Mais

Nem a maré vermelha conseguiu desaguar neste rio: Benfica empata com Rio Ave

Atualizado
Estádio da Luz recebe o Benfica - Rio Ave
Estádio da Luz recebe o Benfica - Rio AveOpta by Stats Perform/Profimedia

O Benfica empatou esta terça-feira com o Rio Ave, a um golo, no jogo em atraso da 1.ª jornada. Sudakov, aos 86 minutos, fez o 1-0, mas André Luiz empatou para os vilacondenses, no primeiro minuto de compensação. Com este empate os encarnados falham a ultrapassagem ao Sporting no acerto de calendário, somando 14 pontos, menos um que os leões e menos quatro que o líder FC Porto.

Recorde as incidências da partida

José Mourinho repetiu o onze da estreia, diante do AFS, com a grande novidade a sentar-se no banco: Lukebakio, chamado pela primeira vez aos convocados. Surpresas, essas, ficaram reservadas para o lado do Rio Ave, com Sylaidopoulos a sentar as duas principais figuras do ataque vilacondense, André Luiz e Clayton, para apostar em Spikic e Marc Gual.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Jogo de paciência

Sem remates à baliza nos primeiros dez minutos, Ivanovic viu um amarelo por simulação, à entrada da grande área do Rio Ave, que apresentou-se num 3x4x3, que rapidamente se transformava num 5x4x1 a defender, com Vrousai e Omar Richards nas alas. Depois de Richard Ríos, aos 8', ter cabeceado fraco para Miszta segurar, aos 20' foi Marc Gual, na outra área, a rematar contra António Silva. Um minuto depois foi Spikic a rematar para Trubin segurar.

Posição média da equipa do Benfica
Posição média da equipa do BenficaOpta by Stats Perform/Profimedia

Ganhava mais bola, e confiança, o Rio Ave, após o domínio inicial do Benfica, que tentava responder com uma tentativa de Richard Ríos, de meia distância, a sair por cima.

Aos 28 minutos, numa jogada de insistência, Miszta defendeu o remate de Pavlidis, e aos 32 minutos, após canto, Richard Ríos cabeceou ao lado. Numa primeira parte que não deixou saudades a ninguém, Spikic conquistou um canto que Olinho bateu para Pavlidis aliviar, e aos 45' Marc Gual cabeceou sem perigo para Trubin. Já nos descontos, Dedic caiu na área do Rio Ave, mas sem motivos para grande penalidade, e Aursnes, aos 45+4', rematou forte mas ao lado.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Ver antes de mudar

A segunda parte começou sem alterações nas duas equipas, e com Dedic aos 51 minutos decisivo no corte perante Aguilera, que já entrava com perigo na área de Trubin. Respondeu o Benfica, aos 55', com António Silva a cruzar para Pavlidis cabecear e Miszta defender.

Golo anulado antes da estreia de Lukabakio

Aos 58 minutos Sylaidopoulos, treinador do Rio Ave, lançou então as duas figuras do ataque, André Luiz e Clayton, nos lugares de Spikic e Marc Gual, com José Mourinho a responder, chamando a jogo Schjelderup e ainda o estreante Lukebakio. Antes das entradas, porém, o Benfica chegou mesmo ao golo em cima dos 60 minutos: Otamendi rematou, Miszta defendeu, António Silva cabeceou e a bola entrou mesmo na baliza, apesar de Miszta tirar a bola, com Pavlidis a confirmar logo depois, com um remate à meia volta para o fundo das redes. O lance ainda foi ao VAR, pelo lance de Otamendi com Vrousai, onde o capitão do Benfica pisou o jogador do Rio Ave. Sérgio Guelho reviu as imagens e anulou o golo dos encarnados.

Assobiadela monumental na Luz pelo golo anulado, e José Mourinho a lançar Schjelderup e Lukebakio, aos 65 minutos, nos lugares de Dahl e Ivanovic. O extremo entrou com vontade e, aos 67 minutos, rematou mas muito torto, com a bola a sair pela linha lateral. Aos 68' o Rio Ave voltou a mexer, com Athanasiou no lugar de Olinho, e aos 69 minutos Lukebakio voltou a criar perigo, após passe de Enzo Barrenechea, tentando o chapéu a Miszta, que conseguiu a defesa.

Águia meteu uma mudança acima

Lukebakio entrou para mexer com o jogo e, aos 73 minutos, cruzou ao segundo poste, onde Richard Ríos, por centímetros, não chegou para o desvio. Aos 74 minutos o Rio Ave voltou a mexer, tirando Omar Richards e Vrousai, para as entradas de Liavas e Nikitscher. Aos 76', após um canto batido de forma rápida, Pavlidis cabeceou por cima.

O Benfica aumentava claramente o ritmo, à boleia da velocidade de Lukebakio pela direita, com o extremo belga, aos 82', a bater um livre contra Athanasiou. Aos 83' novo livre para os encarnados, com Sudakov a bater para mais um corte de Panzo.

Balde de água fria (outra vez)

Aos 86 minutos Lukebakio, pela direita, voltou a desequilibrar, cruzando para Sudakov que, de primeira, disparou e fez o 1-0 para o Benfica.

Logo depois, aos 89 minutos, Sudakov deu o lugar a Leandro Barreiro, e aos 90+1 minutos André Luiz, saído do banco, rematou em arco para bater Trubin e assinar o 1-1 para o Rio Ave.

José Mourinho tirou Richard Ríos, lançando Henrique Araújo, aos 90+2 minutos, e aos 90+7 minutos Enzo Barrenechea viu o amarelo que o afasta do jogo da próxima sexta-feira, com o Gil Vicente, deixando-o disponível para o clássico com o FC Porto, no Estádio do Dragão.

Depois do balde de água fria diante do Santa Clara, o Benfica voltou a deixar voar dois pontos nos derradeiros minutos, em casa, agora na estreia de José Mourinho perante os adeptos encarnados.

Homem do jogo Flashscore: André Luiz (Rio Ave)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform