Mais

Após 25 anos repletos de títulos, José Mourinho volta à casa de partida

José Mourinho foi apresentado esta quinta-feira como treinador do Benfica
José Mourinho foi apresentado esta quinta-feira como treinador do BenficaČTK / AP / Ana Brigida
José Mourinho regressou esta quinta-feira ao Benfica, emblema no qual, há 25 anos, se estreou como técnico principal e se projetou para uma carreira que o consagrou como o treinador português mais bem-sucedido do século XXI, com 26 títulos.

Se em 20 de setembro de 2000, quando rendeu o alemão Jupp Heynckes, o setubalense apresentava-se na Luz como ‘herdeiro’ de Bobby Robson e Louis van Gaal, técnicos que coadjuvara no Sporting, no FC Porto e no Barcelona, hoje sucede ao conterrâneo Bruno Lage com um palmarés em que sobressaem duas edições da Liga dos Campeões e oito campeonatos, em Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha.

A segunda aparição de Mourinho de ‘encarnado’ tem, porém, um aspeto em comum com a primeira passagem pela Luz: a contratação pela direção liderada por Rui Costa dá-se em contexto pré-eleitoral, tal como em 2000, quando o presidente em exercício, João Vale e Azevedo, se preparava para disputar as eleições com Manuel Vilarinho.

Então com 37 anos, o treinador alcança seis vitórias em 11 jogos oficiais naquele outono, num ciclo que abriu com um desaire no reduto do Boavista (1-0), equipa que sagrar-se-ia campeã nacional na época 2000/01, e fechou com uma vitória no dérbi com o Sporting (3-0), a 03 de dezembro.

Dois dias depois, Mourinho anuncia a saída do Benfica, numa conferência de imprensa em que se diz sentir um “treinador a prazo”, já sob a liderança de Manuel Vilarinho, eleito presidente em 27 de outubro, ao recolher 62% dos votos no sufrágio com Vale e Azevedo.

Vilarinho candidatara-se com a intenção de entregar o comando técnico a Toni, o ‘timoneiro’ das ‘águias’ nos títulos nacionais de 1988/89 e 1993/94, e cumpriu a promessa, num campeonato que teve como desenlace a pior classificação ‘encarnada’ de sempre, o sexto lugar.

Mourinho reata a carreira no início da época 2001/02, na União de Leiria, equipa que guia até à quarta posição da Liga, à 19.ª jornada, e transita, em janeiro de 2002, para o FC Porto, equipa que ocupava o quinto lugar sob a tutela de Otávio Machado.

O treinador regressou à cidade ‘invicta’ com a promessa de ser campeão e impôs um estilo de jogo assente no rigor posicional, na pressão alta e em ataques ‘explosivos’ que guia os ‘dragões’ à terceira posição nessa época, ao bicampeonato nacional entre 2002/03 e 2003/04 e às vitórias na Taça UEFA (2002/03) e na Liga dos Campeões (2003/04), com equipas onde sobressaíam Jorge Costa, Costinha ou Deco.  

O título europeu de clubes ‘coroou’ um trajeto que captou o interesse do Chelsea, equipa londrina que o multimilionário russo Roman Abramovich adquiriu em 2003, com o intuito de a conduzir ao topo do futebol inglês.

Apresentado nos ‘blues’ em 02 de julho de 2004, numa conferência de imprensa em que se descreveu como ‘special one’, alcunha que até hoje o acompanha, Mourinho constrói uma equipa dominadora nos relvados ingleses, com um ‘núcleo duro’ que incluía Terry e Ricardo Carvalho na defesa, Lampard no ‘miolo’ e Drogba no papel de goleador.

O Chelsea sagra-se bicampeão da Premier League, em 2004/05 e 2005/06, vence uma Taça de Inglaterra (2006/07), duas edições da Taça da Liga (2004/05 e 2006/07) e uma Supertaça (2004/05) até o português terminar essa etapa da carreira em 2007/08 e iniciar a seguinte em 2008/09, no Inter.

Com defesas como Materazzi, Walter Samuel ou Javier Zanetti, o ‘special one’ lidera uma equipa que faz do pragmatismo e da solidez principais ‘armas’ rumo ao bicampeonato italiano (2008/09 e 2009/10) e à conquista da Liga dos Campeões (2009/10), marcada pela meia-final em que os ‘nerazzurri’ superaram o ‘tiki-taka’ do Barcelona, com uma vitória na primeira mão (3-1) e uma derrota na segunda (1-0), em noite de ‘avalanche’ ofensiva ‘culé’.

Escolha do Real Madrid para contrariar a recente hegemonia do ‘Barça’ de Guardiola na I Liga espanhola, o ‘special one’ é copiosamente derrotado no primeiro ‘clássico’ (5-0), em Camp Nou, mas ‘cimenta’ uma equipa montada em torno da ‘veia’ goleadora de Cristiano Ronaldo e Benzema que vence a Taça do Rei logo em 2010/11 e regressa ao topo de ‘La Liga’ na época seguinte, com 100 pontos, recorde da competição.

Incapaz de alcançar o bicampeonato pelos ‘merengues’, o português regressa ao Chelsea na época 2013/14, como ‘happy one’, e, em 2014/25, guia a equipa de Stamford Bridge a nova vitória na Premier League, o seu último título nacional até hoje.

Nas etapas seguintes da carreira, Mourinho alcança um outro feito inédito, o de se tornar o primeiro treinador a vencer todas as competições da UEFA em vigor, ao conquistar a Liga Europa em 2016/17, a principal conquista do Manchester United na era pós-Ferguson, e a Liga Conferência em 2021/22, na primeira edição da prova, ao serviço da Roma.

Eleito melhor treinador do mundo pela FIFA na sequência da época 2009/10, ao serviço do Inter, e melhor treinador do século XXI, entre 2001 e 2020, pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, José Mário dos Santos Mourinho Félix representou ainda Tottenham e Fenerbahçe, clube que o despediu após a eliminação do play-off da Liga dos Campeões… perante o Benfica.

De regresso ao país natal, com 62 anos, o treinador, que já assumiu o desejo de se tornar selecionador português, reencontra um plantel que já elogiou como adversário, a viver um período de convulsão, que culminou no despedimento de Bruno Lage, quando se aproxima o ato eleitoral de 25 de outubro.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

50% de desconto em Cartão Continente em bilhetes da Liga Portugal!

Nada supera apoiar a sua equipa no estádio! O Continente traz-lhe 50% de desconto em Cartão Continente nos bilhetes para a Liga Portugal. Viva a magia do futebol ao vivo e crie memórias inesquecíveis. Adquira já os seus bilhetes com desconto!

Comprar bilhetes aqui

_______________________________________________________________________________