Assembleia Geral Extraordinária da Liga Portugal foi suspensa

Assembleia Geral Extraordinária da Liga Portugal foi suspensa
Assembleia Geral Extraordinária da Liga Portugal foi suspensaLiga Portugal

A Assembleia Geral extraordinária da Liga Portugal, marcada para esta sexta-feira, e que visava a distribuição das verbas referentes ao mecanismo de solidariedade da UEFA, foi suspensa.

A Liga Portugal informou que o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, o Comendador António Manuel Frade Saraiva, deliberou suspender os trabalhos da Assembleia Geral iniciada esta sexta-feira, após votação da proposta de revalidação da deliberação da Assembleia Geral da Liga Portugal de 27 de setembro de 2024, referente à distribuição das verbas referentes ao mecanismo de solidariedade da UEFA.

"Tinham que votar numa expressão de 75% para que a vontade de distribuição do mecanismo seria tal como o referido. Houve algumas dúvidas de interpretação quer dessa aprovação na AG de 27 de setembro, quer as que surgiram hoje, com a votação de 12 votos a favor, 4 contra e 1 de abstenção, dos 18 clubes da 1ª Liga. Como tal, não houve aprovação da revalidação. E aqui é que houve dúvidas, porque a proposta era de revalidação", explicou António Manuel Frade Saraiva.

"A não revalidação dessa decisão e mecanismo de distribuição levantou dúvidas que são necessárias de esclarecer. Suspendemos a Assembleia e vamos retomá-la brevemente, sustentada em pareceres que hoje não tínhamos e que hoje foram legitimamente levantados", acrescentou.

Em data oportuna, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral divulgará a data para retomar a ordem de trabalhos.

"Não há data, há questões de alguma tecnicidade e temos que ver qual é o mecanismo da UEFA mais ímpar. Constatámos que a decisão tomada tem algumas questões. Tem que ser 75% dos clubes da 1ª Liga. Será quando a mesa e a direção consiga esclarecer estas dúvidas", clarificou.

Recorde-se que Paulo Lopo, presidente do Estrela da Amadora, anunciou nas suas redes sociais a rejeição da proposta de distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA por parte de quatro clubes da Liga Portugal.