Mais

Candeia que ia atrás alumiou duas vezes: Farense vence Famalicão

Miguel Menino estreou-se a marcar na Liga, fazendo o 2-0 aos 47 minutos
Miguel Menino estreou-se a marcar na Liga, fazendo o 2-0 aos 47 minutosOpta by Stats Perform/LUSA
O Farense venceu este sábado o Famalicão, por 2-1, na 15.ª jornada do campeonato. Foi a primeira vitória fora de portas dos algarvios, que deixaram assim o último lugar da classificação, saltando para o 14.º lugar. Marco Matias, aos 30 minutos, inaugurou o marcador, Miguel Menino ampliou a vantagem aos 47' e, aos 80', de penálti, Óscar Aranda reduziu.

Recorde as incidências da partida

Sem poder contar com Zlobin na baliza, Hugo Oliveira promoveu a estreia na Liga de Carevic, sendo a única troca em relação ao empate (3-3) com o SC Braga. Já o Farense, num dia marcado pelo anúncio da proibição de registar novos contratos, mudou duas peças: Raúl Silva e Paulo Victor foram preteridos por Tozé Marreco, que apostou em Poloni e Cláudio Falcão.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A jogar em casa, o Famalicão desde cedo garantiu o controlo do jogo e, aos 18 minutos, na sequência de um pontapé de canto, criou a primeira ocasião de golo, com Topic a cabecear ao poste da baliza de Ricardo Velho. Respondeu o Farense, aos 23', com Moreno a cabecear para defesa fácil de Carevic.

A verdade é que o Famalicão, depois de ter criado a primeira ocasião de golo, revelava muitas dificuldades em furar o 5x4x1 algarvio, os adeptos iam ficando impacientes e mais ficaram quando, em cima da meia hora, Elves Baldé cruzou e Marco Matias antecipou-se a Gil Dias para, de cabeça, colocar o Farense na frente do marcador.

A partir daí, o Famalicão tentou a receção mas só através de bolas paradas chegou perto da baliza dos algarvios, sem nunca importunar Ricardo Velho até ao intervalo.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Sem substituições em ambas as equipas, a segunda parte abriu com o 2-0 do Farense, na estreia a marcar de Miguel Menino pelos algarvios. Aos 47 minutos, aproveitando um mau alívio da defesa do Famalicão, em mais uma jogada de Marco Matias, Miguel Menino aproveitou a ressaca para, com um remate em arco, apontar o segundo golo da equipa de Faro.

A perder por 0-2, Hugo Oliveira não esperou mais e operou uma dupla alteração, com Rodrigo Pinheiro e Mario González nos lugares de Calegari e Rochinha, aos 52 minutos. Aos 61' foi Zaydou, após cruzamento de Gustavo Sá, a rematar junto ao poste, antes de Aranda, aos 64', chegar atrasado para a emenda, após novo cruzamento.

O Famalicão tentava reagir, Hugo Oliveira acrescentava De Amorim e Sorriso à equipa, nos lugares de Zaydou e Gil Dias, aos 66 minutos, com Tozé Marreco a responder,com Tomané e Álex Bermejo em vez de Marco Matias e Darío Poveda. Aos 75 minutos, num remate acrobático, Mario González ainda ganhou um canto, antes de Tozé Marreco tirar Elves Baldé para apostar em Mehdi Merghem.

Aos 79 minutos, e já depois de Óscar Aranda atirar uma bomba à barra da baliza de Ricardo Velho, Ângelo Neto derrubou Sorriso dentro da área. Na transformação do penálti, aos 80 minutos, Óscar Aranda reduziu a desvantagem e relançou a partida para a reta final.

A partir daí seguiu-se uma fase mais quezilenta do jogo, com vários cartões amarelos e com Tozé Marreco a retirar um dos jogadores condicionados, Miguel Menino, para lançar Filipe Soares aos 88 minutos. Com mais cinco minutos de compensação, foi preciso apelar à capacidade de sofrimento dos algarvios para sair de Famalicão com a primeira vitória fora de casa do campeonato, perante o risco total do Famalicão, com Riccieli a ponta de lança.

Homem do jogo Flashscore: Marco Matias (Farense)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform