Os quatro jogadores lutam pelo principal galardão da 37.ª edição da cerimónia, a primeira sob presidência de André Villas-Boas, que distinguirá as principais figuras do universo azul e branco na última época, em 03 de dezembro, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto.
Em 2023/24, o guarda-redes Diogo Costa, o médio defensivo argentino Alan Varela, o centrocampista espanhol Nico González e o extremo Francisco Conceição ajudaram os dragões a conquistarem a Taça de Portugal pela 20.ª vez, e terceira consecutiva.
Os três primeiros mantêm-se no plantel agora comandado por Vítor Bruno, enquanto Francisco Conceição, filho do ex-treinador portista Sérgio Conceição, que venceu 11 troféus pelo clube entre 2017 e 2024, foi emprestado em agosto aos italianos da Juventus.
Além do prémio de futebolista do ano, conquistado no ano passado pelo extremo brasileiro Pepê, os sócios do FC Porto vão decidir as categorias de atleta das modalidades de pavilhão e de associado através de um portal digital criado para esse efeito pelos dragões.
A zona 4 brasileira Victória Alves, bicampeã nacional de voleibol feminino, o avançado francês Carlo Di Benedetto, vencedor do campeonato, da Taça de Portugal e da Taça Continental de hóquei em patins, o andebolista Rui Silva e o poste e capitão Miguel Queiroz, que arrebatou a Taça de Portugal de basquetebol, concorrem ao galardão das modalidades.
Já Dora Caeiro, mulher com maior antiguidade de filiação no FC Porto, José Conceição, José Pires e António Lourenço, estão nomeados para o prémio de sócio, um dos vários a serem atribuídos na gala anual dos Dragões de Ouro, que foi estreada em 1986, sob a presidência de Pinto da Costa, antecessor de André Villas-Boas e atual líder honorário do clube.