Recorde as incidências da partida
Se do lado do Vitória SC o treinador Daniel Sousa fez duas alterações no onze, com Jorge Fernandes e Samu a titulares, do lado do Sporting Rui Borges, no regresso a Guimarães, manteve o onze da sua estreia, no dérbi com o Benfica.

Grande ambiente, grande arranque
Ainda os adeptos do Vitória cantavam quando Gyokeres inaugurou o marcador, logo aos 2 minutos. Depois da primeira tentativa, Quenda lançou Gyokeres que, perante Óscar Rivas, rematou junto ao poste para bater Bruno Varela e fazer o 0-1.
Três minutos depois, do outro flanco, e após nova arrancada de Gyokeres, foi Geny Catamo a encher o pé, com Bruno Varela a negar o segundo golo aos leões. A verdade é que aos 7', de livre direto, Tiago Silva bateu de forma exímia, junto ao poste, empatando a partida no D. Afonso Henriques.
Aos 13 minutos Nuno Santos lançou Gustavo Silva mas o brasileiro falhou a receção e o lance perdeu-se. O Sporting respondeu na mesma moeda, pelo inevitável Viktor Gyokeres que, lançado por Quenda, após perda de bola de Tiago Silva, encheu o pé e bateu Bruno Varela pela segunda vez, bisando ainda antes do quarto de hora.
Aos 17' foi o Sporting a errar na saída, com Manu Silva a recuperar e a servir Gustavo Silva, que disparou ao lado da baliza de Franco Israel. Aos 28' foi Kaio César, pela direita, a rematar, com Diomande e desviar e, na recarga, Nuno Santos a fazer a bola cruzar toda a pequena área do Sporting, sem ninguém surgir para o desvio.
Baixa no Vitória antes do intervalo
O jogo entrou depois numa fase mais morna, com um pontapé na monotonia de Hjulmand, aos 38 minutos, forte e ao lado, mas já com fora de jogo posicional de Gyokeres. Aos 41 minutos Gustavo Silva foi lançado em profundidade, num duelo com St. Juste, e logo ficou agarrado à perna. O brasileiro foi obrigado a sair, com Michel lançado por Daniel Sousa aos 43'.
Já dentro dos cinco minutos de compensação, Quenda tentou a sorte, com remate por cima, antes de nova arrancada de Kaio César pela direita, conquistando um canto, devido ao corte de Eduardo Quaresma. Aos 45+3', na sequência do canto, o mesmo Kaio César rematou mas muito por cima.

Maxi Gyo antes da hora
A segunda parte começou sem (mais) alterações nas duas equipas, mas dez minutos volvidos, Rui Borges lançou Maxi Araújo no lugar de Quenda. Apenas dois minutos depois, grande jogada coletiva do Sporting, ao primeiro toque, com o recém-entrado Maxi Araújo a picar a bola sobre a defesa e Morita, de cabeça, a deixar para a finalização, de primeira, de Gyokeres na cara de Bruno Varela. Hat trick do sueco, aos 57 minutos, e o leão com mais um golo de vantagem.
Aos 63 minutos foi a vez de Daniel Sousa mexer, e em dose dupla, lançando João Mendes e Telmo Arcanjo nos lugares de Samu e Nuno Santos. Aos 66' susto para Franco Israel, com Michel a desviar a bola, que ainda bateu em Hjulmand e quase entrou na baliza do Sporting.
Jogo relançado
Em cima dos 70 minutos, porém, houve mesmo golo. Telmo Arcanjo, fresco, emergiu pela esquerda, ganhou em velocidade a Matheus Reis e cruzou para remate de primeira, forte, de Kaio César, a bater Franco Israel.
D. Afonso Henriques em ebulição, mais de 26 mil adeptos a puxar pela equipa, e Kaio César a testar Franco Israel, aos 78 minutos, antes de Rui Borges lançar João Simões no lugar de Geny Catamo. Respondeu Daniel Sousa, lançando Handel no lugar de Manu Silva no meio-campo do Vitória.
Reviravolta épica
E aos 82 minutos, após um cabeceamento à barra de Michel, o Vitória marcou mesmo, por João Mendes, na recarga, após um belo cruzamento de Telmo Arcanjo.
Embalados pelo público, tremendamente motivados pela recuperação, os jogadores do Vitória operaram mesmo a reviravolta no marcador, aos 85 minutos, e através do goleador improvável: Michel, avançado da equipa B, estreou-se a marcar, num livre de Telmo Arcanjo, com régua e esquerdo, para a cabeça do avançado vimaranense.
A perder, Rui Borges lançou Fresneda e Harder nos lugares de Eduardo Quaresma e Morita, acabando com dois pontas de lança. Aos 88' Harder testou a pontaria, com remate desviado.
Ponto resgatado nos descontos
Ainda havia, porém, tempo para Francisco Trincão, aos 90+5 minutos, marcar um autêntico golaço e resgatar um ponto para o Sporting neste autêntico jogo épico a abrir o ano de 2025.

Homem do jogo Flashscore: Viktor Gyokeres (Sporting)
