Mais

Análise: O pior campeão do século? Quantos pontos podem somar os candidatos ao título

Benfica e Sporting são os principais candidatos ao título
Benfica e Sporting são os principais candidatos ao títuloLiga Portugal
Numa época marcada por deslizes de todos os candidatos ao título, Sporting e Benfica partem na frente para a reta final. Com 24 pontos em disputa, o Flashscore fez as contas do total que o campeão ainda pode amealhar.

O pior campeão do século. A determinado ponto desta temporada já se ouviu este epíteto para atribuir a quem conquistar a edição 2024/25 da Liga Portugal. Um género de conotação negativa, que pouco importa a quem vai fazer a festa, mas que se vai transformar numa arma de arremesso para os rivais amargados. 

Posto isto, o Flashscore foi fazer as contas e verificar, afinal, quem foi o pior campeão do século. E se o desta época irá ficar sequer perto dessa marca. Para efeitos de análise, só foram contabilizados os campeonatos neste século que foram disputados a 18 equipas e com 34 jornadas.

O registo mais baixo

Olhando para os campeonatos que se encaixam nos números acima existe um claro destaque no que toca ao campeão com menor número de pontos. O Benfica, de Giovanni Trapattoni, festejou o título de 2004/05 com um total de 65 pontos.

Nessa temporada, as águias tiveram uma média de 1,91 pontos por jogo. O registo mais baixo de todo o século XXI. Para se ter uma comparação, mais próximo só o Sporting de Lazslo Boloni (75 pontos em 2002, com média de 2,2 pontos por jogo) e o Boavista de Jaime Pacheco (77 pontos em 2001, com média de 2,26 pontos).

Estes foram os três campeões com o registo mais baixo de pontos dos campeonatos disputados a 18 equipas no século XXI.

Simão e Nuno Gomes festejam pelo Benfica
Simão e Nuno Gomes festejam pelo BenficaSL Benfica

Época atual

Com 26 jornadas decorridas, o Sporting lidera o campeonato com 62 pontos. É seguido do Benfica, com 59 pontos, mas com uma ronda por acertar. Caso vençam esse jogo, as águias também vão chegar à bitola dos 62 pontos e é essa a marca que vamos usar.

Ora, se Sporting e Benfica vencerem todos os jogos até ao final da temporada – impossível, já que existe o dérbi na penúltima ronda – fariam 86 pontos. Um número superior, por exemplo, a nove campeões anteriores e igual ao FC Porto de José Mourinho, em 2003.

O topo da Liga Portugal
O topo da Liga PortugalFlashscore

Contudo, este campeonato já demonstrou que qualquer um dos clubes na frente ainda pode perder pontos. Usando a métrica da média de pontos somados, Sporting e Benfica vão com 2,38. Ora, se somarem uma média de 2,38 pontos nas oito jornadas finais, são mais 19,04, o que perfaz um total de 81 pontos.

Um registo que superava os três campeões já mencionados - Benfica de 2004/05 (65 pontos), Sporting de 2001/02 (75 pontos) e Boavista de 2000/01 (77 pontos) - e o FC Porto de 2005/06 (79 pontos).

Matematicamente ainda na luta pelo título, FC Porto e SC Braga ainda podem chegar aos 77 pontos – na eventualidade de vencerem todos os jogos. E mesmo esse total seria superior a pelo menos dois campeões anteriores.

Este definitivamente não será o pior campeão do século, mas é provável que seja o campeão com menos pontos em quase duas décadas - 19 anos para sermos mais precisos. A questão é, importa assim tanto para quem vai levantar o troféu?

A tabela dos campeões com menor número de pontos no século XXI
A tabela dos campeões com menor número de pontos no século XXIFlashscore