Mais

Análise: As posições que as principais equipas da Liga Portugal devem reforçar

Rui Borges e Daniel Sousa chegaram há poucas semanas aos respetivos clubes
Rui Borges e Daniel Sousa chegaram há poucas semanas aos respetivos clubesJOSÉ COELHO/LUSA
O mercado está aberto e chegou o momento de fazer as necessárias reformulações no plantel com vista à segunda metade da temporada 2024/25. Neste artigo, o Flashscore destaca as posições que os principais clubes da Liga Portugal devem procurar reforçar nesta janela de transferências.

Por motivos distintos, todos os principais clubes da Liga Portugal precisam de reforços nesta janela de inverno. Neste artigo, o Flashscore destaca os três principais candidatos ao título - Sporting, FC Porto e Benfica -, bem como os dois maiores clubes do Minho - SC Braga e Vitória SC.

Rui Borges, Bruno Lage e Daniel Sousa chegaram aos respetivos clubes com a janela de transferências fechada e têm o mês de janeiro como a derradeira oportunidade de fazer os ajustes que consideram necessários para os seus planos esta temporada.

Vítor Bruno, por outro lado, é o único treinador dos cinco clubes que teve direito a pré-época e terá, à partida, maior descanso nesse sentido, enquanto Carlos Carvalhal já começou os seus retoques para dar a tão desejada consistência a um SC Braga que é a segunda melhor equipa da Liga Portugal fora de portas, mas que tem sentido dificuldades em casa.

Franco Israel tem sido o titular na baliza do Sporting
Franco Israel tem sido o titular na baliza do SportingSporting CP

Sporting - Guarda-redes e laterais

A baliza do Sporting tem sido uma das maiores lacunas do atual campeão nacional nos últimos anos. A contratação de Kovacevic viria, na teoria, resolver esse problema, mas o bósnio mostrou logo no primeiro jogo, na Supertaça, que não seria a solução ideal.

Franco Israel voltou a assumir a titularidade após a lesão do ex-Rakow e os primeiros sinais até foram positivos. O uruguaio apresentou-se a bom nível e até foi determinante para alguns triunfos da equipa então treinada por Ruben Amorim, mas recentemente voltou ao que já tinha mostrado nas épocas anteriores, deixando clara a necessidade de um reforço para a baliza verde e branca, especialmente depois de voltar a vacilar em Guimarães.

A direção do Sporting terá concordado com a análise e já fechou mesmo a contratação de Rui Silva, que deverá assinar em breve pelo Sporting.

Outra das posições carenciadas nesta fase da temporada está logo à frente, nos corredores laterais. A chegada de Rui Borges e consequente mudança do sistema tático deixou o Sporting a precisar de ir ao mercado para contratar laterais que consigam acompanhar o nível da equipa.

Fresneda (a caminho do Como) e Esgaio nunca foram solução à direita e Matheus Reis, à esquerda, já mostrou ser curto nessa função, pelo menos ofensivamente, pelo que um dos grandes alvos nas próximas semanas deverá passar pelo reforço desta posição, especialmente no lado direito. Alberto Costa é, para já, o grande candidato a reforçar os leões.

Galeno esteve perto de sair no verão
Galeno esteve perto de sair no verãoMANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA

FC Porto - extremo

Vítor Bruno tem mérito na forma como conseguiu dar profundidade a um plantel que, no verão, parecia algo curto para lutar pelo título e fazer boa figura nas competições europeias, mas o inverno poderá ser uma boa oportunidade para dar definitivamente o salto para assumir de forma ainda mais clara essa disputa pelo campeonato.

Apesar das várias soluções no plantel portista, o recuo de Wenderson Galeno para a posição de lateral e o rendimento baixo de alternativas como Gonçalo Borges deixaram o FC Porto com poucas soluções para a posição de extremo, seja à esquerda, seja à direita.

