Mais

Águia acelerou no vermelho e parou na liderança: Benfica vence Boavista

Atualizado
Belotti estreou-se a marcar com a camisola do Benfica
Belotti estreou-se a marcar com a camisola do BenficaCARLOS COSTA,AFP, Opta by Stats Perform
O Benfica subiu à liderança provisória da Liga Portugal depois de vencer o Boavista por 3-0, em partida a contar para a jornada 23. Belotti (28') estreou-se a marcar pelos encarnados, Pavlidis (70') e Kokçu (77') deram um golpe final nos axadrezados, que tinham ficado reduzidos a 10 por expulsão de Reisinho (51') no início da segunda parte. Uma grande exibição de Vaclik impediu um triunfo ainda mais expressivo da equipa de Bruno Lage.

Recorde as incidências da partida

O belga Michel Preud'homme esteve presente no Estádio da Luz para assistir ao Benfica - Boavista, um clássico do futebol português, mas terá ficado surpreendido com o momento atual da equipa axadrezada. Com várias caras novas no onze, mas sem Kurzawa, ausente de última hora devido a lesão, o Boavista chegou à Luz com o estatuto de lanterna vermelha e uma longa montanha para escalar para tentar a manutenção, mas nem as mexidas de Bruno Lage, que mudou da baliza ao ataque, foram suficientes para fazer sonhar os adeptos axadrezados.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Vaclik contra o mundo

O Benfica não teve de carregar depois de uma partida intensa para a Liga dos Campeões e a gestão do plantel fez-se também no relvado. Os primeiros 20 minutos foram disputados com controlo da equipa de Bruno Lage, mas sem que o domínio fosse avassalador. Belotti, Amdouni e Vaclik, em estreia na baliza do Boavista, iam começando a afirmar-se como principais figuras da partida.

O guardião checo teve uma primeira amostra do que irão ser estes meses em Portugal com uma partida em que foi várias vezes chamado a intervir, ao contrário dos colegas de ataque, que foram obrigados a missões de sacrifício para que o Boavista conseguisse ter bola, mesmo que por poucos instantes. O antigo guarda-redes do Sevilha negou golos a Belotti (18') e Amdouni (23') e foi a partir do remate do suíço, o mais perigoso até então, que o Benfica subiu os níveis de intensidade.

O jogador emprestado pelo Burnley esteve perto do 1-0 num desvio de peito ao segundo poste, após pontapé de canto, mas o autor do golo viria mesmo a ser Belotti (28'). O avançado italiano estreou-se a marcar depois de um bom trabalho de Bruma pela esquerda. O ex-SC Braga deixou Lystsov pelo caminho e ofereceu o 1-0 ao jogador emprestado pelo Como, que finalmente ganhou o duelo com Vaclik.

Desbloqueado o marcador, a equipa encarnada dominou os 15 minutos que restavam da primeira parte, mas o guardião checo continuou em grande, contando ainda com auxílio do poste, que evitou o bis de Belotti (36').

Ao intervalo, o resultado era escasso pelo domínio claro da equipa encarnada, que percebeu cedo que não teria de jogar a um ritmo altíssimo para causar dificuldades à baliza boavisteira, depois de rematar 15 vezes na primeira parte, algo que ainda não tinha acontecido na Liga esta temporada.

As estatísticas ao intervalo
As estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Vaclik e menos um contra o mundo

O que mudou da primeira para a segunda parte? O número de jogadores em campo. O Boavista ficou cedo reduzido a 10 por expulsão de Reisinho (51'), após entrada dura sobre Kokçu, e o que já estava difícil tornou-se impossível.

Obrigado a jogar quase toda a segunda parte reduzido a 10, a equipa de Lito Vidigal confiou em Vaclik para tentar evitar um resultado pesado e pode dizer-se que a estratégia axadrezada funcionou. O guardião checo manteve o nível da primeira parte e foi somando defesas consecutivas ao ponto de enervar o próprio Belotti, que teve uma ocasião clara para fazer o 2-0 aos 61'.

A exibição de Vaclik no Estádio da Luz
A exibição de Vaclik no Estádio da LuzMiguel Lemos/ZUMA Press Wire/Shu / Shutterstock Editorial / Profimedia

Ao chegar à dezena de defesas, Vaclik manteve o Boavista ligado ao resultado, ainda que a Pantera estivesse pouco ligada ao jogo - Diaby, ex-Sporting, estreou-se e rematou por cima da baliza de Samuel Soares -, mas a entrada do motivado Pavlidis (70') acabou por dar o golpe final nos axadrezados. O avançado grego faturou dois minutos depois de entrar, após assistência de Akturkoglu, que tinha entrado ao mesmo tempo.

A partir daí, a resistência boavisteira ruiu em definitivo e nem mais um par de defesas espetaculares de Vaclik evitou mais um golo encarnado. Kokçu (77') fez o 3-0 de penálti e Diogo Prioste (83') estreou-se pela equipa principal na partida que marcou o regresso do Benfica à liderança da Liga Portugal, pelo menos até domingo, altura em que o Sporting visita o AVS.

Homem do jogo Flashscore: Vaclik (Boavista)

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform