Recorde as incidências da partida
Sem poder contar com Borja Sainz, devido a castigo, mas com Bednarek de regresso, Francesco Farioli apostou em William Gomes no onze. Do lado do AFS, Rúben Semedo foi baixa de vulto, também devido a suspensão, com João Henriques a apostar num 5x4x1 para medir forças com o líder da Liga Portugal.

Contra o muro cruzar, cruzar
O FC Porto começou ao ataque, e com pressão alta, perante o bloco baixo do AFS, apostando nos cruzamentos e ganhando cantos, sempre resolvidos pela defensiva avense nos primeiros 10 minutos. Aos 12' surgiu o primeiro remate, de Rodrigo Mora, mas muito por cima, antes de Samu atirar à figura de Simão Bertelli. Aos 14', depois de Aderllan ter negado o remate de Samu, William atirou em arco mas por cima da baliza avense.
Em cima do quarto de hora, num livre após falta de Bednarek, Pedro Lima tentou cruzar mas a bola saiu diretamente para fora, sem perigo. Bem mais perigoso, aos 16', foi o cruzamento de Diogo Spencer, valendo o corte de Bednarek. Aos 17' foi Rivas num remate muito torto, sem perigo para Diogo Costa, e aos 23' voltou a valer Bednarek, no desarme a Perea já dentro da área portista.

Resistência avense
Aos 24 minutos criou perigo o FC Porto, com Rodrigo Mora a cruzar para corte de Devenish e, na recarga, Francisco Moura a rematar por cima. E foi em cima da meia hora que surgiu a primeira grande ocasião de golo, quando Pepê cruzou para Froholdt, solto de marcação, cabecear à figura de Simão Bertelli, que defendeu em cima da linha. No lance imediatamente seguinte, num lançamento longo, Diogo Costa falhou a interceção, ao sair da baliza, e quase isolou Tomané, valendo, uma vez mais, a dobra de Bednarek, com o guarda-redes do FC Porto a pedir assistência médica.
Aos 40 minutos, de primeira, Rodrigo Mora tentou surpreender, com o remate a sair muito ao lado, e já dentro dos quatro minutos de compensação, aos 45+2', Rodrigo Mora bateu o livre para Kiwior, sozinho, cabecear por cima da baliza do AFS.

Diogo out, Samu sempre in
Diogo Costa já não voltou para a segunda parte, confirmando-se a lesão do guarda-redes, com Cláudio Ramos a assumir a baliza e a braçadeira de capitão.
As más notícias, porém, rapidamente dissiparam-se no Dragão, quando Samu, aos 48 minutos, inaugurou o marcador, através de uma jogada individual, batendo Simão Bertelli para assinar o 1-0.
Aos 54' tentou reagir o AFS, com Perea a rematar junto ao poste da baliza de Cláudio Ramos, antes de Devenish, aos 56', atirar à figura do guarda-redes do FC Porto. No minuto seguinte João Henriques fez as primeiras substituições, lançando Guilherme Neiva e Gustavo Assunção nos lugares de Jaume Grau e Perea.
O bis de Samu
Farioli também chamou Gabri Veiga e Ángel Alarcón, mas antes das mudanças foi Pepê a ameaçar o 2-0, após grande jogada de Rodrigo Mora, com o remate cruzado a sair a rasar o poste da baliza de Simão Bertelli, aos 58'. No minuto seguinte saíram então Rodrigo Mora e William Gomes, e aos 61' Gabri Veiga caiu na área, após lance com Carlos Ponck. Bruno Costa mandou seguir mas, alertado pelo VAR, reviu as imagens e assinalou grande penalidade, aos 63'. Samu, chamado à responsabilidade, aos 65', não perdoou e assinou o 2-0, bisando na partida e chegando aos 11 golos na Liga.
Aos 67 minutos Gabri Veiga bateu o canto que Froholdt cabeceou para fora e, aos 70', novamente Gabri Veiga a bater a bola parada, com Simão Bertelli batido, valendo o alívio de Gustavo Assunção. João Henriques voltou a mexer logo de seguida, com Gustavo Mendonça no lugar de Pedro Lima, e Farioli respondeu, trocando Francisco Moura por Alan Varela, levando Pablo Rosario para central e Kiwior para a lateral-esquerda.
Aos 77 minutos, de bicicleta, Tomané atirou ao lado da baliza do FC Porto, e aos 78' Alarcón, de meia distância, rematou com o mesmo destino, na baliza contrária. Aos 82' João Henriques apostou as últimas cartadas, com Nenê e Rafael Barbosa nos lugares de Tomané e Diogo Spencer, antes de Farioli trocar de lateral-direito, com Alberto Costa no lugar de Martim Fernandes. Aos 88' houve ainda tempo para homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa, que completaria 89 anos este domingo, com aplausos de todo o estádio e do banco de suplentes do FC Porto, à medida que uma enorme tarja surgia no topo sul do Estádio do Dragão.

O FC Porto fecha assim o ano de 2025 na liderança isolada da Liga Portugal, mantendo os cinco pontos de avanço para o Sporting e aumentando para 10 a diferença para o Benfica. Já o AFS continua sem vitórias e, com apenas 4 pontos, no último lugar da classificação.
Homem do jogo Flashscore: Samu (FC Porto)

