Destaques da jornada: Dérbi lisboeta sorri ao Dragão, Clayton afasta nuvens cinzentas no Rio Ave

Alan Varela sorri com Deniz Gül
Alan Varela sorri com Deniz GülFC Porto

Ao fim de cada jornada, é altura de balanços. Nesta rubrica, o Flashscore destaca os principais pontos positivos e negativos da ronda na Liga Portugal, desde os jogadores que surpreenderam aos que comprometeram. Sem esquecer momentos que marcaram o fim de semana futebolístico em solo nacional.

FC Porto ganhou o... dérbi

Os dois velhos rivais de Lisboa abriram a 13.ª jornada, e o resultado não foi bom para ninguém... Calma, foi bom para o FC Porto. Os dragões tiraram o máximo proveito do empate entre Benfica e Sporting e, graças à vitória em Tondela (0-2), reforçaram a liderança.

Os azuis e brancos têm agora mais cinco pontos do que o Sporting e oito em relação ao Benfica, uma vantagem confortável para uma equipa que soma 12 vitórias e um empate nas 13 jornadas inaugurais da Liga.

E é desta “crise” que se fala no FC Porto de Farioli. Bela crise.

FC Porto reforçou liderança
FC Porto reforçou liderançaFlashscore

SC Braga marca posição no Minho

Chegou a haver algumas dúvidas sobre a capacidade de Carlos Vicens para ter êxito no comando técnico do SC Braga, mas os últimos resultados vieram dar razão ao tempo.

A vitória no último fim de semana, na visita ao Famalicão (1-2), reforçou o bom momento do conjunto bracarense, que continua em todas as competições. Os lugares europeus estão agora apenas a dois pontos de distância.

Um festival de golos na Amoreira

"Are you not entertained?" A mítica frase do filme Gladiador assenta na perfeição a este Estoril - Moreirense, que terminou com um empate (3-3), a contar para a jornada 13 da Liga Portugal. Foi desta forma que o jornalista Hugo Filipe Martins catalogou este encontro e não há muito mais a acrescentar.

De facto, o duelo entre Estoril e Moreirense foi um verdadeiro espetáculo dentro do espetáculo - golos para todos os gostos e emoção até ao último minuto.

Clayton esconde os problemas em Vila do Conde

Clayton Silva continua determinado em provar que os números extraordinários da época passada não foram obra do acaso. O avançado brasileiro bisou na vitória do Rio Ave na visita ao lanterna-vermelha AFS (1-2), igualando Pavlidis na liderança da lista de melhores marcadores do campeonato, com dez golos.

No total - e para se perceber a dimensão deste registo - Clayton soma dez dos 17 golos marcados pelo conjunto de Vila do Conde na Liga.

Um momento feliz para Clayton, numa semana em que há poucos motivos para sorrir no Rio Ave. A SAD, liderada por Evangelos Marinakis, proprietário do Nottingham Forest e do Olympiacos, decidiu despedir cerca de quatro dezenas de trabalhadores do emblema português. Triste.

Os números de Clayton Silva
Os números de Clayton SilvaFlashscore

Chicote ainda não funciona na Liga

Gonçalo Brandão até começou a sua passagem pelo Casa Pia com um empate surpreendente no Estádio da Luz, frente ao Benfica (2-2), e uma vitória convincente em Alpendorada (0-3), para a Taça de Portugal. No entanto, o seu “chicote” não tem surtido efeito no campeonato.

Depois da derrota caseira diante do Alverca (0-2), os gansos voltaram a perder, desta vez na visita ao Santa Clara (1-0), e desceram mais alguns lugares na tabela classificativa. Não está fácil.

A forma recente do Casa Pia
A forma recente do Casa PiaFlashscore