Mais

Bacci (Moreirense) avisa AFS: "Temos de honrar o futebol e o clube, vamos dar tudo para ganhar"

Bacci espera Moreirense pronto a “honrar o futebol” em jogo decisivo para o AFS
Bacci espera Moreirense pronto a “honrar o futebol” em jogo decisivo para o AFSFERNANDO VELUDO/LUSA
O treinador Cristiano Bacci afirmou esta sexta-feira que o Moreirense está disposto a “honrar o futebol” frente ao AFS, equipa que disputa a permanência na Liga Portugal, em jogo da 34.ª e última jornada.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Com a manutenção já assegurada, fruto dos 37 pontos que lhe valem o 11.º lugar, a equipa do concelho de Guimarães viaja, no sábado, até Vila das Aves, para enfrentar um adversário que soma 27 pontos e ocupa o 16.º posto, de acesso ao play-off com o terceiro da Liga 2.

Apesar do que significa o jogo, o nosso objetivo foi sempre ganhar, mesmo depois de alcançarmos os objetivos. Entrámos para todos os jogos com a mentalidade de ganhar. Assim vai ser amanhã (sábado) também. Temos de honrar o futebol e o nosso clube. Vamos dar tudo para ganhar”, disse, na antevisão ao encontro marcado para as 18:00.

O italiano, de 49 anos, realçou que a postura dos jogadores cónegos é sempre a mesma, a de busca da vitória, independentemente da situação do opositor, e frisou que a pressão que recai sobre o AFS pode-lhe dar “mais crença”, após o triunfo em casa do Estrela da Amadora (0-1), na estreia do técnico José Mota, em desafio da 33.ª ronda.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

A equipa de Vila das Aves pode garantir a permanência direta se ganhar e o Estrela da Amadora, 15.º classificado, com 29 pontos, não vencer na visita ao Estoril Praia, mas também pode ser despromovido diretamente à Liga 2 se alcançar um resultado inferior ao do Farense, 17.º, com 27, que recebe o Santa Clara.

Cristiano Bacci reconheceu ainda que a acusação ao árbitro Gustavo Correia de dirigir “com a camisola do FC Porto” o jogo entre dragões e cónegos (3–1 para os azuis e brancos), na 32.ª jornada, foi uma crítica feita de “acordo com o sentimento naquele momento” e não uma acusação de teor pessoal.

O transalpino considerou, aliás, que o nível dos árbitros portugueses é “alto”, até pela capacidade de diálogo que exibem para com as equipas técnicas no final dos jogos.

Os árbitros portugueses têm uma coisa muito difícil de ver noutros lugares do mundo. Explicam as decisões quando acaba o jogo. É uma coisa de que gosto. Quando há um lance no videoárbitro, explicam-nos sempre uma situação. Foi uma surpresa. Como todos os profissionais, os árbitros podem falhar. Isso também acontece com jogadores e treinadores”, detalhou.

O Moreirense, 11.º classificado, com 37 pontos, visita o AFS, 16.º, com 27, em partida da 34.ª e última jornada da I Liga, agendada para as 18:00 de sábado, no Estádio do Clube Desportivo das Aves, com arbitragem de João Gonçalves, da associação do Porto.