Show do Estoril na Reboleira
Houve um momento em que a continuidade de Ian Cathro chegou a ser colocada em causa pela crítica, mas quem tem acompanhado o Estoril nos últimos jogos dificilmente consegue sustentar esse cenário.
É verdade que os canarinhos beneficiaram da expulsão de Abraham Marcus, do Estrela da Amadora, ainda na primeira parte, mas isso não retira mérito ao espetáculo apresentado na Reboleira (0-5). Com João Carvalho (figura da jornada para o Flashscore) a assumir o papel de maestro, o Estoril controlou o jogo, impôs o seu futebol e construiu uma goleada sem margem para discussão.
Regresso de Geny
Rui Borges sorri com o regresso de Geny. O internacional moçambicano voltou da Taça Africana das Nações (CAN) em grande plano e o triunfo tranquilo do Sporting na receção ao Casa Pia (3-0) teve a assinatura do camisola 10 dos leões.
Solto e inspirado, Geny fez a diferença em campo e consolidou o seu estatuto de peça-chave no ataque dos leões.

Hornicek adensa crise dos penáltis do Tondela
Nem sempre os grandes guarda-redes se medem pelo volume de defesas acumuladas, mas pela capacidade de surgir no instante decisivo para resolver os raros problemas criados pelo adversário. Foi precisamente isso que Hornicek fez em Tondela (0-1).
O guardião checo realizou apenas duas intervenções ao longo do encontro, mas apareceu no momento-chave ao defender a grande penalidade cobrada por Hugo Félix, transmitindo a confiança necessária para que a sua equipa mantivesse a ambição e fosse à procura da vitória... que chegou.
Além disso, com esta defesa do guardião bracarense, o Tondela viu aumentar para cinco o número de grandes penalidades desperdiçadas na presente temporada. É caso de estudo.
Arouca aproveita luz da lanterna-vermelha
O Arouca sorriu pela primeira vez em 2026. A equipa orientada por Vasco Seabra aproveitou a deslocação ao terreno do AFS (0-1), que continua sem vencer nesta edição do Campeonato, ao fim de 18 jornadas, para somar três pontos preciosos e ganhar distância em relação à zona de despromoção.
Um triunfo de enorme importância, que pode funcionar como impulso anímico para os desafios que se avizinham. A caminhada será exigente, mas a luta promete ser travada até ao fim.

Europeu Santa Clara segue sem vencer em 2026
Se o Arouca celebrou o primeiro triunfo do ano, o Santa Clara continua sem saber o que é vencer em 2026.
A época arrancou com o entusiasmo dos jogos europeus nos Açores, mas, desde então, o percurso tem sido tudo menos simples. A equipa orientada por Vasco Matos tarda em encontrar estabilidade e vê-se agora envolvida numa luta indesejada: a da manutenção.

