Mais

Eleições Benfica: Julen Guerro é aposta de João Diogo Manteigas para a formação

Julen Guerro é aposta de João Diogo Manteigas
Julen Guerro é aposta de João Diogo ManteigasJulen Guerrero/Facebook

O antigo futebolista internacional espanhol Julen Guerrero, que cumpriu toda a carreira no Athletic Bilbao, será o diretor desportivo da formação do Benfica caso João Diogo Manteigas seja eleito presidente, anunciou a lista encabeçada pelo advogado.

"Julen chega ao Sport Lisboa e Benfica com uma missão clara: construir uma formação de excelência, capaz de alimentar a equipa principal com identidade, ambição e qualidade. Porque acreditamos num Benfica com futuro e com um projeto de formação europeu de primeira classe", refere a candidatura "Benfica vencerá" num comunicado divulgado nas redes sociais.

Na nota, é destacada a "carreira brilhante como futebolista internacional" de Julen Guerrero, que foi um "símbolo do Athletic Bilbao e da seleção espanhola", sendo que, após terminar a carreira de jogador, "conseguiu transferir a sua paixão, conhecimento e visão para trabalhar com as novas gerações".

"O futuro do Benfica começa na sua formação. O Benfica vencerá", afirmou Guerrero, de 51 anos, num vídeo divulgado pela candidatura encabeçada por João Diogo Manteigas às eleições de sábado.

Após uma vida ligada ao Athletic Bilbao, pelo qual jogou na formação, disputou quase 400 jogos na equipa principal e em que terminou a carreira, o antigo médio ofensivo, que representou a seleção de Espanha em 41 ocasiões, foi treinador dos juvenis do clube, coordenador da formação do Málaga, além de selecionador espanhol de sub-15, sub-16 e sub-17.

Na época passada foi técnico do Amorebieta, equipa do País Basco que alinha no terceiro escalão espanhol.

As eleições para os órgãos sociais do Benfica vão ser disputadas por Rui Costa, João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Luís Filipe Vieira, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho, havendo ainda uma lista liderada por João Leite candidata à Mesa da Assembleia Geral.

Caso nenhum dos candidatos receba a maioria dos votos (50%), será realizada uma segunda volta entre os dois mais votados, duas semanas depois, em 08 de novembro.