“O projeto que apresento não é para falar do passado, é projeto de futuro, em todas as áreas do clube: perspetiva de futuro, mudança e com confiança, colocando os interesses do Benfica acima de tudo”, assinalou o gestor e candidato a presidente do clube lisboeta, em declarações à comunicação social.
Na cerimónia, que teve lugar no Beato, em Lisboa, Noronha Lopes deu a conhecer todos os nomes que o acompanharão neste ato eleitoral, com Gonçalo Almeida Ribeiro a liderar a lista para a Mesa da Assembleia Geral (MAG) e Bagão Félix para o Conselho Fiscal.
Noronha Lopes mostrou-se confiante na sua eleição e inclusivamente convicto de que os benfiquistas apoiarão a sua candidatura em massa, a ponto de dispensar uma segunda volta para decidir quem será o presidente do Benfica.
“Acredito que posso ganhar na primeira volta. A decisão soberana é dos sócios, mas sinto um desejo de mudança e que seja feita rapidamente”, adiantou.
O candidato discursou perante a numerosa plateia composta por seus apoiantes, elogiando o antigo avançado internacional português Nuno Gomes, que o acompanhará como vice-presidente com a ‘pasta’ do futebol, e relativamente a quem destacou “o conhecimento do clube e a ambição”.
"Com ele (Nuno Gomes) estarão Vítor Paneira, Pedro Correia e Tomás Amaral. Quatro homens que sabem que o futebol se constrói com trabalho, critério e alma. Um futebol profissional, moderno, respeitado e vencedor, à imagem do Benfica que queremos voltar a ver”, salientou.
O gestor mostrou-se crítico quanto à realidade do clube num passado recente, mas igualmente convicto de que, consigo na liderança, os encarnados voltarão a ganhar com regularidade.
“Podemos continuar a lamentar o que se perdeu ou podemos voltar a acreditar no que ainda temos de ganhar. Nós escolhemos o futuro, o trabalho, o Benfica. E prometo-vos uma coisa: nunca faltará a liderança”, assegurou, a pouco mais de duas semanas do ato eleitoral e poucos dias depois de uma Assembleia Geral marcada por distúrbios.
As eleições do Benfica estão marcadas para 25 de outubro, sendo já conhecidos seis candidatos, que terão de oficializar as respetivas listas até sexta-feira: o atual presidente, Rui Costa, Luís Filipe Vieira, João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho.
No escrutínio de há quatro anos, Rui Costa foi eleito presidente do Benfica com 84,48% dos votos, contra os 12,24% de Francisco Benítez, no ato eleitoral mais concorrido da história do clube benfiquista, com 40.085 votantes.