Recorde as incidências da partida
Sem poder contar com Sandro Cruz, baixa de última hora devido a lesão muscular, Bruno Pinheiro mexeu três peças em relação ao onze que venceu o Farense, preterindo Fujimoto, além do lesionado Sithole, para apostar em Kazu, Cáseres e Santi García. Já do lado do Sporting, João Pereira apostou em Harder a titular, recuando Geovany Quenda para a ala direita, em detrimento de Geny Catamo, trocando ainda Matheus Reis por Diomande na defesa.

Campo demorou a esticar
Rapidamente se percebeu que Mory Gbane, jogando como médio defensivo, iria recuar por entre os centrais do Gil Vicente, numa marcação individual a Gyokeres, alargando a linha defensiva a cinco unidades. E foi Gbane que, aos 10 minutos, negou o golo, de cabeça, ao avançado sueco do Sporting, na primeira oportunidade da partida, após cruzamento da esquerda de Maxi Araújo.
Pouco depois, Debast trocou de flanco com Eduardo Quaresma, ficando o português do lado esquerdo do trio de centrais, mas apenas de forma momentânea, antes do Gil Vicente visar pela primeira vez a baliza de Franco Israel, ao quarto de hora, com Josué a cabecear muito desviado após um livre direto. Aos 18' nova tentativa de Gyokeres, com remate em arco, e a bola a sair perto do poste da baliza de Andrew.
A partir dos 20 minutos começou a ver-se mais Gil Vicente, subindo as linhas, com Santi García a deixar um aviso, aos 25 minutos, com remate à figura de Franco Israel. Só aos 42 minutos se voltou a ver Sporting, uma vez mais por Gyokeres, novamente de cabeça, servido por Quenda, mas para defesa fácil de Andrew.

Um defesa para mudar o ataque
Para a segunda parte João Pereira lançou Matheus Reis no lugar de Eduardo Quaresma, e o Sporting melhorou. Gyokeres, na segunda arrancada, aos 53 minutos, cruzou mas Harder surgiu cedo demais para o desvio. Aos 55' mais uma arrancada do sueco, a cair dentro da área com Mory Gbane. André Narciso mandou seguir. Aos 62', num livre de Quenda, Hjulmand quase chegou para o desvio de cabeça, com Andrew nas costas.
Aos 66 minutos autêntico calafrio na área do Sporting, com cruzamento perigoso de Félix Correia, sem ninguém a chegar para o desvio. Logo depois João Pereira voltou a mexer, lançando Geny Catamo no lugar de Quenda. Segundos depois, foi Andrew a voar para negar o 0-1 no cabeceamento de Harder. Respondeu Bruno Pinheiro, a partir do banco, lançando Castillo e Fujimoto em vez de Santi García e Mboula, ambos amarelados.
Aos 70' foi Geny Catamo, de meia distância, a testar Andrew, antes de Kazu cair, em dificuldades, e ser substituído por Mutombo, aos 74 minutos. Aos 75' o mesmo Mutombo, após canto de Catamo, viu Harder acreditar, desviar e conseguiu o corte com Gyokeres perto para tentar o desvio para golo.
Penálti revertido
O Sporting apertava o cerco e, aos 77 minutos, Debast penetrou dentro da grande área do Gil Vicente, ultrapassou Mutombo e acabou por cair em lance com Rúben Fernandes. André Narciso apontou para a marca da grande penalidade mas, chamado ao VAR, foi rever o lance e reverteu a decisão, num lance em que apitou numa altura em que Trincão rematou para golo.
Aos 81 minutos, novamente Andrew em evidência, parando os remates de Geny Catamo, primeiro, e de Catamo, depois, desviando para canto, altura em que Pablo e João Teixeira substituíram Cáseres e Jorge Aguirre. Respondeu João Pereira, lançando o jovem Mauro Couto no lugar de Maxi Araújo.
Nos oito minutos de compensação Félix Correia, aos 90+4', obrigou Franco Israel a ir ao relvado e ceder canto, antes de Rúben Fernandes derrubar Catamo, ver amarelo e, aos 90+8', ver Catamo rematar por cima, sem qualquer perigo.

Homem do jogo Flashscore: Andrew (Gil Vicente)
