Mais

Deu galo e leão perdeu o poleiro da liderança: Gil Vicente e Sporting empatam

Atualizado
Andrew esteve intransponível em Barcelos
Andrew esteve intransponível em BarcelosOpta by Stats Perform/AFP
O Sporting empatou, este domingo, a zero, diante do Gil Vicente, em jogo da 15.ª jornada do campeonato. Em Barcelos, com oito lesionados, o leão bateu contra o muro do galo, permitiu ao FC Porto igualar os 37 pontos, na liderança, e pode ver-se ultrapassado pelo Benfica, amanhã, a uma semana do dérbi em Alvalade.

Recorde as incidências da partida

Sem poder contar com Sandro Cruz, baixa de última hora devido a lesão muscular, Bruno Pinheiro mexeu três peças em relação ao onze que venceu o Farense, preterindo Fujimoto, além do lesionado Sithole, para apostar em Kazu, Cáseres e Santi García. Já do lado do Sporting, João Pereira apostou em Harder a titular, recuando Geovany Quenda para a ala direita, em detrimento de Geny Catamo, trocando ainda Matheus Reis por Diomande na defesa.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Campo demorou a esticar

Rapidamente se percebeu que Mory Gbane, jogando como médio defensivo, iria recuar por entre os centrais do Gil Vicente, numa marcação individual a Gyokeres, alargando a linha defensiva a cinco unidades. E foi Gbane que, aos 10 minutos, negou o golo, de cabeça, ao avançado sueco do Sporting, na primeira oportunidade da partida, após cruzamento da esquerda de Maxi Araújo.

Pouco depois, Debast trocou de flanco com Eduardo Quaresma, ficando o português do lado esquerdo do trio de centrais, mas apenas de forma momentânea, antes do Gil Vicente visar pela primeira vez a baliza de Franco Israel, ao quarto de hora, com Josué a cabecear muito desviado após um livre direto. Aos 18' nova tentativa de Gyokeres, com remate em arco, e a bola a sair perto do poste da baliza de Andrew.

A partir dos 20 minutos começou a ver-se mais Gil Vicente, subindo as linhas, com Santi García a deixar um aviso, aos 25 minutos, com remate à figura de Franco Israel. Só aos 42 minutos se voltou a ver Sporting, uma vez mais por Gyokeres, novamente de cabeça, servido por Quenda, mas para defesa fácil de Andrew.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Um defesa para mudar o ataque

Para a segunda parte João Pereira lançou Matheus Reis no lugar de Eduardo Quaresma, e o Sporting melhorou. Gyokeres, na segunda arrancada, aos 53 minutos, cruzou mas Harder surgiu cedo demais para o desvio. Aos 55' mais uma arrancada do sueco, a cair dentro da área com Mory Gbane. André Narciso mandou seguir. Aos 62', num livre de Quenda, Hjulmand quase chegou para o desvio de cabeça, com Andrew nas costas.

Aos 66 minutos autêntico calafrio na área do Sporting, com cruzamento perigoso de Félix Correia, sem ninguém a chegar para o desvio. Logo depois João Pereira voltou a mexer, lançando Geny Catamo no lugar de Quenda. Segundos depois, foi Andrew a voar para negar o 0-1 no cabeceamento de Harder. Respondeu Bruno Pinheiro, a partir do banco, lançando Castillo e Fujimoto em vez de Santi García e Mboula, ambos amarelados.

Aos 70' foi Geny Catamo, de meia distância, a testar Andrew, antes de Kazu cair, em dificuldades, e ser substituído por Mutombo, aos 74 minutos. Aos 75' o mesmo Mutombo, após canto de Catamo, viu Harder acreditar, desviar e conseguiu o corte com Gyokeres perto para tentar o desvio para golo.

Penálti revertido

O Sporting apertava o cerco e, aos 77 minutos, Debast penetrou dentro da grande área do Gil Vicente, ultrapassou Mutombo e acabou por cair em lance com Rúben Fernandes. André Narciso apontou para a marca da grande penalidade mas, chamado ao VAR, foi rever o lance e reverteu a decisão, num lance em que apitou numa altura em que Trincão rematou para golo.

Aos 81 minutos, novamente Andrew em evidência, parando os remates de Geny Catamo, primeiro, e de Catamo, depois, desviando para canto, altura em que Pablo e João Teixeira substituíram Cáseres e Jorge Aguirre. Respondeu João Pereira, lançando o jovem Mauro Couto no lugar de Maxi Araújo.

Nos oito minutos de compensação Félix Correia, aos 90+4', obrigou Franco Israel a ir ao relvado e ceder canto, antes de Rúben Fernandes derrubar Catamo, ver amarelo e, aos 90+8', ver Catamo rematar por cima, sem qualquer perigo.

Estatísticas e destaques individuais da partida
Estatísticas e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Andrew (Gil Vicente)

Os números de Andrew
Os números de AndrewOpta by Stats Perform/Profimedia