Mais

Crédito no banco espanhol: FC Porto vence SC Braga no Dragão

Atualizado
Samu em festa com primeiro golo do FC Porto
Samu em festa com primeiro golo do FC PortoMiguel RIOPA / AFP, Opta by Stats Perform

O FC Porto venceu este domingo o SC Braga por 2-1, no Estádio do Dragão, em jogo grande da 10.ª jornada da Liga. A equipa de Francesco Farioli confirmou o triunfo no segundo tempo, com Borja Sainz a saltar do banco para garantir os três pontos de ouro para os azuis e brancos.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Para o jogo de maior cartaz da 10.ª jornada, Francesco Farioli fez duas alterações em relação ao onze que venceu, com alguma dificuldade, em Moreira de Cónegos. Os espanhóis Borja Sainz e Gabri Veiga começaram no banco, cedendo lugar a William Gomes e Rodrigo Mora.

Samu & Rodrigo, os amigos do Dragão

Os primeiros minutos no Dragão foram de reconhecimento e de batalha tática, o que não diminuiu o espetáculo, mas limitou o número de oportunidades claras de golo.

O SC Braga apostava numa pressão alta e no condicionamento do jovem criativo Rodrigo Mora, com os dragões a serem forçados a explorar a profundidade dos seus extremos. Já os bracarenses tentavam aproveitar os períodos com bola para chegar, com muito critério, à área contrária.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Num desses lances, Ricardo Horta encontrou espaço para o remate e obrigou Diogo Costa à primeira defesa do encontro, aos 26 minutos. Pouco depois, Froholdt celebrou aquele que seria mais um golo na sequência de bola parada para os azuis e brancos, mas o árbitro Fábio Veríssimo assinalou falta de Bednarek sobre Hornicek e anulou o lance.

E foi num momento quase de desespero na reta final do primeiro tempo, com um remate do meio da rua de Samu, nascido de uma transição rápida após um pontapé de baliza longo, forçado pela equipa do FC Porto, que surgiu o 1-0. O disparo foi do camisola 9, mas contou com um desvio decisivo do “amigo” Rodrigo Mora, que traiu Hornicek.

Do banco para a vitória

A segunda metade foi muito mais aberta e trouxe maior dinamismo ao jogo. Aos 51 minutos, num lance de bola parada, Zalazar, numa tentativa de remate desenquadrado, acabou a servir Víctor Gómez e o espanhol cabeceou para o empate. Os dragões ainda protestaram, alegando falta sobre Alberto, mas o árbitro não fez caso e apontou para a marca do meio campo.

Num momento de parada e resposta, aos 56 minutos, William Gomes obrigou Hornicek a uma defesa atenta. Sete minutos depois, foi Zalazar a testar Diogo Costa, que respondeu com segurança.

Os principais destaques da partida
Os principais destaques da partidaOpta by Stats Perform

Já aos 76 minutos, Gul esteve perto de vestir de novo o fato de herói, mas o tiro saiu ao lado. Três minutos mais tarde, o FC Porto protagonizou uma jogada sensacional: Gabri Veiga serviu Borja Sainz, que se antecipou a Víctor Gómez e rematou para o 2-1. Um golo com clara assinatura do banco portista.

Até ao final, o SC Braga procurou o golo do empate, mas os homens de Farioli mostraram forte compromisso defensivo e impediram esse cenário.

Melhor em campo Flashscore: Borja Sainz (FC Porto)

O raio de ação de Borja Sainz
O raio de ação de Borja SainzOpta by Stats Perform, FC Porto