Mais

Antevisão Liga Portugal: Última jornada repleta de emoção decide campeão, permanência e Europa

Conteúdo patrocinado
Eduardo Quaresma e Álvaro Carreras como Sporting e Benfica: ombro a ombro
Eduardo Quaresma e Álvaro Carreras como Sporting e Benfica: ombro a ombroPatricia DE MELO MOREIRA / AFP
A Liga Portugal vai entrar na sua última jornada e ainda com tudo por decidir. Se o FC Porto parece ter pulso firme no terceiro lugar, o Sporting e o Benfica discutem o título empatados em pontos, enquanto a luta pela manutenção está ao rubro entre quatro equipas, e o Vitória SC e Santa Clara disputam o último lugar europeu. A 34.ª ronda arranca na sexta-feira, às 19:00, mas todas as atenções estarão viradas para os sete jogos de sábado, às 18:00.

Longe de todas as confusões - e certamente aliviados por isso mesmo -, há quatro emblemas que sobem ao relvado na sexta-feira para discutir posições sem grande influência na tabela final, apesar de a Liga ter decidido marcar os dois jogos para a mesma hora. 

Posto isto, às 19:00, o Famalicão recebe Casa Pia para tentar roubar o sétimo lugar aos gansos, que vivem a melhor temporada da história do clube. Os anfitriões estão um ponto atrás dos casapianos e querem despedir-se da melhor forma perante os seus adeptos, evitando o quinto jogo seguido sem vitórias (três derrotas e um empate).

Resultados da última jornada
Resultados da última jornadaFlashscore

Ao mesmo tempo, o Rio Ave enfrenta o Gil Vicente na casa emprestada em Paços de Ferreira naquela que será a despedida de Petit do comando técnico rioavista. Os vilacondenses podem trepar um lugar e acabar no 10.º posto, enquanto os gilistas, podem saltar do 14.º para o 12.º lugar em caso de vitória e outros resultados favoráveis.

Sábado será um dia de emoções fortes, com sete jogos marcados para as 18:00. Comecemos pelo topo: o Sporting vai receber o Vitória SC e depende apenas de si para se sagrar campeão (e bicampeão ao fim de 71 anos). No reencontro com o anterior clube, os comandados de Rui Borges precisam apenas de vencer, ou igualar o resultado do Benfica, para celebrar em Alvalade. No entanto, os conquistadores também precisam de pontos...

No norte do país, o Benfica tem uma tarefa complicada para voltar a erguer o troféu. Os encarnados visitam o terreno do SC Braga - que, teoricamente, ainda luta pelo terceiro lugar -, mas não dependem apenas de si: têm que esperar que o Sporting perca pontos e fazer um melhor resultado que o eterno rival. Já os arsenalistas estão praticamente arredados da luta pelo terceiro posto, já que precisam de golear as águias por sete golos de diferença e esperar que os dragões percam.

Calendário da 33.ª jornada
Calendário da 33.ª jornadaFlashscore

E é deles que falamos a seguir. Depois de uma temporada bem complicada na Invicta, o FC Porto precisa de apenas um ponto para salvaguardar o último lugar do pódio na receção ao 13.º Nacional, que precisa de vencer para escalar dois lugares. Os azuis e brancos, que até com um desaire devem segurar o terceiro lugar dada a diferença de golos, esperam dar uma despedida digna aos adeptos antes da próxima época com o terceiro triunfo seguido.

Entregues o terceiro e quarto lugares, logo a seguir vem mais uma batalha acirrada pelo último lugar que garante a qualificação europeia. Apesar da igualdade pontual, o Vitória SC tem vantagem na tabela e caso vença em Alvalade  ou iguale o resultado do Santa Clara - garante o último passaporte. A tarefa dos açorianos, no entanto, não é propriamente fácil, já que visitam o aflito e penúltimo Farense que vem de duas vitórias seguidas e precisa de vencer para sobreviver.

