Análise: Dérbi entre Benfica e Sporting não tem um favorito claro

José Mourinho durante o jogo da Liga dos Campeões frente ao Ajax
José Mourinho durante o jogo da Liga dos Campeões frente ao AjaxANP, ANP / Alamy / Profimedia

Portugal vai parar na noite de sexta-feira, quando o Benfica de José Mourinho receber o seu eterno rival lisboeta e bicampeão nacional, o Sporting.

Siga aqui as incidências da partida

Special One ficou conhecido por tentar minimizar a importância dessa rivalidade, bem como a com o FC Porto, quando chegou ao conjunto português no início desta temporada.

Jogos psicológicos de Mourinho?

"Não creio que eles (FC Porto e Sporting) fiquem incomodados se eu disser que, depois de assinar pelo Benfica, falei com o presidente do FC Porto, André Villas-Boas, e com o presidente do Sporting, Frederico Varandas", afirmou.

"Se mantivermos uma boa relação, se formos amigos e nos respeitarmos, o facto de eu ser treinador do Benfica não significa que vim para aqui fazer guerra".

Esse gesto dificilmente terá impacto se Mourinho deixar que o ambiente do dérbi o domine, como já aconteceu tantas vezes no passado. 

Vários confrontos entre Barcelona e Real Madrid, e Chelsea e Arsenal, sempre tiveram um toque especial, muito por causa dos jogos psicológicos do português.

Um empate favorece o FC Porto

Mário Rui Ventura, do Flashscore, acredita que a presença do técnico de 62 anos pode ser o fator decisivo a favor do Benfica.

"O fator Mourinho pode ser determinante neste jogo", afirmou.

"O dérbi de Lisboa costuma ser decidido por pormenores, e este pode ser um deles. Além disso, o facto de o Benfica jogar em casa e estar atrás na classificação aumenta a pressão sobre as águias para este encontro".

A diferença entre as duas equipas
A diferença entre as duas equipasFlashscore

De qualquer forma, o antigo clube de Mourinho, o FC Porto, lidera atualmente a tabela, com 11 vitórias e um empate nas 12 partidas disputadas até ao momento.

Está três pontos à frente do Sporting e seis do Benfica, e certamente ficaria satisfeito se o dérbi de sexta-feira terminasse empatado.

Benfica não vence o Sporting na Liga desde 2023

O histórico recente favorece o Sporting, que não perde com as águias na Liga desde novembro de 2023.

No entanto, o Benfica continua invicto em casa na Liga esta época, com três vitórias e três empates em seis jogos. Na verdade, ainda não perdeu na Liga, seja em casa ou fora, apesar de ocupar o terceiro lugar.

O histórico recente
O histórico recenteFlashscore

Curiosamente, o Benfica não perde um jogo para o campeonato em casa desde 7 de abril de 2023, frente ao FC Porto. A última derrota em qualquer jogo da Liga Portugal foi em janeiro da época passada, contra o Casa Pia.

O registo do Sporting fora de casa na Liga Portugal é quase tão impressionante quanto o do rival. A sua sequência invicta de 16 jogos fora do Estádio José Alvalade remonta a dezembro de 2024, frente ao Moreirense, com a equipa de Rui Borges a vencer todos os jogos fora esta temporada.

Suárez, Pote e Pavlidis podem decidir o dérbi

O Sporting também tem o melhor registo de golos da Liga, com 31, muito graças ao contributo de Luis Suárez e Pedro Gonçalves, que marcaram nove e oito golos, respetivamente.

Suárez é quem mais rematou na equipa esta época (55) e também lidera nos remates enquadrados (25), enquanto Pote soma o maior número de assistências (cinco) e oportunidades criadas (32).

10 dos 25 golos do Benfica foram apontados por Vangelis Pavlidis, o que faz dele o melhor marcador da Liga Portugal. Três desses golos foram os primeiros das respetivas partidas, dando o mote para o que se seguiu.

As três assistências de Pavlidis são o registo partilhado mais alto nas águias, juntamente com Dodi Lukebakio, enquanto os seus 39 remates (20 enquadrados) são o melhor registo na equipa do Benfica.

Depois de não ter marcado ao Sporting em quatro ocasiões na época passada, o avançado grego foi decisivo ao apontar o golo da vitória frente aos leões na Supertaça, e a sua forma desde então deverá fazer Mourinho ponderar duas vezes antes de avançar para o mercado de transferências em janeiro à procura de outro ponta-de-lança.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Benfica precisa de elevar os níveis de desempenho

As águias têm, no entanto, de melhorar o seu rendimento global.

"Um dos grandes problemas do Benfica esta época tem sido a falta de consistência", acrescentou Mário Rui Ventura.

"A verdade é que a vitória frente ao Ajax, a primeira na Liga dos Campeões, pode ter dado um impulso moral à equipa de José Mourinho".

"Por outro lado, o Sporting atravessa um dos melhores momentos da temporada, e uma vitória frente ao rival Benfica, depois de perder o clássico com o FC Porto, pode ser determinante para o resto da época".

Apesar disso, as duas equipas estão bastante equilibradas em vários aspetos.

Os 31 golos do Sporting, 245 remates realizados e 91 enquadrados, bem como a precisão coletiva de passe de 87%, são marcas de referência.

O Benfica surge em segundo lugar nos golos marcados (25), remates realizados (202) e remates enquadrados (74), e em terceiro na precisão de passe (86%).

Como sublinha Mário Rui Ventura: "Será mais um dérbi repleto de emoção, com um resultado totalmente imprevisível e sem favorito claro. Apesar de o Sporting estar melhor classificado e apresentar melhor desempenho, o Benfica joga em casa, tem vindo a melhorar e contará sempre com o Estádio da Luz e José Mourinho do seu lado".

Autor
AutorFlashscore