Mais

CA aborda lances revistos no VAR e comunicações dos árbitros a cada duas semanas

CA aborda lances revistos no VAR e comunicações dos árbitros a cada duas semanas
CA aborda lances revistos no VAR e comunicações dos árbitros a cada duas semanasFPF

Os lances revistos no videoárbitro (VAR) e as comunicações dos juízes nos jogos da Liga Portugal e Liga 2 serão abordados a cada duas semanas pelo Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), foi anunciado esta sexta-feira.

Numa nota publicada no sítio oficial do organismo na Internet, horas antes do arranque da 92.ª edição do escalão principal, o órgão presidido por Luciano Gonçalves detalhou um conjunto de medidas para a temporada 2025/26, “seguindo uma política de transparência e de abertura para a explicação dos vários momentos da arbitragem nacional”.

Além da abordagem quinzenal das jogadas reavaliadas através do VAR e dos respetivos áudios nos jogos dos campeonatos profissionais, com início após a segunda jornada, vão ser analisados todas as semanas os vários lances de dificuldade elevada num programa formativo e explicativo no Canal 11, cuja primeira emissão está agendada para 20 de agosto e vai incidir na ronda inaugural.

O CA e a sua direção técnica irão fazer uma avaliação pública de 10 em 10 jornadas, enquanto a apreciação das equipas de arbitragem será divulgada pelo mesmo órgão através da página oficial da FPF, com as métricas de satisfatório, insatisfatório ou bom.

Queremos uma arbitragem mais aberta e transparente e tudo faremos para que os agentes desportivos, mas também os adeptos, compreendam o funcionamento deste CA e os desempenhos das equipas de arbitragem ao longo da época, num posicionamento de abertura e de diálogo constante”, ambicionou Luciano Gonçalves, citado pela FPF.

A edição 2025/26 da Liga arranca esta sexta-feira, a partir das 20:15, com a visita do bicampeão nacional Sporting ao Casa Pia, no Estádio Municipal de Rio Maior, sob arbitragem de Gustavo Correia, da associação do Porto.

Estamos confiantes de que será uma época positiva e que todos os intervenientes vão dar o seu melhor para dignificar os espetáculos, contribuindo dessa forma para um melhor ambiente no futebol português. Desejamos uma boa época a todos os participantes, nos quais se incluem obviamente todos os árbitros e equipas de arbitragem”, finalizou o líder do CA, em funções desde fevereiro, na sequência da eleição de Pedro Proença como sucessor de Fernando Gomes na presidência do organismo regulador nacional da modalidade.