Do verde da 1.ª parte ao vermelho de Rúben Semedo: AFS e Nacional empatam

Jaume Grau perante Liziero
Jaume Grau perante LizieroOpta by Stats Perform/LUSA

AFS e Nacional empataram a dois golos, este domingo, em jogo da 15.ª jornada da Liga Portugal. Na estreia de João Henriques no banco, a equipa das Aves foi para intervalo a vencer por 2-0, com golos de Tomané e Tunde, mas Zé Vítor e Chuchu Ramírez, em dez minutos, empataram a partida, antes de Rúben Semedo ser expulso, aos 70', deixando o AFS reduzido a dez até final da partida.

Recorde as incidências da partida

Na sua estreia no comando técnico do AFS, João Henriques fez várias alterações no onze que venceu, na Taça de Portugal, o Vitória SC (0-1), em jogo orientado por Armando Roriz. Aderlan, Rivas, Tiago Galleto, Gustavo Mendonça, Jordi e Diego Duarte saíram do onze avense, dando o lugar a Devenish, Ruben Semedo, Kiki, Pedro Lima, Tomané e Oscar Perea. Já do lado do Nacional, Tiago Margarido apresentou três novidades em relação à formação que venceu o Tondela, perante os castigos de Deivison e Leo Santos, e a ausência de Witi, na CAN.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Perante intensa chuva, o primeiro remate pertenceu ao AFS, aos 3', com Pedro Lima a rematar ao lado, antes de, na sequência de um livre direto, obrigar Kaique, aos 9', a defender para canto. Respondeu o Nacional, aos 18', com Chuchu Ramírez a atirar à figura de Simão Bertelli.

Já depois de Oscar Perea, aos 31', ter rematado por cima, aos 35 minutos, em novo erro de Zé Vítor, Tomané roubou a bola ao central e, isolado na cara de Kaique, rematou para o 1-0, estreando-se a marcar na Liga Portugal.

Aos 38 minutos, na sequência de um canto, Tomané quase bisou, com o desvio a embater na barra da baliza dos insulares. Mas o 2-0 chegou mesmo, ainda antes do intervalo, quando Tunde, aos 44 minutos, recebeu na direita, derivou para o meio e rematou cruzado, em arco, para bater Simão Bertelli e assinar, em estilo, o 2-0.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Para a segunda parte Tiago Margarido, treinador do Nacional que ficou na bancada a cumprir castigo, lançou José Gomes e Labidi, nos lugares de Vallier e Matheus Dias. A reação insular, de resto, foi imediata, e aos 51 minutos Zé Vítor redimiu-se do erro no segundo golo do AFS, reduzindo o marcador na ressaca de um cruzamento para a área avense, enchendo o pé esquerdo para bater Simão Bertelli e assinar o 2-1.

Aos 56 minutos foi Oscar Perea a conquistar um canto para o AFS, depois do remate ter desviado na defensiva insular, antes da resposta do Nacional, aos 58', com Paulinho Boia a atirar para bela defesa de Bertelli.

Aos 61', após um lance de insistência, com Simão Bertelli ainda a defender a bola junto ao poste, surgiu Chuchu Ramírez para o desvio, assinando o 2-2 e restabelecendo a igualdade na Vila das Aves, o 9.º golo esta temporada para a sua conta pessoal.

Aos 66 minutos Diogo Spencer rematou junto à barra da baliza do Nacional, antes de Kaique parar o remate de Tunde, aos 67'. O AFS tentava reagir aos dois golos sofridos e, aos 68', João Henriques acrescentou Diego Rivas e Rafael Barbosa ao jogo, tirando Oscar Perea e Kiki Afonso.

Aos 71', porém, a missão do AFS complicou-se, e muito, com João Gonçalves a ser chamado ao VAR, por Manuel Oliveira, para rever uma entrada de Rúben Semedo sobre Chuchu Ramírez, alterando o amarelo para vermelho direto ao central avense.

Com mais um jogador em campo, o Nacional foi em busca da reviravolta e, aos 74 minutos, Zé Vítor rematou à meia volta, com a bola a sair junto ao poste. Respondeu o AFS, aos 79', com Tomané a responder ao livre de Rafael Barbosa com um remate enrolado e para fora.

A dez minutos do final João Henriques apostou em Gustavo Assunção e Aderllan Santos, nos lugares de Jaume Grau e Pedro Lima, com Tiago Margarido a responder com Nourani e Lucas João, em vez de Miguel Baeza e Pablo Juan. Aos 84 minutos foi Jordi Escobar a cartada do treinador do AFS, retirando a referência ofensiva Tomané, antes de Simão Bertelli voltar a dar nas vistas, aos 86', parando o remate de Chuchu Ramírez. Já dentro dos sete minutos de compensação, Tiago Margarido esgotou as substituições, lançando André Sousa no lugar de Liziero. Aos 90+6 minutos o Nacional ainda ficou a pedir penálti, num lance entre Aderllan e Labidi, mas João Gonçalves marcou seguir, e na sequência desse lance o mesmo Labidi cabeceou ao lado, na última ocasião para o Nacional dar a volta ao marcador.

Com este empate o AFS continua sem vencer no campeonato, somando agora 4 pontos, no último lugar da tabela, enquanto o Nacional é 12.º, com 16 pontos.

Homem do jogo Flashscore: Diogo Spencer (AFS)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform