Mais

Balanço da Liga: Estrela da Amadora volta a tremer para garantir a manutenção

Drame tenta chegar à bola perante a oposição de Gonçalo Costa
Drame tenta chegar à bola perante a oposição de Gonçalo CostaRUI MINDERICO/LUSA
O Estrela da Amadora voltou a tremer até à última jornada para garantir a manutenção na Liga portuguesa de futebol, numa época em que nunca esteve mais de cinco pontos acima dos lugares perigosos.

Os tricolores apostaram no regresso a casa do treinador Filipe Martins, mas um terrível início de temporada levou à sua saída ao fim de apenas seis jornadas, com a equipa na penúltima posição da tabela, com dois pontos somados.

O clube da Reboleira não consolidou o ânimo inicial dos adeptos, justificado pela presença do astro Nani no plantel, que apenas durou até pendurar as chuteiras, em dezembro, sem mostrar a qualidade de outrora, numa enorme carreira.

O cargo técnico foi assumido pelo até então diretor desportivo, José Faria, que foi capaz de melhorar um pouco o cenário a abrir, somando logo o primeiro triunfo na estreia e, à 16.ª ronda, a equipa amadorense era 12.ª classificada, com 16 pontos.

Estrela apanhou um susto
Estrela apanhou um sustoFlashscore

O mercado de janeiro também originou muitas alterações na equipa, com a venda de jogadores importantes e a chegada de outros, sem grandes melhorias, como se verificou entre a 16.ª e a 21.ª jornadas, ao somar quatro derrotas e dois empates.

Essa inconsistência de resultados deixou sempre a equipa estrelista em lugares de perigo, já que nunca logrou somar dois triunfos seguidos e o seu melhor registo aconteceu entre a 22.ª e 25.ª jornadas, com um triunfo e três empates.

A vitória na receção ao FC Porto, por 2-0, à 31.ª ronda, parecia deixar o Estrela da Amadora seguro nas contas da permanência a três jornadas do fim, mas as três derrotas a fechar mantiveram a dúvida, salvando-se no 15.º lugar, com 29 pontos.

José Faria lembrou muitas vezes durante a época que o Estrela da Amadora quase nunca teve a possibilidade de repetir um onze de um jogo para outro, face às constantes lesões de jogadores, algo que também se repetiu na época anterior.

A forma recente do Estrela da Amadora
A forma recente do Estrela da AmadoraFlashscore

Deste modo, os futebolistas com mais consistência durante a temporada foram o ala esquerdo Nilton Varela, o médio argentino Bucca ou ainda os avançados Kikas e Rodrigo Pinho, que auxiliaram com seis e cinco tentos, respetivamente.

Os dois pontas de lança foram insuficientes para impedir o pior registo ofensivo do campeonato, com 24 golos, a par do Boavista, com o capítulo defensivo a ser um pouco melhor, com os amadorenses a terem o 12.º melhor registo (50 golos sofridos).