Luis Javier Suárez chegou a Lisboa com uma missão complicada: substituir a ausência de Viktor Gyökeres, o principal homem do ataque do Sporting nas últimas épocas. A responsabilidade era enorme, pois o que o sueco fez durante a sua passagem por Portugal não foi pouco. Bicampeão. Melhor marcador. MVP. A força física, entrega e instinto goleador tornavam difícil imaginar que um jogador vindo do Almería, em Espanha, conseguiria corresponder às expectativas dos exigentes adeptos.
No entanto, o avançado colombiano revelou-se uma contratação de excelência. 14 golos em 16 jogos. Hat-trick na vitória do Sporting frente ao Rio Ave (4-0).
Com este triplo, Luis Suárez bateu um recorde que pertencia a colombianos como Falcao ou Jackson Martínez, que também foram ídolos no Porto.
O avançado de 28 anos tornou-se o colombiano com mais golos marcados no primeiro semestre do futebol português. Freddy Montero, outro antigo jogador do Sporting, tinha 13 (2013/14). Jackson Martínez aparecia com 12 golos (2013/14).
Além disso, Suárez foi chamado por Néstor Lorenzo para a última jornada de qualificação rumo ao Mundial. Aliás, marcou quatro golos na goleada da Colômbia sobre a Venezuela no fecho das eliminatórias. É um dos jogadores que está a lutar por um lugar no Mundial.

