Mais

De Sorriso rasgado na rota de fuga: Famalicão vence Rio Ave e isola-se no 9.º lugar

Sorriso fez o golo da vitória do Famalicão aos 19 minutos
Sorriso fez o golo da vitória do Famalicão aos 19 minutosOpta by Stats Perform/LUSA
O Famalicão venceu esta segunda-feira o Rio Ave, no jogo que encerrou a 25.ª jornada do campeonato. Sorriso, aos 19 minutos, marcou o golo que permitiu à formação de Hugo Oliveira isolar-se no 9.º lugar, agora com 34 pontos, mais cinco que os vilacondenses.

Recorde as incidências da partida

Depois da derrota na Madeira, diante do Nacional (2-1), Hugo Oliveira promoveu o regresso de Gustavo Sá ao onze do Famalicão, após castigo, em detrimento de Mirko Topic. Já do lado do Rio Ave, após o triunfo diante do SC Braga, Petit manteve as mesmas escolhas iniciais.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A jogar em casa, o Famalicão entrou ao ataque e logo aos 5 minutos Miszta brilhou, negando o 1-0 a Aranda. Aos 7' novamente o guarda-redes polaco dos vila-condenses em evidência, parando o remate de Justin de Haas. Aos 11' foi Sorriso, da zona de penálti, a atirar para nova defesa de elevado grau de dificuldade de Miszta, que nada pôde fazer diante do mesmo protagonista, aos 19 minutos: grande cruzamento de Rafa Soares e Sorriso, na cara de Miszta, a inaugurar o marcador.

Aos 35 minutos o Famalicão esteve perto do segundo, novamente com Sorriso na jogada, a libertar para Rodrigo Pinheiro, que disparou à barra. Aos 37' André Luiz esboçou uma reação do Rio Ave, com remate ao lado.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Petit mexeu ao intervalo, lançou Tiago Morais e Martim Neto e, logo aos 47 minutos, o Rio Ave ameaçou o empate, com Clayton a picar a bola sobre Carevic e Justin de Haas, em cima da linha, a evitar o 1-1. Respondeu o Famalicão, aos 50', remate de Aranda a rasar a barra da baliza de Miszta, e aos 53', com Sorriso a cruzar e Gustavo Sá, sozinho, a errar o cabeceamento, antes de nova tentativa, aos 58', que passou perto da barra.

Em cima da hora de jogo, mais uma ocasião de golo do Rio Ave, com Aguilera a servir Olinho, que rematou junto ao poste da baliza de Carevic, com Tiago Morais a quase chegar para o desvio. Aos 63' foi Martim Neto, de meia distância, para mais uma tentativa dos vila-condenses, que saiu perto. Hugo Oliveira não gostava do que via e, os 66 minutos, tirou De Amorim e Sejk para lançar Mirko Topic e Elisor. Respondeu Petit, aos 68', com Bakoulas no lugar de Olinho.

Aos 72 minutos Rafa Soares, que serviu Sorriso para o 1-0, assistiu Gustavo Sá, que rematou de primeira para nova defesa vistosa de Miszta. Na sequência do canto, foi De Haas a rematar para nova intervenção do guardião polaco, antes de aos 75 minutos o Famalicão acertar a segunda bola nos ferros, com Topic a disparar à barra da baliza do Rio Ave. Para o último quarto de hora Hugo Oliveira apostou em Rochinha no lugar de Aranda, com Petit a arriscar na reta final, tirando Panzo e Aguilera para lançar Omar Richards e Zoabi. Para os últimos minutos, Hugo Oliveira tirou Sorriso e Gustavo Sá, lançando Samuel Lobato e Gil Dias, e aos 89 minutos foi Martim Neto a ameaçar novamente o 1-1, com Carevic a evitar males maiores.

Perante os três minutos de compensação, e apesar do forcing final do Rio Ave, o Famalicão conseguiu conservar a vantagem mínima e, assim, abrir cinco pontos de vantagem sobre os vilacondenses na tabela classificativa.

Homem do jogo Flashscore: Sorriso (Famalicão)

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform