Benfica e FC Porto protagonizam, esta sexta-feira, um dos grandes clássicos do futebol português. As duas equipas vão disputar no Estádio da Luz aquele que será o 252.º jogo entre dois dos chamados três grandes, numa partida a contar para a 26.ª jornada da Liga.
Pese embora ser um dos principais duelos do futebol luso, este tem sido um jogo marcado por estrangeiros nas últimas épocas, sobretudo no Estádio da Luz. Precisamos de recuar até 16 de abril de 2014, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, para encontrar os últimos golos marcados por jogadores lusos num clássico que se disputou na casa das águias.
Na altura, o Benfica venceu por 3-1 e carimbou o bilhete para o Jamor, com o último golo a ser apontado por André Gomes, médio que atualmente se encontra no Lille. Nos dragões destaque também para o facto de ter sido Silvestre Varela a fazer o tento de honra, ele que se encontra ao serviço da equipa dos azuis e brancos neste momento.

De lá para cá, o Estádio da Luz já foi palco de mais oito clássicos, todos a contar para a Liga, e nenhum teve um golo português. Kostas Mitroglu (Grécia), Jonas (Brasil), Seferovic (Suíça) e Everton (Brasil) pelo Benfica, Héctor Herrera (México), Aboubakar (Camarões), Maxi Pereira (Uruguai), Zé Luís (Cabo Verde), Marega (Mali), Uribe (Colômbia) e Zaidu (Nigéria) fizeram-no ao serviço do FC Porto.
Para se ter em perspetiva, o primeiro golo estrangeiro nos clássicos entre Benfica e FC Porto disputados em Lisboa só surgiu em 1940. Naquele que foi o 11.º encontro entre os rivais na capital, o jugoslavo Slavko Kodrnja ajudou os dragões a conseguir a segunda vitória sobre as águias, na 18.ª jornada do campeonato 1939/40.
Numa temporada em que os dois melhores marcadores do campeonato são portugueses e jogam no Benfica – Gonçalo Ramos e João Mário, ambos com 17 golos – e depois de Rafa, agora antigo internacional luso, ter feito o único golo na primeira volta, será que 2023 trará o ponto final do jejum de golos nacionais nos clássicos do Estádio da Luz?
