André Villas-Boas, presidente do FC Porto, marcou esta sexta-feira presença na Casa do FC Porto de Fiãs, por ocasião do 25.º aniversário daquela agremiação.
Recorde-se que a presença de Villas-Boas em Fiães foi adiada para esta sexta-feira, depois do presidente do FC Porto ter cancelado a sua presença após a goleada sofrida diante do Benfica (4-1), no Estádio da Luz.
André Villas-Boas, de resto, pediu desculpa pelo adiamento e lembrou a sua passagem por Fiãs, ainda em campanha eleitoral, antes de vencer Pinto da Costa nas urnas.
"É um prazer enorme para mim estar aqui e estar de regresso a Fiães. Fez, sem dúvida, parte da minha caminhada até à presidência do FC Porto, pelo que vos agradeço. Recordo com grande emoção esse dia, recebido pela gente de Fiães, em democracia e cordialidade. Num espaço aberto a perguntas e aberto aos temas do FC Porto. Não podia deixar de começar com essa nota. Traz-me também boas memórias, como vocês sabem, dos pósteres que vocês têm aqui afixados na vossa casa. Pósteres que preencheram muito da nossa juventude e seguramente da juventude de muitos sócios desta casa", afirmou André Villas-Boas.
"Pedir-vos desculpa por esta remarcação que nos levou a este dia. Nessa altura foi pelo menos uma notícia e um resultado mais triste. Fazia todo sentido adiá-la para hoje e amanhã com um espírito Porto e com a vossa força também destes 25 anos encarar o Famalicão para ver se tocamos na liderança, que é o que todos desejamos no nosso caminho para o título", acrescentou o presidente do FC Porto.
Desafio a Pinto da Costa: "É uma conversa privada que está entre nós, e seguramente o presidente, aceitando esse desafio, espero que sim, teremos oportunidade para lançar essa iniciativa. É uma conversa privada entre duas pessoas, claro que se especula muito sobre o proposto, e agora cabe ao presidente... Tenho muito gosto que ele aceite enquanto portista, portanto, seguramente os portistas iriam sentir-se da mesma forma, iriam ser envolvidos pela mesma emoção, caso ele aceitasse. Cabe-lhe a ele decidir, é uma homenagem que gostava que fosse feita enquanto está de plena saúde."
Como está a equipa? "É um dia normal para nós, a equipa seguiu para estágio em preparação para o jogo de amanhã. O míster fez a sua antevisão, máxima concentração. Na realidade para aproveitarmos esta oportunidade temos de fazer o nosso. É isso que esperamos amanhã. Temos de ser competentes, rigorosos no nosso trabalho, dar tudo pela conquista dos três pontos e é isso que a equipa irá fazer."
Como vê a dinâmica da luta pelo título? Não vai ser decidido nos jogos entre grandes? "Sim e amanhã há uma deslocação difícil. Famalicão é sempre uma das visitas mais complicadas, apesar da mudança recente de treinador, o que traz também alguma imprevisibilidade ao jogo na sua preparação. O míster estará atento a esses sinais, agora, queremos fazer o nosso percurso. Dezembro é um mês importante para nós. A primeira parte do calendário do FC Porto foi sem dúvida mais complicada do que poderá ser a segunda volta, mas temos de ser competentes, para recuperar esta distância. Recuperámos 3 pontos pontos recentemente e esperamos estar à altura do desafio e aproveitar esta oportunidade para encurtar distâncias."
Operação Pretoriano trouxe-lhe alguma surpresa? "Não tenho de comentar. Repare, o FC Porto é assistente no processo, segue-se o julgamento de todos os arguidos e agora cabe às instâncias decidirem o que vier a ser provado ou julgado. Se são culpados ou inocentes isso é da competência de quem dirige os órgãos de justiça. O FC Porto é assistente no processo, sente-se lesado nos acontecimentos e veremos o que diz a justiça."
Mundial de Clubes, quais as expectativas? "Vi o sorteio com muita emoção, com agrado. Uma história curiosa também... O Palmeiras acabou por ser um dos primeiros clubes a dar início a uma troca de galhardetes com o FC Porto sem saber do resultado do sorteio já durante o mês de agosto, fizeram questão de nos enviar uma camisola comemorativa do Mundial de Clubes sem sequer sabermos que poderíamos jogar um contra o outro. Curioso também pela presença de um treinador português, que se se mantiver no comando trará mais orgulho português ao jogo. Al Ahly dentro das equipas egípcias que são sempre complicadas, intensas e sempre com uma dedicação e intensidade no jogo difícil de controlar. E depois o Inter Miami, com todas as suas estrelas e com tudo o que significa neste momento uma equipa americana rodeada com todas as suas estrelas como são Messi e todos os outros."
Prémio de participação não será o de 50 M€ de que se falava. Sabe qual é? "A ECA continua em comunicação com a FIFA para uma melhor atribuição de prémios, de distribuição. Estima-se entre 16 e 20 M€ por participação e depois com acrescento relacionado com o desempenho conseguido. Bem abaixo das expectativas iniciais, mas sempre importante para o FC Porto por falhar a Champions este ano... Mas também digo-lhe de coração, temos muito gosto em estar nesta competição e muito orgulho. Vencemos duas vezes a Intercontinental e queremos estar nesta competição e honrar esses pergaminhos."
Discurso de Villas-Boas na íntegra:
"Agradeço desde já a presença do todos os portistas e também do Sr. Presidente da Junta de Fiães, António Ribeiro. Sejam todos muito bem-vindos. É um prazer enorme para mim estar aqui e estar de regresso a Fiães. Fez, sem dúvida, parte da minha caminhada até à presidência do FC Porto, pelo que vos agradeço. Recordo com grande emoção esse dia, recebido pela gente de Fiães, em democracia e cordialidade. Num espaço aberto a perguntas e aberto aos temas do FC Porto. Não podia deixar de começar com essa nota. Traz-me também boas memórias, como vocês sabem, dos pósteres que vocês têm aqui afixados na vossa casa. Pósteres que preencheram muito da nossa juventude e seguramente da juventude de muitos sócios desta casa.
Esta casa tem cerca de 370 sócios da casa, 175 dos quais sócios do FC Porto, continua a crescer em dinâmica, o que é um grande sinal de vitalidade da casa e vitalidade do FC Porto. Portanto, em linha também com os sinais que o clube está a viver. 25 anos é uma marca, evidentemente, histórica. Significa muito trabalho e muita dedicação ao FC Porto, à comunidade também e seguramente a Fiães.
O FC Porto não pode jamais esquecer esse momento, pelo que vos congratulo por este aniversário e que venham 25 anos mais de felicidade com muitas vitórias do FC Porto, que é o que todos desejamos. Portanto, que tenham uma boa noite, um excelente aniversário. Pedir-vos desculpa por esta remarcação que nos levou a este dia. Nessa altura foi pelo menos uma notícia e um resultado mais triste. Fazia todo sentido adiá-la para hoje e amanhã com um espírito Porto e com a vossa força também destes 25 anos encarar o Famalicão para ver se tocamos na liderança, que é o que todos desejamos no nosso caminho para o título.
Bem-hajam, bom trabalho, obrigado a todos e feliz aniversário."