Do quinto lugar, saltamos para o fundo da tabela, onde há muito reboliço. Começando pelo mais fácil, o Estrela da Amadora salva-se se vencer no terreno Estoril Praia e até pode garantir a permanência na próxima edição da Liga Portugal caso empate ou perca, isto se AFS e Farense perderem.

Já o AFS, que ocupa o lugar de play-off em igualdade pontual com os algarvios, recebe o Moreirense e pode salvar-se caso vença e o Estrela escorregue na Amoreira. Além disso, pode também continuar em posição de play-off se empatar e o Farense não vencer ou se perder e Farense perder e Boavista não vencer. 

Na pior posição de todas está o lanterna-vermelha Boavista, que visita o Arouca. Se, por um lado, os arouquenses ainda podem chegar ao 10.º posto, os axadrezados estão entre a espada e a parede, sem hipótese de garantir a manutenção de forma automática. O melhor que podem fazer é vencer e esperar pelas derrotas de Farense e AFS para chegar ao lugar de play-off. Caso algum dos rivais pontue, as panteras caem para a segunda divisão.

Classificação da Liga Portugal
Classificação da Liga PortugalFlashscore

Garanta já o seu bilhete

Numa parceria com a Liga Portugal, o Continente vende bilhetes com 50% desconto em Cartão Continente para todas as competições da Liga Portugal (excluindo os jogos em casa das equipas FC Porto, Benfica, Sporting, SC Braga, FC Porto B e Benfica B. Nos casos de Nacional, Marítimo e Santa Clara, os bilhetes para os jogos em casa são apenas vendidos em lojas físicas na Madeira e nos Açores, respetivamente.

Garanta o seu bilhete aqui

Os clientes podem comprar os bilhetes (limite de 4 por jogo e por Cartão Continente) numa seleção de lojas Continente e/ou via app Cartão Continente. 

"No Continente, há já vários anos que vivemos o futebol, acompanhando a Seleção Nacional e tem sido um privilégio viver os desafios que a equipa tem superado. O futebol tem um significado muito além da competição e das vitórias. É um motivo de convívio, de celebração, um ótimo pretexto para nos juntarmos, para estamos ligados e partilharmos emoções. Faz por isso todo o sentido que o Continente apoie a Liga Portugal. Queremos ajudar a encher os estádios, a democratizar o acesso às famílias, e a mostrar este lado do futebol, da importância da formação, inclusão, de igualdade de oportunidades, do respeito, da tolerância, do fairplay”, explica José Fortunato, administrador de Marketing da MC. 

Por sua vez, Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, salienta que “é um privilégio associar-se a mais uma marca líder de mercado como é o Continente. Esta parceria mostra, de forma inequívoca, mais um passo em frente do Futebol Profissional, em Portugal, tendo como foco a relação com os Adeptos.  Marcas como o Continente partilham a nossa visão e, acima de tudo, a nossa ambição para o crescimento do Futebol Profissional português, por isso é um orgulho e uma honra anunciarmos esta ligação, que impulsionará o regresso dos Adeptos e das famílias aos estádios, o principal objetivo da Liga Portugal para esta época, que decorrerá sob o lema O Futebol és Tu, que simboliza precisamente esse compromisso de colocar o Adepto no centro de todas as decisões. Esta campanha é mais um passo muito importante nesse sentido."

O Continente passa a ser também parceiro oficial da Fundação do Futebol e através da Missão Continente serão desenvolvidas várias iniciativas conjuntas com vista à criação de impacto social positivo junto das comunidades onde o Continente está inserido. Ao longo de cada época desportiva serão vários os projetos sociais e de solidariedade que serão desenvolvidos.

O Continente é também patrocinador oficial da Federação Portuguesa de Futebol, da Seleção A Masculina de Futebol, da Seleção Sub-21 e da Seleção A Feminina. Os apoios às Seleções Nacionais de Futebol simbolizam os valores da portugalidade, união, tolerância e família, que a marca Continente defende, há mais de 37 anos.