Cerca de dois meses depois de começar a temporada, Leonardo Lelo continua a ser um dos destaques individuais de um SC Braga a viver um arranque de época inconsistente, mas que tem no esquerdino a sua grande arma na hora de fabricar golos.
Acompanhe aqui o próximo jogo do SC Braga
Contratado a custo zero depois de quatro boas épocas no Casa Pia, Leonardo Lelo nem foi titular logo no arranque da temporada, mas o rendimento decisivo dentro de campo promoveu-o nas opções de Carlos Vicens.
Ora a jogar a defesa pela esquerda, ora a jogar como lateral esquerdo, onde tem, claramente, mais influência, Leonardo Lelo é já o jogador mais importante da equipa arsenalista no que toca a golos marcados.
Apesar de ainda não se ter estreado a faturar pelo SC Braga, o esquerdino teve ligação a seis dos 26 golos marcados pelos minhotos esta temporada, sempre no papel de assistente.

A nível individual, Lelo igualou, com apenas 10 jogos realizados, o melhor registo de passes para golo da carreira - seis em 31 partidas pelo Casa Pia, na temporada 2022/23.
O antigo jogador dos gansos é, a par de Alberto Costa e Dinis Pinto, o jogador com mais assistências da Liga Portugal (quatro) e já foi determinante para duas vitórias do SC Braga na Liga Europa, assistindo Fran Navarro para os golos frente ao Levski e ao Feyenoord, já na fase de liga da competição.

Diante dos neerlandeses, as principais ocasiões de golo dos arsenalistas saíram dos pés de Lelo, que entregou a bola a El Ouazzani e Dinis Rodrigues para as melhores oportunidades do segundo tempo, antes de encontrar Fran Navarro para o tento que decidiu o encontro.

Esgaio tão perto e a seleção na mira
Os números de Lelo no que toca a assistências são dignos de registo e devem chamar a atenção dos adeptos do SC Braga, nem que seja pelos últimos exemplos a passar pela Pedreira.
Após 10 partidas, o esquerdino já igualou o último lateral com tantas assistências numa temporada (Borja) e está a uma de alcançar o registo de Ricardo Esgaio, que chegou às sete em 2020/21 e tem a época 2017/18 como grande referência no que toca a passes para golo (13).

Depois de convencer Carlos Vicens a dar-lhe um lugar de destaque no onze, dando ao SC Braga uma arma a ter em conta também nas bolas paradas, sobretudo pontapés de canto, Leonardo Lelo tenta agora convencer outro espanhol.
Nuno Mendes é dono e senhor da lateral esquerda da seleção, mas a posição de suplente está aberta à discussão. Nuno Tavares tem tido presença intermitente nas convocatórias de Roberto Martínez e tem sido irregular na Lazio (no dérbi de Roma, perdeu a bola que resultou no golo que decidiu a partida). Raphael Guerreiro tem apenas 110 minutos de jogo em Munique e Mário Rui continua sem clube, pelo que há um espaço que Leonardo Lelo tenta aproveitar.