Embora seja possível mexer algumas peças para encontrar soluções perante alguma questão física ou necessidade de rotação, Vítor Bruno certamente gostaria de ter um extremo que desse mais garantias, especialmente na direita.

As restantes posições estão, aparentemente, fechadas, embora uma possível lesão de Samu viesse deixar Vítor Bruno com um problema na frente de ataque. Fran Navarro e Toni Martínez já saíram, Namaso vacila na hora de marcar e Deniz Gül ainda não teve oportunidades para provar o seu valor.

Pavlidis tem apenas quatro golos na Liga Portugal
Pavlidis tem apenas quatro golos na Liga PortugalFILIPE AMORIM/LUSA

Benfica - laterais e avançado

A saída de Kaboré e a possível transferência de Beste para a Alemanha também deixam o Benfica com debilidades nos corredores laterais, pelo menos se procurarmos uma alternativa para os titularíssimos Bah e Carreras.

Se o espanhol tem sido exemplo de regularidade, o dinamarquês já mostrou várias vezes que nem sempre consegue manter o nível físico que permita ser titular de três em três dias, o que faz com a estrutura benfiquista esteja obrigada a recorrer ao mercado para encontrar soluções de raiz, de forma a evitar repetir o erro de adaptar jogadores, à semelhança do que aconteceu nesta época com Aursnes e Morato.

No entanto, um dos problemas do Benfica passa pela dificuldade em marcar golos. Enquanto Sporting e FC Porto, outros candidatos ao título, têm em Gyökeres e Samu marcadores destacados na Liga Portugal, o Benfica apostou em Pavlidis, que leva apenas quatro golos no campeonato.

Pavlidis marcou quatro golos na Liga Portugal
Pavlidis marcou quatro golos na Liga PortugalFlashscore

Arthur Cabral e Amdouni também já foram aposta de Bruno Lage, mas nunca com tanta frequência como o avançado grego. Para ganhar campeonatos em Portugal, é preciso contar com golos dos avançados e o Benfica já passou pelo mesmo problema na época passada - Rafa, com 22 golos, foi o melhor marcador.

Bright Arrey-Mby ainda não convenceu
Bright Arrey-Mby ainda não convenceuFlashscore

SC Braga - defesa-central

Carlos Carvalhal fez alguns retoques no inverno, quando foi buscar Yuri Ribeiro e João Ferreira, e também já conseguiu a contratação de Fran Navarro no verão, mas o SC Braga ainda não tem o plantel fechado.

O técnico operou uma mudança tática quando chegou a Braga e as fragilidades no eixo defensivo continuam evidentes, especialmente nos jogos em casa. Bright Arrey-Mby tarda a convencer e o plantel é curto em número nesta posição, nomeadamente na esquerda da defesa.

Adrián Marín tem feito a função de defesa a partir da esquerda, mas uma ida ao mercado para contratar um esquerdino viria certamente acrescentar uma solução importante a um setor tradicionalmente débil na equipa.

João Mendes é o único lateral esquerdo na equipa principal
João Mendes é o único lateral esquerdo na equipa principalHUGO DELGADO/LUSA

Vitória SC - laterais

A lateral direita parecia estar bem assegurada, pelo menos enquanto o Vitória SC resistia ao assédio por Alberto Costa, que tinha ainda Bruno Gaspar como alternativa, mas com a cada vez mais provável saída do defesa de 21 anos a equipa de Guimarães fica a precisar de reforçar o lado direito da defesa, numa altura em que já necessitava de caras novas para o lado esquerdo.

A saída de Ricardo Mangas para o Spartak durante o verão deixou o flanco entregue a João Mendes e Daniel Sousa encontra-se, nesta fase, sem soluções restantes para a posição.

O novo treinador deverá aproveitar também a janela de transferências para dar o seu cunho à equipa, o que pode levar à contratação de outros jogadores, mas acima de tudo caberá à direção do Vitória SC procurar manter os jogadores principais. Além de Alberto Costa, Handel e Manu têm mercado.

Siga o mercado no Flashscore