Recorde as incidências da partida
Rui Borges apresentou duas novidades em relação ao último onze do Sporting, promovendo os regressos à titularidade de Maxi Araújo e Morita. Mantendo o esquema com três centrais, o treinador dos leões fez baixar Debast para a sua posição de origem, juntando-se a Diomande e Matheus Reis, uma vez que Gonçalo Inácio cumpriu castigo.

Enxurrada com golo
Perante um dilúvio no arranque da partida em Alvalade, respondeu o Sporting com a primeira corrente forte de golo: logo no primeiro minuto, Gyokeres fugiu pela esquerda, serviu Trincão que, acertando mal na bola, deixou-a à disposição de Fresneda, que encheu o pé para inaugurar o marcador.
Aos 12 minutos novamente Gyokeres, de livre, a castigar falta, com amarelo, de Justin de Haas sobre o avançado sueco, a disparar por cima da baliza do Famalicão. Aos 17' respondeu o Famalicão, com Sorriso a cruzar e Rui Silva a ser obrigado a defesa apertada, perante a proximidade de Sejk, antes de Rafa Soares encher o pé, aos 22', de meia distância, para disparar ao lado da baliza dos leões. Ainda antes da meia hora, novamente Rui Silva em evidência, após novo cruzamento de Rafa Soares para cabeceamento forte e colocado de Gustavo Sá, que o guarda-redes do Sporting conseguiu defender.
Outra vez Diomande
Aos 32 minutos Morita cruzou e Fresneda cabeceou para defesa segura de Carevic, antes do contra-ataque do Famalicão, que culminou numa grande penalidade, após Diomande acertar com o braço na cabeça de Sejk. Na conversão do penálti, aos 35 minutos, Aranda restabeleceu a igualdade em Alvalade.
Maxi desperdício
O Sporting tentou reagir e, aos 40 minutos, Quenda cruzou, Gyokeres quase chegou e Carevic foi obrigado a reagir rápido para aliviar o perigo. Aos 45' foi Maxi Araújo, primeiro de pé esquerdo, contra a muralha defensiva e, na recarga, de pé direito, a atirar a rasar o poste direito da baliza do Famalicão. Em cima do intervalo, aos 45+4', uma vez mais Maxi Araújo pertíssimo do 2-1, servido por Gyokeres, mas com Sorriso a conseguir o corte crucial para canto.

Mais um penálti
A segunda parte começou sem alterações em ambas as equipas, e novamente com Maxi Araújo a criar perigo, aos 50', após cruzamento de Trincão, mas com corte para canto de Rodrigo Pinheiro. Respondeu o Famalicão, aos 52', em contra-ataque, com Rodrigo Pinheiro a servir Gustavo Sá, que falhou o remate de primeira, já dentro da área leonina. Aos 53' foi Quenda a rematar cruzado e ao lado, antes de novo remate do jovem extremo, aos 55', desviado por Carevic, com a bola a ainda bater no poste.
Em cima da hora de jogo, Rui Borges tirou Fresneda para apostar em Geny Catamo, com Quenda a derivar para a ala direita em definitivo, e aos 62 minutos, após remate de Gyokeres para Carevic aliviar, Maxi Araújo foi derrubado por Gustavo Sá dentro da área do Famalicão. Miguel Nogueira apontou para a marca de grande penalidade, de onde Gyokeres apontou o 2-1 para o Sporting, aos 64 minutos.
Aos 68' o Sporting ficou perto do 3-1, com grande passe de Quenda para Maxi Araújo, que rematou contra a muralha e, na recarga, Morita a fazer o chapéu, negado pelo corte de Sejk para canto. Aos 71' foi Maxi a atirar cruzamento perigoso, a tentar servir Quenda, com Rafa Soares a cortar para novo canto. Aos 73' Rui Borges tirou Morita, promovendo o regresso de Eduardo Quaresma à competição, com Hugo Oliveira a responder, apostando em Rochinha no lugar de Aranda, aos 75'.
Sofrer com dez até Catamo
Aos 80 minutos Debast foi derrubado por Topic, o próprio belga bateu o livre, à figura de Carevic, e na resposta Gustavo Sá foi derrubado por Maxi Araújo, numa entrada dura, que valeu a expulsão direta do ala uruguaio do Sporting. Gustavo Sá saiu mesmo, aos 85', para a entrada de Elisor, e aos 87' valeu ao Sporting Rui Silva, a desviar para canto o remate de Sorriso. O extremo do Famalicão sairia logo depois, para a entrada de Gil Dias, mas seria mesmo o leão a respirar de alívio, aos 88 minutos, com mais uma jogada de Gyokeres, desta vez pela direita, a servir Geny Catamo, que só teve de encostar para o 3-1.
Já dentro dos seis minutos de compensação, Rui Borges lançou Eduardo Felicíssimo, Ricardo Esgaio e Harder, tirando Geovany Quenda, Hjulmand e Francisco Trincão. A vitória estava no bolso, o leão é mais primeiro e coloca pressão no Benfica, que visita o Rio Ave este domingo, antes da paragem para as seleções.

Homem do jogo Flashscore: Viktor Gyokeres (Sporting)
