Rugidos em bis de um leão insaciável: Sporting goleia e afunda AFS

Atualizado
Acompanhe aqui as incidências da partida
Acompanhe aqui as incidências da partidaMIGUEL A. LOPES/LUSA/Opta by Stats Perform

O barril defensivo do AFS aguentou 33 minutos até ser perfurado por Luis Suárez e começar a jorrar golos, nesta 14.ª jornada da Liga Portugal. Maxi Araújo deu seguimento (35') e Geny Catamo (38') ameaçou o descalabro, que se confirmou no reatamento com o bis do colombiano (47'), do uruguaio (54') e do moçambicano (90+3). O Sporting tirou o pé do acelerador e geriram a partida para consolidar três pontos que encurtam a distância para o líder FC Porto para dois pontos. Já o lanterna-vermelha, com apenas três pontos somados, não vê luz ao fundo do túnel... 

Recorde aqui as incidências do encontro

Depois da derrota em Munique (3-1) e já a pensar no duelo com o Santa Clara para a Taça de Portugal (quinta-feira,  18:45), Rui Borges fez seis alterações no onze, promovendo as entradas de Vagiannidis, Inácio, Mangas, Kochorashvilli, Morita e Trincão, enquanto o capitão Hjulmand começou no banco. Por seu lado, João Pedro Sousa mexeu apenas numa peça com a entrada de Pedro Lima no lugar do castigado Jaume Grau.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Cinco minutos demolidores

Os leões entraram com fome de golo, mas a história poderia ter sido muito diferente. Aos cinco minutos, houve penálti assinalado e posteriormente revertido com ajuda do VAR, já que Mangas tentou enganar o árbitro ao simular um choque com Ponck e escapou ao cartão amarelo, que viu pouco depois numa falta dura. Depois disso, Trincão começou a abrir o livro, ficando a centímetros do golo num remate em arco. 

Vagiannidis esteve em destaque
Vagiannidis esteve em destaqueSporting/Opta by StatsPerform

O Sporting era dono e senhor do jogo e voltou a ameaçar num remate de primeira de Geny para defesa apertada de João Gonçalves. Curiosamente, essa intervenção resultou no primeiro e único lance de perigo dos avenses, que saíram em contra-ataque com Óscar Perez a tentar um remate colocado já na área, para uma parada segura de Rui Silva. Do outro lado, Luis Suárez arranjou espaços de fora da área para armar um potente remate que desviou em Devenish e entrou no ângulo da baliza de João Gonçalves, aos 33 minutos.

tiro do colombiano perfurou o barril defensivo do AFS e os golos começaram a ser despejados à mesma velocidade que os erros. Aos 35', Vagiannidis trabalhou bem sobre a direita para ganhar a linha de fundo e tirar um cruzamento rasteiro para o desvio de Maxi Araújo no coração da área.

Ainda a rugir, os leões fizeram o terceiro aos 38'. A defesa ainda despachou um canto levantado pelo lado direito, Kochorashvilli amorteceu para Geny Catamo à entrada da área e o moçambicano atirou rasteiro por entre uma floresta de pernas para fazer o 3-0 com que se chegou ao intervalo. Era uma boa altura para a turma de João Pedro Sousa rever a lição...

Houve descanso, mas não para todos

O que quer que tenha acontecido no balneário, não resultou. Matheus Reis entrou para o lugar de Gonçalo Inácio, mas o descanso foi mesmo teórico. Logo após o retamento, Luis Suárez recebeu à entrada da área e estendeu a passadeira para Vagiannidis. Dentro de área, o grego tirou um cruzamento rasteiro de primeira que voltou a encontrar Maxi Araújo como destinatário e o uruguaio só teve de encostar para bisar. 

Logo a seguir, o avançado colombiano ficou perto de mais um golaço com um forte remate de pé esquerdo para defesa de João Gonçalves, mas o bis era apenas uma questão de tempo. Aos 54', Matheus Reis desviou ao primeiro poste um canto levantado do lado esquerdo e Suárez apareceu ao segundo poste sozinho para encostar e isolar-se no topo da tabela de melhores marcadores do campeonato, com 11 golos.

Rui Borges aproveitou o momento para mexer na equipa, assim como os visitantes, algo que fez baixar o ritmo da partida. Já com a segunda unidade em campo, brilhou João Gonçalves com uma defesa espetacular com a ponta dos dedos a negar um remate de Kochorashvilli, enquanto Rui Silva agarrou sem problemas o cabeceamento de Tomané. Já em tempo de compensação, Francisco Trincão abriu o caminho para Geny na grande área e o moçambicano, de partida para a CAN, despediu-se de Alvalade com mais um bis.

Melhor em campo Flashscore: Luis Suárez (Sporting).

Estatísticas no final da partida
Estatísticas no final da partidaOpta by StatsPerform