca, Vizela desce de divisão
Caso perca, Vizela desce de divisãoVizela, Flashscore
O momento das decisões chegou. A ronda 32 da Liga Portugal arranca esta sexta-feira e pode ditar o novo campeão nacional, mas também quais as equipas que descem à Liga 2. No caso de lugar de play-off de manutenção, esse não ficará decidido nesta ronda.

Se o destino da despromoção direta pode ficar traçado já esta jornada, a luta para evitar o play-off de descida tornou-se cada vez mais intensa à medida que as jornadas foram passando.

Numa altura em que faltam disputar apenas três rondas, ainda há vários candidatos ao 16.º lugar, desde o 8.º ao 18.º classificados.

Vizela - 18.º lugar - 22 pontos

O Vizela parece há muito ter o seu destino traçado, com a Liga 2 cada vez mais provável. Uma certeza que pode vir a confirmar-se já esta jornada.

A turma de Ruben la Barrera está praticamente obrigada a vencer o Moreirense para continuar a sonhar com a manutenção, embora tal possa não ser suficiente, uma vez que a equipa minhota não depende apenas de si.

De resto, o Vizela ocupa os lugares de despromoção direta desde a jornada 12, altura em que perdeu com o Desportivo de Chaves.

Cenário de descida direta esta jornada:

- Derrota (o Vizela perde no confronto direto com o Portimonense);

- Empate (se Portimonense empatar ou vencer).

Calendário:

- Moreirense (fora)

- Estrela da Amadora (casa)

- Boavista (fora)

Chaves - 17.º lugar - 23 pontos

Para o Chaves, o cenário não é muito melhor. A equipa transmontana recebe o FC Porto, o que por si só é um desafio exigente, e tem uma distância de cinco pontos para o lugar de play-off, que é o principal objetivo da equipa nesta fase da época.

Esta temporada, o conjunto flaviense só passou duas jornadas fora da linha de água, tendo deixado o último lugar da Liga Portugal apenas há duas rondas, altura em que venceu o Vizela.

Tal como a equipa minhota, também o Chaves pode descer já esta jornada. Nota ainda para o calendário da equipa de Moreno, que defronta dois dos três primeiros classificados.

Cenário de descida direta esta jornada:

- Derrota (se o Portimonense pontuar);

- Empate (se o Portimonense vencer).

Calendário:

- FC Porto (casa);

- Famalicão (casa);

- Sporting (fora).

Portimonense - 16.º lugar - 28 pontos

Além dos lugares de descida direta, esta jornada ainda não vai definir qual a equipa que vai terminar o campeonato em zona de play-off de descida.

No entanto, a difícil deslocação do Portimonense a casa do líder, que está motivado para vencer com vista a conquistar o título já esta jornada, torna mais difícil a tarefa da equipa de Paulo Sérgio.

Apesar disso, um possível desaire em Alvalade não deitará nada a perder em Portimão, uma vez que há várias equipas que ainda podem terminar a época no 16.º lugar, sendo que o conjunto orientado por Paulo Sérgio tem um confronto direto com o Rio Ave na próxima jornada, em casa.

Calendário:

- Sporting (fora);

- Rio Ave (casa);

- Farense (fora).

O calendário da jornada 32
O calendário da jornada 32Flashscore

Estrela da Amadora - 15.º lugar - 29 pontos

O Estrela da Amadora não vence há seis jornadas e acabou por não conseguir afastar-se da zona de play-off, sendo que ainda pode cair para os lugares de despromoção direta, embora tal pareça pouco provável.

O conjunto da Reboleira entra em cena apenas no domingo, depois de saber os resultados da concorrência, o que até pode jogar a favor da equipa de Sérgio Vieira, caso Portimonense, Chaves e Vizela percam pontos.

No entanto, a equipa tricolor tem outro ponto a seu favor até ao final da época: os confrontos diretos. Depois da ida a Arouca, defronta o Vizela, que até já pode estar despromovido, na penúltima jornada.

Calendário:

- Arouca (fora);

- Vizela (fora);

- Gil Vicente (casa).

