O adeus a Jorge Costa
O falecimento de Jorge Costa marcou o mês de agosto no futebol nacional e o arranque da jornada da Liga Portugal, levando, desde logo, ao adiamento do FC Porto - Vitória SC, mas pode dizer-se que o "Bicho" teve direito a despedidas dignas dentro e fora de campo.
Na generalidade dos estádios, chegou a surpreender o silêncio no minuto de homenagem que antecedeu cada uma das partidas. Se normalmente o silêncio é substituído por palmas nos jogos em Portugal, desta vez não foi assim. Uma prova do respeito que Jorge Costa mereceu da parte de (quase) todos.
Claro que a maior homenagem aconteceu no Estádio do Dragão, desde logo nas camisolas do FC Porto. De forma inédita, os dragões entraram em campo com o número 2 em ponto pequeno, em referência à camisola 2 de Jorge Costa. As dedicatórias e as lágrimas de Diogo Costa no final da partida mostram o significado do eterno "Bicho" no clube azul e branco.
Espaço para Trezza
Alfonso Trezza não é propriamente um nome novo a despontar em Arouca, mas ainda procura a afirmação na Liga Portugal e entrou com tudo para a nova época.
Depois de assumir a titularidade em 2024/25, o uruguaio chegou motivado pelo estatuto atribuído por Vasco Seabra e saiu da partida com o AFS como o herói do jogo, com dois golos e uma assistência. Está já a quatro tentos de igualar o registo da época passada.
Reforços mostraram-se
O mês de agosto ainda não é o ideal para ver os reforços da maioria das equipas a fazerem a diferença, mas esta época começou bem para as caras novas da Liga Portugal.
Começando pelos mais desconhecidos, o sul-coreano Lee Hyun-ju deu sinais de mais uma prova de mérito no scouting do Arouca. No Estrela, a promessa Ianis Stoica saiu do banco para dar um ponto ao conjunto tricolor e Marezi já festeja à Gyökeres com a camisola do Alverca. Nota ainda para os excelentes indicadores dados por Martín Fernandez nos flancos do Gil Vicente.
Quanto às contratações de topo, destaque para a estreia a marcar de Pau Victor, o reforço mais caro da história do SC Braga, para a boa exibição de Luis Suárez (leia a análise aqui) e para a já clara liderança de Jan Bednarek na defensiva do FC Porto.
Fama europeia serve de alerta
Numa ronda sem grandes notas individuais pela negativa, destacamos a derrota (3-0) pesada do Santa Clara, em Famalicão.
É certo que esta é apenas a primeira jornada da Liga Portugal e que o conjunto nortenho deverá ser candidato à luta europeia, mas além do resultado ficou uma exibição pobre do Santa Clara em Famalicão.

No meio de uma eliminatória europeia que aparenta estar controlada, o desaire serve de alerta para a turma de Vasco Matos. Num passado recente, equipas portuguesas que participaram nas competições europeias passaram por dificuldades na Liga Portugal. Algumas chegaram mesmo a descer de divisão!
