Contratado no verão de 2024, o grego começou por impressionar na pré-época e parecia ser capaz de se afirmar de imediato como o próximo grande avançado do Benfica. Os números que trazia dos Países Baixos aumentaram ainda mais o hype sobre o ex-AZ Alkmaar, mas os primeiros meses de águia ao peito não foram tão prolíficos como se esperava.
Apesar de se estrear a marcar logo à 2.ª jornada, diante do Casa Pia, Pavlidis tardou a carburar, acabando o ano 2024 com apenas quatro golos na Liga Portugal, registos bem inferiores aos avançados de Sporting e FC Porto - Gyökeres e Samu fizeram 13 golos cada no campeonato.
No entanto, a resolução de ano novo do avançado helénico terá passado por encontrar o melhor caminho para converter as oportunidades que desperdiçou até então, de tal forma que Pavlidis é mesmo o melhor avançado do futebol português no ano civil de 2025, contabilizando os golos marcados.

Pavlidis marca mais, mas Gyökeres tem melhor média
Com 18 golos marcados em 2025, Vangelis Pavlidis é o avançado mais concretizador das equipas da Liga Portugal, contabilizando todas as competições. Supera Gyökeres por apenas um golo, embora o sueco tenha algumas atenuantes que ajudam a explicar a sua posição como 2.º melhor marcador em 2025.
Pavlidis fez 18 golos em 25 jogos (0,72 golos/jogo), enquanto Gyökeres tem 17 tentos em 18 encontros realizados (0,94 golos/jogo). Além disso, o sueco, que passou por alguns problemas físicos, foi titular 13 vezes este ano, enquanto Pavlidis começou de início em 18 ocasiões.

Neste duelo de goleadores, Gyökeres tem uma avaliação global bem mais positiva, uma vez que já leva 44 golos pelo Sporting esta temporada em 45 partidas, mais 19 do que Pavlidis em 47 jogos realizados.
Samu em sentido inverso
Por fim, destaque ainda para Samu Aghehowa. O avançado do FC Porto está a fazer o processo completamente oposto ao de Pavlidis. Se o início da temporada foi em grande, com os tais 13 golos marcados em 2024, o ano atual tem sido um autêntico pesadelo para o avançado espanhol - quatro golos marcados em 16 partidas (0,25 golos/jogo).

O jogador contratado ao Atlético Madrid teve um impacto gigante quando chegou a Portugal, mas está agora à mercê de Pavlidis na luta pelo segundo lugar na lista de melhores marcadores do campeonato, com o grego a apenas um golo dos 16 de Samu. Gyökeres, com 31 tentos, já terá um lugar reservado para mais uma Bola de Prata.
