Análise: Tiago Margarido passou no exame da longevidade e volta a pôr o líder à prova

Tiago Margarido, treinador do Nacional
Tiago Margarido, treinador do NacionalRODRIGO ANTUNES/LUSA

Num campeonato marcado por mudanças constantes nos bancos, Tiago Margarido é hoje uma exceção. Após a saída de Vasco Matos do comando do Santa Clara, o treinador do Nacional tornou-se o técnico há mais tempo no mesmo cargo na Liga Portugal e chega ao duelo com o FC Porto com a estabilidade como principal cartão de visita.

Acompanhe as incidências da partida

Na terceira época consecutiva na Choupana, Tiago Margarido já superou a barreira dos 100 jogos e continua a sustentar um projeto que cresceu a partir da Liga 2 e que agora testa a sua consistência frente ao líder.

Aos 37 anos, o técnico natural do Porto é quase um caso de estudo no panorama do futebol profissional e os resultados têm sustentado essa continuidade.

O Nacional recebe o FC Porto no domingo, num teste de exigência máxima para o líder da Liga Portugal, numa altura em que a luta pelo título voltou a animar e a turma de Tiago Margarido promete causar dificuldades aos dragões.

Nacional ocupa o 13.º lugar da Liga
Nacional ocupa o 13.º lugar da LigaFlashscore

Objetivos superados

Tiago Margarido chegou à Madeira na fase ascendente da carreira. Depois de subir o Canelas, onde treinou Fernando Madureira, conhecido como Macaco, antigo líder dos Super Dragões, à Liga 3, foi aposta do Nacional numa fase delicada para o clube.

Os insulares tinham sofrido para garantir a permanência na Liga 2 e foi com esse objetivo que iniciaram a temporada 2023/24. Sem grandes mudanças no plantel, Tiago Margarido surpreendeu e, com um conjunto de jogadores onde se destacavam Luís Esteves (Gil Vicente) e Gustavo Silva (Vitória SC), conseguiu superar as expectativas e subir de divisão em 2.º lugar.

Na altura com 35 anos, os mesmos do capitão João Aurélio, o técnico soube potenciar os alvinegros e contou com uma peça decisiva nessa temporada. Jesús Chuchu Ramírez acabou a temporada com 20 golos e voltaria a reunir-se com o timoneiro já esta temporada para revitalizar a carreira goleadora que estagnou na estadia de um ano em Guimarães.

Chuchu Ramírez é um dos melhores marcadores da Liga Portugal
Chuchu Ramírez é um dos melhores marcadores da Liga PortugalHOMEM DE GOUVEIA/LUSA/Opta by Stats Perform

Tranquilidade alcançada

Apesar de ter superado as expectativas naquela primeira época de Nacional, Tiago Margarido sabia que o desafio na temporada seguinte era muito mais exigente. 

De volta à Liga Portugal, os insulares promoveram várias mexidas no plantel e os reforços tardaram a provar o seu valor na Choupana. Já sem o goleador de serviço, o emblema foi apontado desde cedo como principal candidato à descida de divisão, juntamente com o Boavista, e os primeiros sinais apontavam nesse sentido, com apenas uma vitória ao fim de nove jornadas, mas a aposta na continuidade revelou-se decisiva para o desfecho da temporada.

Últimos resultados do Nacional
Últimos resultados do NacionalFlashscore

Os madeirenses terminaram a época com 34 pontos e alcançaram a manutenção com tranquilidade. Para isso, houve jogos decisivos, entre eles a vitória (2-0) sobre o FC Porto, a 12 de janeiro de 2025, que evitou que a equipa, então orientada por Vítor Bruno, se isolasse na liderança da Liga.

Pouco mais de um ano depois, o projeto do Nacional mantém-se estável e promete voltar a dificultar a vida aos azuis e brancos numa altura decisiva da época. Será Tiago Margarido capaz de voltar a travar a afirmação do dragão?

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore