Mais

Balanço da Liga (1.ª volta): Casa Pia e Rio Ave cresceram ambos cinco pontos

João Pereira, treinador do Casa Pia
João Pereira, treinador do Casa PiaCARLOS BARROSO/LUSA
O Casa Pia e o Rio Ave foram as equipas que mais pontos contabilizaram em relação a igual período da época passada, ao fecharem ambos a primeira volta da Liga portuguesa de futebol com mais cinco pontos.

A formação que alinha em Rio Maior, à espera de poder voltar ao seu Pina Manique, passou de 19 para 24 pontos, o que lhe permitiu saltar do 10.º para o sétimo lugar, apenas a um ponto do Vitória SC, sexto.

Por seu lado, o Rio Ave, que melhorou com a entrada de Petit para o lugar de Luís Freire, contabiliza 20 pontos, face aos 16 de 2023/24, o que lhe valeu subir do 16.º posto, de acesso ao play-off de manutenção, para o 10.º.

A fechar o pódio dos que mais cresceram pontualmente está o Gil Vicente, que contabiliza mais três (19 contra 16), registo que lhe vale o 11.º posto, em vez do 15.º

A forma recente do Casa Pia
A forma recente do Casa PiaFlashscore

O quarto lugar é do FC Porto, que, apesar do desaire a fechar no reduto do Nacional, tem agora mais dois pontos (40 contra 38), que valem a vice-liderança.

O Estoril Praia, com mais um ponto (18 contra 17), é a outra equipa que soma mais pontos do que em 2023/24.

O lote de equipas que perderam pontos é composto por 10, o dobro, e é liderado por Vitória SC e Boavista, que arrecadaram menos oito pontos cada um, seguidos por Moreirense e Farense, ambos com menos sete.

Com derrotas nas duas últimas rondas, o Benfica também passou para um registo negativo, de quatro pontos, sendo que Sporting, SC Braga e Estrela da Amadora perderam todos dois, enquanto o Arouca tem menos um.

Os últimos resultados do Rio Ave
Os últimos resultados do Rio AveFlashscore

Entre as equipas que subiram da Liga 2, destaque para os 31 pontos do Santa Clara, que segue no quinto lugar, em igualdade pontual com o quarto, o SC Braga. Por seu lado, o Nacional contabiliza 16 pontos e o AVS soma 15.

No que respeita à classificação, o Rio Ave foi o que subiu mais lugares, num total de seis, de 16.º para 10.º, enquanto o Farense (oitavo para 17.º) e o Boavista (nono para 18.º e último) foram, destacados, os que mais posições perderam.

Nota: Santa Clara, Nacional e AVS não entram nestas contas porque não estavam na Liga em 2023/24.