Mais

Direção Executiva da Liga Portugal faz balanço dos primeiros seis meses de liderança

Direção Executiva da Liga Portugal
Direção Executiva da Liga Portugal Liga Portugal

Desde a tomada de posse a 16 de abril, a nova Direção Executiva da Liga Portugal tem consolidado um ciclo de trabalho assente em eficiência, proximidade e inovação. Nestes seis meses, o balanço é expressivo, focado no reforço da valorização das competições profissionais.

Neste período, a Liga Portugal promoveu mais de 15 grandes eventos que reforçaram a centralidade do seu papel no ecossistema desportivo nacional. Entre eles, as cerimónias de Campeão Liga Betclic e Liga Meu Super, o Kick-Off (sorteio das competições profissionais), uma Cimeira de Presidentes, o lançamento da nova bola de competição, a 30.ª Ação de Delegados, a inauguração dos painéis solares Greenvolt, a prova Liga Portugal Legends, o Open Day das Sociedades Desportivas e o Workshop Safety & Security, que reuniu representantes da UEFA, APCVD, forças de segurança e Sociedades Desportivas. O Arena Liga Portugal foi ainda palco de eventos de referência como a Final Nacional do Red Bull Four 2 Score, a cerimónia de entrega de diplomas das Pós-Graduações e cinco Assembleias Gerais.

No plano desportivo e estratégico, a Direção Executiva tem vindo a preparar o projeto Meta 2028, que visa reforçar a competitividade, a qualidade de jogo e a disciplina, capacitando as equipas para as exigências das provas europeias. O objetivo é claro: colocar Portugal no sexto lugar do ranking UEFA até ao final da época 2027/28.

A área comercial regista resultados assinaláveis, com 1,2 milhões de euros imediatos em new business e seis novas áreas de atuação (imobiliário, frota automóvel, telecomunicações, alimentar, eletrodomésticos e fintech). Fruto de mais de 50 reuniões com propósito comercial, foram formalizadas parcerias com marcas de prestígio como Haier, Hyundai, Mondelez, WTF e Zome.

No processo de centralização dos direitos audiovisuais, a entrega à Autoridade da Concorrência da proposta de modelo de comercialização, antecipada em 11 meses, após intenso trabalho técnico e um roadshow junto de todas as nossas Sociedades Desportivas, demonstra todo o compromisso com o estabelecido no Decreto-Lei n.º 22-B/2021.

A nível institucional, a Direção manteve diálogo com a Federação Portuguesa de Futebol, com as Associações Distritais e Regionais, além de vários encontros com o Governo e forças de segurança nacionais (PSP, GNR, SIS, Polícia Judiciária, APCVD e ASAE). Marcou presença ao longo deste período em diversas conferências e fóruns internacionais, em países como Arábia Saudita, Espanha e Reino Unido, articulando o seu trabalho com a European Leagues. Foram também realizadas reuniões estratégicas com a LaLiga (Espanha), Ligue 1 (França), Serie A (Itália), Danish Superligaen (Dinamarca), JLeague (Japão), as ligas da Guiné-Bissau e Angola, assim como contactos com vários agentes do futebol do Brasil.

No domínio financeiro, a política de rigor e eficiência permitiu reduções significativas, entre as quais destacamos: 210 mil euros em contratos de fornecimento e 465 mil euros na reformulação de eventos. No total, as medidas de otimização e renegociação de contratos representaram uma poupança superior a 700 mil euros.

Na vertente promocional, também muito tem sido feito para manter o crescimento e impacto da marca Liga Portugal. As iniciativas incluíram a realização de Campo de Férias e mais de mil visitantes no Dia da Criança ao Arena Liga Portugal, assim como forte presença nos principais festivais do País (NOS Alive, Festival Panda e Festival Continente). A recente Creators Cup registou recorde de assistências, além da transmissão televisiva em direto. 

As ações de envolvimento e inovação foram igualmente marcantes: parceria com o IPDJ para um programa de voluntariado ao serviço das Sociedades Desportivas, que conta com número recorde de inscritos (545); nomeação de 22 novos Embaixadores (elevando o total para 52); implementação de Fan Zones em dias de jogo; lançamento da Fantasy Liga Portugal Betclic, que conta mais de 70 mil equipas; e um crescimento digital expressivo, com mais 220 mil seguidores nas redes sociais, 100 mil utilizadores da APP Liga Portugal , resultando no fim de semana com maior alcance de sempre, superando os 20 milhões de utilizadores e 40 milhões de impressões. A Liga TV aumentou a sua base de subscritores em 32 por cento, com destaque para a inovação dos conteúdos — como a introdução de bodycam no árbitro e jogos de pré-época transmitidos em direto.

A Fundação do Futebol reforçou o seu papel social com 41 reuniões com parceiros, 17 eventos realizados, cinco footparks inaugurados e duas campanhas de sensibilização nacional: Dia Mundial do Coração e Outubro Rosa, além da presença na Volta a Portugal em Bicicleta.

A Liga Portugal Business School teve igualmente um semestre marcante. Firmou protocolos de estágios com as Sociedades Desportivas e Associações Distritais, estabeleceu contactos para reconhecimento de MBA, projeto que está a ser desenvolvido em conjunto com a LaLiga. Estão ainda em curso novas colaborações com a NOVA SBE, Universidade Fernando Pessoa e GAPP, abrangendo áreas como segurança, saúde e performance. No período entre junho e agosto, foram certificados 732 agentes desportivos, um recorde absoluto.

E o LP LAB, situado no Arena, consolidou-se como espaço de inovação: 45 entidades contactadas, 30 reuniões realizadas, 10 eventos externos organizados e 15 parcerias formalizadas.

Seis meses depois, a nova Direção Executiva da Liga Portugal apresenta um balanço de progresso sustentado, traduzido em resultados concretos, eficiência e inovação. Um trabalho diário que confirma o compromisso de valorizar o Futebol Profissional, dentro e fora das quatro linhas, com uma visão centrada na sustentabilidade, na transparência e no futuro do jogo.