Recorde as incidências da partida
Vasco Matos, treinador do Santa Clara, apostou em Brenner Lucas em vez de Frederico Venâncio na defesa açoriana, relativamente ao último onze. Do lado do Sporting, foram três as novidades em relação à equipa que empatou com a Juventus, com o regresso de Iván Fresneda, após lesão, bem como de Geny Catamo e Luis Suárez, nos lugares de Vagiannidis, Quenda e Ioannidis.

Açor madrugador
A partida arrancou praticamente com o primeiro amarelo, a Wendel, após entrada sobre Gonçalo Inácio, ainda dentro do primeiro minuto, e logo depois com o golo do Santa Clara: cruzamento perfeito de Wendel, da direita, Fresneda a falhar na marcação e Vinícius Lopes, nas costas do lateral espanhol, a rematar para o 1-0.
Reação na cabeça de Pote
O Sporting tentou reagir e Pedro Gonçalves, aos 10', rematou de meia distância mas muito por cima, antes de Luis Suárez, aos 16', após cruzamento de Maxi Araújo, cabecear a rasar o poste da baliza açoriana. Aos 20' foi novamente Pedro Gonçalves a atirar para Gabriel Batista voar e ceder canto, antes de agarrar o remate de Geny Catamo, aos 21'.
Aos 28 minutos foi da direita, de Iván Fresneda, que saiu novo cruzamento, com Maxi Araújo a surgir para cabecear por cima. Aos 29' grande passe de Gonçalo Inácio para Pedro Gonçalves, mas a má receção do médio permitiu a antecipação de Gabriel Batista, evitando o remate do número 8 dos leões.
Seria mesmo Pedro Gonçalves, porém, a igualar o marcador, aos 32 minutos, com Geny Catamo a cruzar, da direita, e Pedro Gonçalves, juntamente com Maxi Araújo, ao segundo poste, a cabecear, solto de marcação, para assinar o 1-1.
Aos 35 minutos Luis Suárez, servido por Geny Catamo, esteve perto do 1-2 mas, após má receção, ainda conseguiu ultrapassar Gabriel Batista mas o remate, já com pouco ângulo, foi cortado por Sidney Lima. Aos 38' novamente o avançado colombiano a rematar cruzado mas ao lado da baliza do Santa Clara.

Ioannidis antes de Pote sair lesionado
Para a segunda parte Rui Borges abdicou de João Simões para apostar em Ioannidis, descendo Pedro Gonçalves para uma posição mais a meio-campo. O leão continuou a pressionar os açorianos, remetendo o Santa Clara ao seu meio-campo, e aos 50' Pedro Gonçalves disparou, com a bola a sofrer um desvio e a resultar em mais um canto que não levou perigo para Gabriel Batista.
Aos 52' foi Fresneda a cruzar para Ioannidis, que desviou ao lado mas com fora de jogo assinalado, antes de, aos 56 minutos, Pedro Gonçalves, após um lance ofensivo, ficar a pedir substituição. De imediato Morita foi chamado por Rui Borges, com o número 8 a sair do relvado cabisbaixo. O treinador do Sporting aproveitou para juntar Quenda no lugar de Catamo, com a dupla substituição aos 58 minutos da partida.
Aos 63 minutos Luis Suárez arrancou mas, na altura em que ia rematar, o péssimo estado do relvado, com chuva nos Açores, acabou por levantar a bola e o remate saiu muito desenquadrado.
Aos 67 minutos mexeu Vasco Matos, tirando Wendel para lançar Matheus Pereira, numa altura em que também Firmino precisou de assistência depois de colocar mal o pé no relvado, que ia ficando cada vez mais mal tratado com o passar dos minutos. Aos 68' Vinícius Lopes rematou de longe, para defesa fácil de Rui Silva, mas a verdade é que os açorianos iam subindo no terreno, perante as dificuldades do Sporting, que aos 69' teve Quenda a rematar cruzado mas ao lado da baliza de Gabriel Batista.
Mais risco com Alisson
Aos 73', de longe, Trincão atirou para defesa de Gabriel Batista, antes de nova paragem para assistência a jogadores do Santa Clara, desta vez a Sidney Lima, amarelado momentos antes, por falta sobre Luis Suárez.
Aos 76 minutos Rui Borges voltou a arriscar, tirando Fresneda para lançar Alisson, com Quenda a fazer todo o flanco direito, contando com o apoio direto de Francisco Trincão. Aos 78' Luis Suárez voltou a tentar, com remate cruzado e ao lado da baliza dos açorianos, que responderam com perigo, após cruzamento de Matheus Pereira para Frederico Venâncio, valendo corte crucial de Maxi Araújo. Aos 80' o mesmo Maxi Araújo cortou, de cabeça, o livre de Serginho, antes de Ioannidis, aos 81', ter ganho a Luís Rocha mas rematado para nova intervenção determinante de Gabriel Batista.
Brenner entrou com tudo
O leão continuou a tentar, Maxi Araújo encheu o pé mas atirou muito desviado, e aos 86 minutos Ioannidis teve tudo para marcar, servido pelo cruzamento de Maxi Araújo, mas cabeceou ao lado. Aos 88' Vasco Matos fez mais duas alterações, lançando João Costa e Brenner nos lugares de Vinícius Lopes e Serginho, e dois minutos depois, após perda de bola de Diomande, Brenner tinha tudo para fazer o 2-1 mas atirou ao lado.
À entrada para o primeiro minuto de compensação Brenner voltou a fugir, sendo derrubado por Maxi Araújo em cima da entrada da área. O uruguaio do Sporting viu vermelho direto e, na conversão do livre direto, Sidney Lima atirou muito desviado da baliza de Rui Silva.
Alma de capitão
Aos 90+3' Matheus Reis substituiu Trincão e, um minuto depois, num pontapé de canto inexistente, apontado por Quenda, Hjulmand subiu às alturas para cabecear para o 1-2 do Sporting.
Adriano Firmino foi expulso aos 90+5', tal como Sidney Lima, aos 90+6', por duplo amarelo, num jogo que terminou com os nervos à flor da pele devido ao erro do árbitro João Gonçalves.
Com esta vitória o Sporting iguala, à condição, o FC Porto na liderança do campeonato, com 28 pontos, à espera do que os dragões possam fazer amanhã, diante do Famalicão.
Homem do jogo Flashscore: Morten Hjulmand (Sporting)

