Balanço da primeira volta da Liga: Leão mais líder sem descontos, dragão estaria condenado

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Balanço da primeira volta da Liga: Leão mais líder sem descontos, dragão estaria condenado

Sporting salvou muitos pontos nos descontos
Sporting salvou muitos pontos nos descontosLUSA
O Sporting acabou a primeira volta como líder isolado da Liga, mas, sem contabilizar os golos nos descontos, estaria ainda mais destacado e já só teria o Benfica como adversário na corrida ao título.

Os leões têm um saldo negativo de um ponto em relação aos pontos resgatados ou perdidos nos descontos finais, enquanto o SC Braga apresenta um registo positivo de dois, o Benfica de quatro e os dragões, líderes neste capítulo, de oito.

Assim, a classificação sem as alterações após os 90 minutos teria o Sporting em primeiro, com 44 pontos, contra 38 do Benfica, 31 do SC Braga e apenas 30 do FC Porto, que, com 14 pontos de atraso, já nem podia sequer sonhar com o cetro.

Os comandados de Sérgio Conceição foram, sem dúvida, os grandes protagonistas da primeira volta no que respeita aos descontos da segunda parte, nos quais resgataram oito pontos, todos entre a segunda e a sexta jornadas.

Sporting lidera a Liga
Sporting lidera a LigaFlashscore

Numa fase em que os tempos de descontos iam batendo recordes, o FC Porto superou todos os registos quando, à sexta jornada, evitou o desaire na receção ao Arouca com um golo marcado aos 90+19 minutos, em plena segunda parte do prolongamento.

Este tento do brasileiro Evanilson, quatro minutos depois (90+15) de o seu compatriota Galeno falhar uma grande penalidade, veio, aliás, fazer soar todos os alarmes, com os tempos de descontos, depois, a caírem drasticamente.

Antes deste embate, os dragões já tinha garantido, à segunda ronda, um triunfo aos 90+10 minutos, face ao Farense (2-1), com um golo do central Marcano.

O defesa espanhol voltou a ser protagonista na jornada seguinte, a terceira, desta vez com um tento aos 90+4, face ao Rio Ave (2-1), em Vila do Conde, onde os dragões já tinham chegado ao empate aos 90+1, num penálti de Galeno.

Depois do tento de Evanilson aos 109, o FC Porto ainda chegou aos oito pontos conquistados nos descontos à sexta jornada, ao vencer em casa o Gil Vicente por 2-1, graças a um golo marcado pelo canadiano Stephen Eustáquio aos 90+1 minutos.

Os últimos resultados do Sporting
Os últimos resultados do SportingFlashscore

Os dragões são líderes destacados nesta tabela, secundados pelo Farense, que perdeu um ponto nos descontos, face precisamente aos portistas, mas resgatou seis, em Vila do Conde (4-3), no Bessa (3-1) e na receção ao Gil Vicente (1-0).

A lista tem o Benfica no terceiro lugar, com cinco pontos recuperados nos descontos, para apenas um perdido, aquele que, na primeira jornada, lhe custou, aos 90+13 minutos, no Bessa (2-3), a única derrota na presente edição do campeonato.

Os encarnados acabaram, no entanto, por ganhar, depois, cinco pontos nos descontos, dois no reduto do Estoril Praia (1-0), com um tento de António Silva, aos 90+3 minutos, e três na receção ao Sporting (2-1), com uma épica reviravolta selada com tentos de João Neves (90+4) e Tengstedt (90+7).

O Famalicão ocupa o quarto posto, com um saldo positivo de três pontos, e o SC Braga é o quinto, com dois - os mesmos de Estrela da Amadora e Portimonense -, sendo que, com o FC Porto e o Benfica, também virou um 0-1 em 2-1 nos descontos.

À oitava jornada, os arsenalistas perdiam à entrada dos 90 minutos na receção ao Rio Ave, mas conseguiram marcar por duas vezes na compensação, pelo congolês Banza (90+1), o melhor marcador da Liga, e o espanhol Abel Ruiz (90+4).

Os próximos jogos do Sporting
Os próximos jogos do SportingFlashscore

Os vila-condenses perderam seis pontos nos descontos nos jogos com azuis e brancos e arsenalistas e ainda um sétimo, para ocuparem isolados o último lugar da tabela, na receção ao Farense. O Estoril, com seis perdidos, está por perto.