Geny(o) do Catamo no regresso do Dani: Sporting vence Casa Pia

Atualizado
Geny Catamo bisou em cinco minutos no triunfo do Sporting
Geny Catamo bisou em cinco minutos no triunfo do SportingOpta by Stats Perform/Profimedia

O Sporting venceu esta sexta-feira o Casa Pia por 3-0, no jogo que abriu a 18.ª jornada e a segunda volta da Liga Portugal. Geny Catamo, de regresso da CAN, bisou, aos 38' e 43', numa partida que ficou igualmente marcada pelo regresso de Daniel Bragança à equipa principal, praticamente um ano depois, e coroado com o golo, aos 78 minutos, que selou o triunfo leonino.

Recorde as incidências da partida

As lesões e castigos obrigaram Rui Borges a regressar aos três centrais, com Vagiannidis, Gonçalo Inácio e Matheus Reis, num onze com destaque para Luís Guilherme, em estreia no onze do Sporting, e com Geny Catamo de regresso após a CAN, a jogar na ala direita e Fresneda adaptado à ala esquerda. Do lado do Casa Pia, na estreia absoluta, o treinador Álvaro Pacheco apresentou três novidades, com João Goulart, Seba Pérez e Kelian Nsona, mantendo um sistema tático com três centrais.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Leão aos soluços

O primeiro remate da partida pertenceu ao Casa Pia, com Nsona a rematar por cima da baliza de Rui Silva, antes de Livolant, aos 10', rematar com desvio em Fresneda, conquistando canto. Aos 12' José Fonte derrubou Trincão em zona frontal, viu amarelo, mas na cobrança do livre Luis Suárez atirou muito por cima da baliza de Patrick Sequeira. Aos 17' foi João Simões a tentar a sorte, mas com um remate na mesma direção, antes de Luis Suárez, de primeira, aproveitar um ressalto para encher o pé, aos 18', mas novamente por cima da baliza dos gansos.

Aos 20' novo livre para o Sporting, desta vez por falta de Seba Pérez sobre Geny Catamo, ainda mais perto da linha de grande área. Desta vez Trincão tocou para o lado e Luis Suárez encheu o pé para, à terceira, rematar uma vez mais para as bancadas do José Alvalade. Aos 27' foi Geny Catamo a cruzar, da direita, para Fresneda surgir e cabecear ao lado da baliza do Casa Pia.

Posicionamento médio da equipa do Sporting na 1.ª parte
Posicionamento médio da equipa do Sporting na 1.ª parteOpta by Stats Perform/Profimedia

Na resposta, aos 31 minutos, Larrazabal acelerou da direita, serviu Renato Nhaga ao meio, Morita falhou o corte e o médio do Casa Pia ganhou canto, onde numa segunda bola Seba Pérez atirou ao lado da baliza dos leões. Aos 34' foi Trincão, em arco, a atirar por cima, num leão que ia atacando aos solavancos, diante de um Casa Pia que jogava a campo inteiro em Alvalade. 

O falhanço do reforço, a saída do capitão

Aos 35 minutos surgiu a primeira grande ocasião do Sporting, com Luis Suárez a ganhar em velocidade e no físico a José Fonte e a cruzar para Luís Guilherme, ao segundo poste, desviar e falhar por centímetros o 1-0 para o Sporting. Na sequência do lance José Fonte pediu assistência médica, antes de também Patrick Sequeira cair no relvado, para permitir a entrada de Khaly no lugar do capitão do Casa Pia.

O regresso do Geny(o)

Aos 37' procedeu-se à alteração, com José Fonte a dar o lugar ao central angolano Khaly, e no minuto seguinte o Sporting colocou-se na frente do marcador: recuperação de bola a meio-campo, Trincão a servir Geny Catamo e o moçambicano, de regresso da CAN, a rematar para a bola desviar ainda em David Sousa e a enganar Patrick Sequeira.