Boavista - 14.º lugar - 30 pontos

Os axadrezados têm uma margem de apenas dois pontos para o 16.º lugar, o que significa que basta uma jornada com resultados desfavoráveis para que a equipa de Jorge Simão caia para a zona indesejada.

Depois de um começo de época tão positivo, com o Boavista a vencer o Benfica na primeira jornada e a surpreender nos primeiros lugares, a Pantera procura evitar um cenário improvável nessa fase da época, sendo que nunca esteve abaixo do 14.º lugar esta temporada.

A favor da equipa de Jorge Simão está o calendário, uma vez que o Boavista vai receber dois jogos no Bessa, um deles com o Vizela, potencial despromovido, na última ronda. Por outro lado, não há hipótese de os axadrezados garantirem matematicamente a manutenção esta jornada.

Calendário:

- Gil Vicente (casa);

- FC Porto (fora);

- Vizela (casa)´.

Gil Vicente - 13.º lugar - 32 pontos

A entrada de Tozé Marreco em cena trouxe um fôlego importante ao Gil Vicente, que chega às últimas três jornadas da temporada em boa posição para garantir a permanência.

Depois de sete jogos sem vencer e quatro derrotas consecutivas, o Gil Vicente voltou aos triunfos em casa do Moreirense e somou um ponto importante na última jornada, na receção ao Arouca.

Agora, os gilistas têm três confrontos diretos com equipas que também procuram evitar o 16.º lugar da Liga Portugal.

Assegura a manutenção esta jornada se:

- Vencer e Portimonense não ganhar.

Calendário:

- Boavista (fora);

- Farense (casa);

- Estrela da Amadora (fora).

Rio Ave - 12.º lugar - 32 pontos

A impressionante segunda volta do Rio Ave só não é mais impressionante porque a equipa de Luís Freire tem apenas mais uma vitória (duas) do que derrotas (uma).

Isto significa que o Rio Ave, que não perde há nove jornadas, somou oito empates nas últimas oito rondas, o que deixou a equipa de Vila do Conde em boa posição para assegurar a permanência, mas não ainda o suficiente para um descanso completo nesta contabilidade final.

A forma do Rio Ave
A forma do Rio AveFlashscore

Caso continuem este bom momento, os vila-condenses asseguram a permanência, até porque têm uma deslocação ao terreno do Portimonense, rival direto nesta luta.

Assegura a manutenção esta jornada se:

- Vencer e Portimonense perder.

Calendário:

- Vitória SC (casa);

- Portimonense (fora);

- Benfica (casa).

Estoril Praia - 11.º lugar - 33 pontos

A vitória frente ao Famalicão foi uma lufada de ar fresco para o Estoril Praia, especialmente depois daquele final atribulado em Trás-os-Montes.

A equipa de Vasco Seabra pode garantir a manutenção esta jornada e esse é um cenário que deixaria mais descansados os adeptos canarinhos.

Apesar de não haver grandes confrontos diretos, o Estoril tem um calendário complicado pela frente, não só porque tem apenas um jogo em casa, como ainda recebe o líder Sporting.

Assegura a manutenção esta jornada se:

- Vencer e Portimonense não ganhar.

Calendário:

- Farense (fora);

- Sporting (casa);

- Moreirense (fora).

Farense - 10.º lugar - 34 pontos

Entre o 8.º e o 18.º, o Farense quase só depende de si para garantir a manutenção já esta jornada.

A equipa de José Mota somou uma vitória muito importante frente ao Estrela da Amadora na última jornada e chega às últimas três rondas em excelente posição para garantir a permanência, uma época depois da subida.

O Farense só esteve em zona de descida nas duas primeiras jornadas, depois chegou a arranhar a primeira metade da tabela, posição que ainda pode alcançar nesta reta final.

Assegura a manutenção esta jornada se:

- Vencer e Portimonense não ganhar.

Calendário:

- Estoril Praia (casa);

- Gil Vicente (fora);

- Portimonense (casa).

Asseguram manutenção em caso de vitória, independentemente de outros resultados:

- Famalicão (8.º classificado, 36 pontos)

- Casa Pia (9.º classificado, 35 pontos)

A tabela da Liga Portugal
A tabela da Liga PortugalFlashscore