"Queria agradecer ao senhor presidente e aos sócios pela sua votação, assim como aos meus companheiros e à equipa técnica. Sem eles não era possível, com todas as dicas e aprendizagens que nos tornam melhores jogadores. Sinto o carinho dos sócios, é um orgulho enorme fazer parte disto, é um orgulho poder representar este clube. Dedico este Dragão à minha família, que é o meu maior suporte", disse Diogo Costa no palco da cerimónia.
Já Galeno, extremo internacional brasileiro de 27 anos, foi eleito o Atleta do Ano.
"Antes de mais queria primeiro agradecer a Deus por um prémio destes tão importante. Dou sempre o meu melhor pelo FC Porto. Quero agradecer à equipa técnica jogadores por fazerem parte do meu dia a dia, é com eles que aprendo. Quando cheguei, com 18 anos, para a equipa B, aprendi muito o que é amar um clube. De lá até aqui fui sempre bem acolhido e bem trabalhado. É uma honra estar aqui, estou muito feliz", afirmou Galeno.
Na gala dos Dragões de Ouro 2024, na Super Bock Arena, Madjer, um dos heróis da final da Taça dos Campeões Europeus de 1987 em Viena, frente ao Bayern Munique, com um golo de calcanhar, recebeu o prémio Dragão de Ouro Vintage.
Um dos pontos mais altos, porém, ficou para o fim, com a subida a palco de Pepe. O antigo central, internacional português, venceu o Dragão de Ouro na categoria carreira.
"Prometo ser rápido. Estão aqui muitos atletas e já está na hora de ir descansar (risos). Agradecer ao FC Porto, na pessoa do presidente André Villas-Boas. Lembro-me quando cheguei ao escritório nas Antas e o presidente Pinto da Costa apontou para o estádio e disse que ia ser a minha casa. Assim foi. Agradecer ao presidente e ao clube pela homenagem feita ao presidente Pinto da Costa. Demonstra que todos nós somos portistas, todos servimos o FC Porto onde quer que estejamos. Vamos levar sempre esta bandeira do clube", afirmou Pepe.
"Agradecer aos trabalhadores e aos adeptos que, desde 2004, me acolheram sempre bem no clube e na cidade. Fizeram-me sentir ser mais um a levar a bandeira do FCP por este mundo fora. Assim vai ser. Sou portista e viva o FC Porto. Espaço para este terceiro Dragão de Ouro? Tenho, tenho. Obrigado", acrescentou o antigo central internacional português.
Vencedores dos Dragões de Ouro de 2024
Carreira: Pepe
Vintage: Madjer
Atleta: Galeno
Futebolista: Diogo Costa
Treinador: Miguel Coelho (voleibol)
Equipa: Hóquei em patins
Modalidades Amadoras: Fábio Oliveira (goalball)
Modalidades Pavilhão: Carlo Di Benedetto (hóquei em patins)
Revelação: David Araújo (boccia, desporto adaptado)
Dedicação: Nuno Châtillon
Projeto do Ano: Inzone
Casa do FC Porto do Ano: Viseu
Sócio do Ano: António Lourenço
Funcionária: Teresa Santos
Seccionista: Joaquim Silva
Parceiro: RED
Recordação: Pavão (Fernando Pascoal Neves)
