Mais

Análise: Dominik Prpic, o rosto da renovação da defesa do FC Porto

Prpic já conheceu a nova casa
Prpic já conheceu a nova casaFC Porto
O jovem croata é o primeiro reforço para um setor que foi alvo de muitas críticas no FC Porto. Capaz de dar o contributo no imediato.

O FC Porto anunciou, esta quinta-feira, a contratação de Dominik Prpic. O central de 21 anos chega aos dragões na esperança de ajudar a estabilizar uma defesa que tem sido alvo de muitas críticas e que perdeu já um elemento – Iván Marcano – e está próximo de perder outro – Otávio Ataíde.

Pese embora a jovem idade, Prpic é já leva três temporadas a jogar como sénior. Estreou-se pelo Hajudk Split em 2022/23, passou a primeira parta da época seguinte ao NK Radomlje e regressou em janeiro de 2024, sendo que 2024/25 foi a definitiva afirmação, com Gennaro Gattuso no comando.

Pese embora um arranque de temporada menos boa, acabou por se afirmar e foi importante no terceiro classificado do campeonato croata. Sendo que com isso traz uma experiência importante para o FC Porto, já que no último ano esteve envolvido numa luta pelo título que foi até à última jornada.

Os números de Prpic
Os números de PrpicFlashscore

Canhoto, Prpic atua no lado esquerdo da defesa e com as saídas de Otávio e Marcano torna-se no único central esquerdino. E aí pode ajudar Farioli, já que, segundo a Goal Point tem uma eficácia de passe acima dos 90% e faz uma média de 4,3 passes progressivos (que ajudam a equipa a ganhar metros) por cada 90 minutos.

Com uma estampa física interessante (1,88 metros, 80 kg), Prpic é um central fortes nos duelos. Segundo a Opta, foi o sexto defesa com mais desarmes na última edição do campeonato croata (38), sendo que fez 29 jogos. A isto junta 18 interceções e apenas 31 faltas, um número reduzido se consideramos a 48 do colega de defesa Filip Uremovic.

Com Zé Pedro e Nehuén Pérez como únicos centrais de origem, Prpic vai definitivamentne lutar pela titularidade e pode acabar por ser uma revelação importante. De resto, a afirmação em Portugal pode abrir as portas da seleção croata.