Cinco minutos depois, aos 43', Gonçalo Inácio fez um passe genial a desmarcar Geny Catamo, que ultrapassou David Sousa e, perante Khaly, encheu o pé esquerdo e atirou a contar para o 2-0, bisando em Alvalade neste regresso após ter representado Moçambique na Taça das Nações Africanas.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Reinício prometeu

Para a segunda parte Álvaro Pacheco fez mais uma alteração, colocando Tiago Morais no lugar de Nsona, e logo aos 34 segundos Livolant, aproveitando um mau passe de Gonçalo Inácio, atirou por cima da baliza de Rui Silva. Respondeu o Sporting, aos 47', com Luís Guilherme a cruzar, da esquerda, para Trincão desviar a centímetros do poste, aproveitando a defesa incompleta de Patrick Sequeira. 

Depois desta entrada a todo o gás, o jogo voltou a ficar mais morno, com o Sporting a controlar a bola, o Casa Pia a tentar estabilizar o seu jogo e, depois de, aos 60', ter chegado tarde ao cruzamento de Larrazabal, aos 61' Tiago Morais encheu o pé e obrigou Rui Silva a ceder canto.

Regresso quase um ano depois coroado com golo

15 de fevereiro de 2025. Foi este o dia do último jogo de Daniel Bragança pela equipa principal do Sporting, diante do Arouca, onde se lesionou com gravidade. Aos 65 minutos, as bancadas de Alvalade levantaram-se para aplaudir o regresso do médio, com direito a braçadeira de capitão, num regresso quase um ano depois, ocupando o lugar de Luís Guilherme. Ao mesmo tempo, Mangas substituiu Vagiannidis.

Aos 68 minutos Geny Catamo voltou a marcar, naquele que seria o hat trick, de cabeça, mas anulado por fora de jogo. Era a altura de Álvaro Pacheco mexer, lançando Clau Mendes e Xander Severina nos lugares de Cassiano e Livolant. Aos 73' Luis Suárez caiu na área mas David Silva mandou seguir, ratificado depois pelo VAR, antes de Daniel Bragança, aos 76', tentar surpreender Patrick Sequeira, de longe, num remate que saiu à figura do guarda-redes do Casa Pia. Estava dado o mote para o que viria a acontecer aos 78 minutos: recuperação de bola de João Simões, que serviu Luis Suárez, com o avançado a assistir Daniel Bragança, que rematou cruzado, fez o 3-0 e foi de pronto festejar com toda a equipa, banco de suplentes incluído, em comunhão com todo o estádio.

Dose tripla na gestão

Com a vitória no bolso, Rui Borges mexeu em dose tripla, aos 83 minutos, lançando Debast, Kochorashvili e Alisson Santos, nos lugares de Matheus Reis, João Simões e Geny Catamo. Segundos depois Clau Mendes fugiu à marcação de Fresneda e bateu Rui Silva, mas em lance anulado por fora de jogo.

A cinco minutos do fim Álvaro Pacheco também esgotou as substituições, com Rafael Brito no lugar de Renato Nhaga, antes de dois remates do Sporting, aos 88', de Debast e Alisson, ambos ao lado. Em cima dos 90' Clau Mendes agrediu Kochorashvili e viu o vermelho direto, deixando o Casa Pia reduzido a dez nos quatro minutos de compensação, e impedindo qualquer reação final, sendo que Fresneda, aos 90+3', ainda viu Patrick Sequeira negar-lhe o 4-0, num lance que ainda foi ao VAR, por falta de Khaly sobre Luis Suárez, dentro da grande área, e sem penálti devido a fora de jogo de Daniel Bragança.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Com esta vitória o Sporting cimenta o segundo lugar da Liga Portugal, com 45 pontos, a quatro do FC Porto, à condição. Já o Casa Pia é 15.º, um lugar acima da zona de play-off mas com os mesmos pontos do Arouca, que ainda vai jogar.

Homem do jogo Flashscore: Geny Catamo (Sporting)

O mapa de calor de Geny Catamo
O mapa de calor de Geny CatamoOpta by Stats Perform/Profimedia