Mais fácil decidir que soletrar: Pietuszewski ganha penálti e FC Porto vence Vitória SC

Atualizado
Alan Varela bateu o penálti da vitória aos 85 minutos
Alan Varela bateu o penálti da vitória aos 85 minutosOpta by Stats Perform/Profimedia

O FC Porto venceu este domingo o Vitória SC, por 0-1, em jogo da 18.ª jornada da Liga Portugal. Depois de Samu ter falhado um penálti, aos 27', foi Pietuszewski, extremo de 17 anos em estreia absoluta, a ganhar a grande penalidade que Alan Varela, aos 85 minutos, transformou no golo que valeu o triunfo suado dos líderes isolados do campeonato.

Recorde as incidências da partida

Luís Pinto apostou em Castillo na baliza, deixando o herói da Taça da Liga, Charles, no banco. Já Ndoye ocupou a vaga do castigado Nélson Oliveira, com Lebedenko em vez de João Mendes. Do lado do FC Porto, a maior surpresa foi a ausência de Bednarek, com Kiwior a fazer dupla com Thiago Silva e Martim Fernandes a surgir na esquerda do quarteto defensivo. Na frente, Borja Sainz foi aposta, juntamente com Samu e Pepê.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Vitória sem amarras

O Vitória SC entrou a pressionar e, aos 3 minutos, Saviolo cruzou mas o remate de Camara foi bloqueado por Martim Fernandes. Aos 5' foi Strata, no flanco contrário, a cruzar para corte de Kiwior. Aos 8' o Vitória ganhou um canto, que Samu bateu para Diogo Costa subir e agarrar. Aos 10' foi Camara em novo cruzamento, com Alberto Costa a cortar para canto, antes de Abascal cruzar para Samu cabecear e o guarda-redes do FC Porto segurar.

Em cima do quarto de hora Alberto Costa encheu o pé para um cruzamento que saiu na direção da baliza de Castillo, mas por cima. Aos 20' surgiu Saviolo, a abrir o livro, sentando Alberto Costa antes de rematar, fraco, para Diogo Costa segurar junto ao primeiro poste.

Posicionamento médio do FC Porto
Posicionamento médio do FC PortoOpta by Stats Perform/Profimedia

Desperdício dos 11 metros

Aos 24 minutos Ndoye quase aproveitou um desentendimento entre Thiago Silva e Alberto Costa, antes de Beni causar mais calafrios. Na resposta, aos 25', Lebendeko derrubou Alberto Costa dentro da grande área, com João Gonçalves a apontar para grande penalidade. Na cobrança, aos 27 minutos, Samu rematou em cheio na barra, e no contra-ataque Saviolo correu pela esquerda, cruzou, Martim Fernandes cortou e Samu, mas o do Vitória, disparou por cima da baliza de Diogo Costa, a meias com Ndoye.

Aos 35' Kiwior bateu um livre, Beni cortou com o cotovelo e o FC Porto ganhou novo lance de bola parada, uns metros mais à frente, mas Gabri Veiga bateu muito por cima. Aos 42' Martim Fernandes cruzou mas sem perigo, antes de Strata encher o pé, contra a muralha defensiva dos dragões. Já dentro dos dois minutos de compensação, Camara ganhou canto perante Pepê, onde após vários ressaltos Camara ganhou novo canto, este sem perigo, com falta ofensiva.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Farioli teve mesmo de mudar

A segunda parte começou sem mexidas em ambas as equipas, e com o Vitória SC novamente a sair por cima. Aos 52' Ndoye, de pé esquerdo, rematou ao lado da baliza de Diogo Costa, e na resposta Gabri Veiga, depois de ultrapassar Abascal, atirou também desviado da baliza de Castillo.

Em cima da hora de jogo Francesco Farioli mexeu, e em dose dupla, lançando Rodrigo Mora e William Gomes nos lugares de Gabri Veiga e Pepê. Aos 63 minutos Alan Varela rematou para Castillo segurar, antes de Camara, aos 64', atirar por cima. Era altura de Luís Pinto mexer, tirando Ndoye para lançar Gustavo Silva, aos 65'.

Duas ocasiões soberanas

Aos 68 minutos ocasião soberana de golo para o Vitória, numa jogada de laterais: Strata a cruzar da direita, Lebedenko a cabecear ao segundo poste e Diogo Costa, com uma defesa soberba, a negar o 1-0. Aos 71' soberana foi também a ocasião de golo criada por Borja Sainz, isolado por Alan Varela, com o desvio a embater no poste da baliza de Castillo. No minuto seguinte Rodrigo Mora encheu o pé mas atirou ao lado.

Sangue (bem) novo no dragão

Aos 73 minutos Farioli voltou a mexer, em dose dupla, lançando Deniz Gul e o reforço Oskar Pietuszewski, de apenas 17 anos, nos lugares de Samu e Borja Sainz. Respondeu Luís Pinto, apostando em Diogo Sousa e Telmo Arcanjo em vez de Samu e Camara.

À segunda foi de vez

Aos 79' Pietuszewski caiu na área do Vitória, em lance com Telmo Arcanjo. João Gonçalves nada assinalou, o lance foi ao VAR e o árbitro foi chamado a rever as imagens, e assinalou mesmo grande penalidade, aos 83 minutos. Desta vez foi Alan Varela a assumir a responsabilidade, batendo com toda a tranquilidade para bater Castillo, aos 85'.

Em vantagem no marcador, Francesco Farioli mexeu logo de seguida, lançando Bednarek no lugar de Alberto Costa, com Luís Pinto a apostar em Mitrovic e Fábio Blanco nos lugares de Gonçalo Nogueira e Beni. Dentro dos oito minutos de compensação, onde Pietuszewski, aos 90+5', viu amarelo por entrada sobre Strata, que teve mesmo de sair, lesionado, deixando o Vitória reduzido a dez e, mais tarde, a nove, quando Telmo Arcanjo voltou a derrubar Pietuszewski, viu o segundo amarelo e foi expulso.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Com este resultado o FC Porto mantém os sete pontos de vantagem para o Sporting, e 10 para o Benfica, chegando aos 52 pontos na liderança da Liga Portugal. Já o Vitória SC é oitavo, com 25 pontos.

Homem do jogo Flashscore: Alan Varela (FC Porto)