Mais

Assalto rende ponto no último minuto: Nacional resgata empate em Guimarães

Nuno Santos fez a reviravolta, mas João Aurélio resgatou empate
Nuno Santos fez a reviravolta, mas João Aurélio resgatou empateLUSA/Opta by StatsPerform
O Vitória SC conseguiu recuperar de desvantagem madrugadora - e dos rumores - para dar a volta ao Nacional da Madeira e vencer por 2-1 esta segunda-feira, na 15.ª jornada da Liga Portugal, em Guimarães. Tomich colocou os insulares em vantagem, aos 15 minutos, mas Tiago Silva, de penálti (25'), empatou e Nuno Santos (48') assinou a reviravolta.

Recorde aqui as incidências do encontro

A euforia depois do apuramento para os oitavos de final da Liga Conferência depressa deu lugar a apreensão e consternação com as notícias da possível saída do treinador Rui Borges para o Sporting (Luís Pinto, do Tondela, deverá ser o sucessor). Dentro das quatro linhas, houve apenas uma alteração no onze dos vitorianos (Samu por João Mendes), enquanto o Nacional lançou Bruno Costa e Appiah, em relação à derrota com o Benfica (0-2).

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Apesar do ambiente morno nas bancadas, dentro de campo o duelo começou a todo o gás. Lucas França teve de se aplicar para evitar o golo de Gustavo Silva, logo aos três minutos, mas quem acabaria por inaugurar o marcador foram mesmo os insulares: Dudu foi lançado em profundidade, Villanueva falhou o corte e o brasileiro, nada egoísta, deu o golo a Isaac Tomich, aos 12 minutos.

A reação não se fez esperar, Alberto Baio ameaçou antes de Gustavo Silva cair na grande área, empurrado por Zé Vitor. O lance ainda esteve algum tempo em análise, mas João Pinheiro manteve a decisão do castigo máximo e do cartão amarelo mostrado ao defesa. Tiago Silva assumiu a cobrança e atirou para o meio, empatando a partida, aos 25 minutos.

A partir daí até ao descanso, assistiu-se a uma avalanche ofensiva dos conquistadores, que somaram muitas e boas oportunidades: Tiago Silva atirou à trave, Ulisses impediu o golo de Samu em cima da linha, Gustavo Silva falhou um remate num lance semelhante e Alberto Baio voltou a ameaçar. O Nacional até tinha entrado bem na partida, mas sentiu dificuldades até ao descanso, principalmente pelo flanco direito.

No reatamento, Dyego Sousa entrou para o lugar de Tomich, mas um erro na construção dos insulares foi prontamente aproveitado por Kaio César que, com um grande passe, encontrou Nuno Santos na área para uma finalização ainda melhor, de primeira, para dar a volta ao marcador, aos 48 minutos.

A partir daí, o Nacional entrou no seu melhor período, tomando as rédeas do encontro, apesar de não descobrir espaços no último terço para chegar ao empate. Por outro lado, o Vitória SC deixou-se recuar para ameaçar no contra-golpe, mas faltava discernimento aos avançados para encontrarem a melhor solução. Tal como no primeiro tempo, Ulisses voltou a negar um golo certo e, perto do fim, o jovem estreante Michel falhou o remate em boa posição.

Porém, no primeiro canto que o Nacional teve na partida, aos 90+3 minutos, João Aurélio apareceu no primeiro poste para cabecear para o fundo das redes e decretar o empate, proporcionando uma (provável) despedida amarga a Rui Borges.

Homem do jogo Flashscore: Ulisses (Nacional da Madeira).