Recorde as incidências da partida
Sem pensar no dérbi e ainda com ideias do último jogo. A vitória frente ao Club Brugge mostrou uma das melhores versões do Sporting de Rui Borges e, no dia em que o técnico de Mirandela completou o jogo 50 ao serviço dos leões, essa foi uma versão recuperada para dominar um Estrela da Amadora que estava em fase de recuperação na sua época, mas que não teve capacidade para discutir o jogo com o Sporting, resolvido ainda antes da primeira meia hora.

Pote regressou de lesão, mas começou no banco, que desta vez não teve Eduardo Quaresma, nem Morita, surpresas no onze leonino. Se o nipónico fez uma primeira parte discreta, o defesa não tardou a dar nas vistas, marcando o primeiro da partida logo aos 7 minutos num golpe de cabeça após livre lateral de Francisco Trincão.
Um golo de Quaresma em Alvalade transmite boas vibes aos adeptos do Sporting, mas dois golos aos 11 minutos levantaram ainda mais o espírito dos sportinguistas. Trincão voltou a estar na jogada, desta vez de bola corrida, com Luis Suárez a finalizar uma jogada de tiki-tasca para o 2-0.
Nesta ode a Rui Borges no dia de jogo 50, faltava ainda um golo de um jogador que, quando o técnico chegou a Alvalade, tinha guia de marcha e já procurava casas junto ao rio Como, em Itália. Fresneda (25') fez o 3-0 de cabeça, novamente após jogada de bola parada, desta vez com Quenda a tocar para Geny Catamo, que fez a assistência.
Ao fim de 25 minutos, a história do jogo era praticamente só esta, mas podia contar ainda mais golos, não fosse o remate forte de Quenda e o desperdício de Trincão entre os três tentos leoninos, numa altura em que o Estrela ainda nem tinha entrado no jogo.
João Nuno aproveitou uma pausa técnica forçada por Renan, de regresso a Alvalade, para fazer alterações táticas e mexeu na equipa logo aos 33 minutos, tirando Chernev e colocando Otávio, mas o conjunto tricolor só conseguiu aproveitar a descida do ritmo da partida para fazer os primeiros remates - Sidny Cabral atirou ao lado, Kikas fez Rui Silva intervir pela primeira vez.

Reverência a Morita, Pote e... Jovane
A verdade é que aquele esboço de melhorias por parte do Estrela não produziu grandes frutos para o conjunto da Amadora. O Sporting, mesmo num ritmo baixo e já a pensar no dérbi, daí a saída do amarelo Maxi Araújo ao intervalo, controlou o encontro e dilatou a vantagem com o bis de Suárez (55'), num lance abrilhantado pela assistência de Morita, que colheu os méritos pelo gesto técnico e foi aplaudido pelos colegas.
Com o encontro decidido, as bancadas de Alvalade dividiram-se em momentos de celebração para o regresso de Pote e pela saída de Jovane Cabral, ex-Sporting, sem esquecer o dérbi da próxima jornada, já com cânticos direcionados ao eterno rival. Até ao fim, a equipa de Rui Borges limitou-se a gerir o 4-0 e a tentar que ninguém se lesionasse. Fresneda, Geny Catamo e Gonçalo Inácio ainda apresentaram algum esgar de dor, mas deverão estar aptos para o dérbi na Luz, onde o Sporting chegará com mais três pontos do que os encarnados.
Homem do jogo Flashscore: Trincão (Sporting)
