O procedecimento surge na sequência da participação da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) sobre as habilitações de João Pereira, depois de o técnico ter sucedido a Ruben Amorim.
Neste processo, ficam ainda incluídos os nomes de Tiago Teixeira (treinador adjunto que no papel assume o cargo de treinador principal) e da SAD do Sporting.
O Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) prevê, no artigo 96.º-A, sanção de multa, que pode ir aumentando com o tempo, para um clube que apresenta um quadro técnico sem habilitações mínimas.
Leia o comunicado na íntegra:
"Instauração de processo disciplinar a João Pedro da Silva Esmail Pereira, a Tiago Filipe Monteiro Teixeira e à Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD, por deliberação da Secção Profissional, de 03 de dezembro de 2024, tendo por objeto apuramento de factualidade participada relativamente a quadro técnico e habilitações de treinadores, na sequência de participação disciplinar apresentada pela Associação Nacional dos Treinadores de Futebol.
O processo foi enviado, dia 04 de dezembro de 2024, à Comissão de Instrutores da Liga Portugal, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução".