As escolhas do editor: Duelo de líderes na Alemanha, dérbi em Milão e os opostos atraem-se em Portugal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As escolhas do editor: Duelo de líderes na Alemanha, dérbi em Milão e os opostos atraem-se em Portugal

Dérbi quente e promissor em Milão
Dérbi quente e promissor em MilãoFlashscore/AFP
Quem parte na frente neste arranque de época? Por onde já soam os alarmes de crise iminente? Quais são os jogos que podem provocar surpresas ou que prometem mais espetáculo? Nesta nova rubrica, o Flashscore apresenta-lhe a escolha de um editor sobre os jogos aos quais deve estar atento e faz, de forma descomprometida, um prognóstico do resultado final.

Bayern Munique – Bayer Leverkusen

À quarta jornada temos um dos duelos mais esperados da Bundesliga. Bayern e Leverkusen são as únicas equipas que somaram por vitórias as três partidas anteriores e chegam a este jogo com responsabilidades diferentes.

A jogar em casa, a equipa de Thomas Tuchel continua sem encantar, mas tem-se revelado pragmática. A adição de Harry Kane a um plantel já decacampeão deixa o conjunto bávaro ainda mais favorito para somar o 12.º título consecutivo e depois de uma época em que tiveram de destronar o Dortmund na última jornada, o adversário parece ser outro em 2023/24.

O topo da Bundesliga
O topo da BundesligaFlashscore

Em Leverkusen mora uma das equipas mais entusiasmantes do futebol europeu. Xabi Alonso montou um Bayer virado para o ataque (11 golos e é o melhor ataque da Bundesliga) mas sólido a defender (três tentos sofridos, um registo só superado pelo Bayern) e que está a deixar os adeptos sonharem. Os farmacêuticos nunca conseguiram ganhar a Bundesliga (estiveram perto em 2002) e sabem que uma vitória em casa do vigente campeão seria uma demonstração de intentos.

É certo que no último encontro entra as duas equipas, o Leverkusen venceu (2-1), mas em 47 visitas a Munique só em quatro ocasiões conseguiu triunfar. E se frente a frente vão estar as duas melhores defesas da prova, a história diz-nos que os embates costumam ser recheados de golos, já que no século XXI só em duas ocasiões é que não foram marcados pelo menos dois tentos.

Prognóstico: Bayern vence e mais de 1,5 golos.

Inter – AC Milan

Mais um confronto de líderes, mas este com um picante extra. Em Itália são as equipas de Milão que mandam na tabela e após três jornadas só Inter e AC Milan somaram os nove pontos possíveis.

Pois bem, na quarta ronda vai acontecer o primeiro dérbi de Milão e cada um dos rivais vai querer ter o prazer de ser o primeiro a retirar pontos ao outro, numa época em que estão bastante equivalentes. Em três jogos marcaram oito golos, sendo que a diferença está no registo defensivo (o Inter não sofreu nenhum, o AC Milan já sofreu dois).

Os últimos encontros entre Inter e AC Milan
Os últimos encontros entre Inter e AC MilanFlashscore

Será o primeiro reencontro entre ambos depois do escaldante dérbi que decidiu o finalista da Liga dos Campeões. De resto, na última época foram cinco os encontros entre vizinhos e o resultado foi quase sempre o mesmo: o Inter venceu quatro, o AC Milan triunfou apenas num, e só nesse jogo é que conseguiu marcar golos.

Olhando ao panorama transversal, nos últimos 10 jogos, o lado vermelho da cidade perdeu sete (empatou um e venceu outro dois). Com uma grande transformação, sobretudo a nível do meio-campo, a equipa de Pioli vai ter aqui o segundo grande teste da temporada (já venceram a Roma) frente ao Inter mais consolidado (só Yann Sommer e Marcus Thuram integram o onze como reforços) e que procura recuperar o título que escapou nas últimas duas temporadas.

Prognóstico: Inter vence.

Boavista – Chaves

Antes do pontapé de saída da Liga, poucos adeptos adivinhariam que à quinta jornada o confronto entre Boavista e Chaves ia colocar frente a frente o líder do campeonato contra o último classificado.

A classificação da Liga
A classificação da LigaFlashscore

A equipa de Petit (recém-eleito melhor treinador do mês) tem sido uma das agradáveis surpresas. Com restrições a nível de contratações e muita prata da casa (João Gonçaalves  na baliza, Hélio Morais no ataque), os axadrezados somam 10 pontos ao final de quatro jogos, sendo que já bateram o campeão em título e são o segundo melhor ataque da prova, apenas superado pelo Benfica (10 contra 11 golos).

Depois de uma época em que o Chaves ficou às portas da Europa, muitos adeptos pensariam que os flavienses iam ter um 2023/24 descansado, novamente a piscar os lugares europeus. Contudo, após quatro jornadas são a única equipa da Liga que ainda não pontou e apresentam a pior defesa (13 golos sofridos).

José Gomes está a ser muito contestado e depois de duas semanas para trabalhar a equipa está obrigado a apresentar trabalho se quiser manter-se à frente dos transmontanos. Tem a vantagem de um registo positivo contra os axadrezados (apenas uma derrota nos últimos 10 jogos) e ainda não perdeu no renovado estádio do Bessa (quatro empates e uma vitória), mas o panorama não se afigura fácil para uma equipa que em todos os jogos da Liga sofreu pelo menos dois golos.

Prognóstico: Ambas marcam.

Nota ainda para o histórico jogo da Seleção Nacional de Râguebi. Este sábado, às 16:45, vai defrontar País de Gales, em Nice. É apenas a segunda participação de Portugal num Mundial e, depois das quatro derrotas em 2007, a equipa das quinas procura somar o primeiro triunfo.

A escolha de Bruno Henriques
A escolha de Bruno HenriquesFlashscore