Mais

Eleições Benfica: Rui Costa ganha mas vai a segunda volta com Noronha Lopes

João Noronha Lopes e Rui Costa discutem segunda volta das eleições a 8 de novembro
João Noronha Lopes e Rui Costa discutem segunda volta das eleições a 8 de novembroSL Benfica/Flashscore

Rui Costa, presidente incumbente, venceu este domingo as eleições do Benfica, com 42,13% dos votos, números significativos, mas insuficientes para conquistar novo mandato na primeira volta. João Noronha Lopes, da lista F, conquistou 30,26% , pelo que ambos os candidatos vão à segunda volta deste ato eleitoral, no próximo dia 8 de novembro.

Em terceiro lugar, atrás de Rui Costa e Noronha Lopes, ficou Luís Filipe Vieira (13,86%), seguido de João Diogo Manteigas (11,48%). Martim Mayer ficou na penúltima posição (2,10%), com Cristóvão Carvalho a ter uma votação residual, quedando-se no último lugar, com 0,18%.

Resultados finais para a direção
Resultados finais para a direçãoSL Benfica

As últimas secções de voto apuradas foram as duas localizadas nos pavilhões da Luz, onde Rui Costa e João Noronha Lopes protagonizaram uma acesa discussão ao longo da contagem, que começou apenas este domingo. No Pavilhão 1, onde votaram 11.581 pessoas, Rui Costa até teve menos sócios a votar em si (4.022 face a 4.313), mas os que votaram acabaram por ser portadores de maior número de votos: 113.095 para 101.779.

No Pavilhão 2 da Luz, a lista de João Noronha Lopes venceu com 118.28 votos, perante os 93.620 da lista liderada por Rui Costa.

Feitas as contas, o atual presidente do Benfica, líder da Lista G, levou a melhor sobre João Noronha Lopes, candidato pela lista F, por larga vantagem: obteve 42,13 por cento por votos, face aos 30,26 do atual gestor, e numa recuperação da lista de Noronha Lopes, que chegou a estar atrás por quase 20 por cento antes da contagem na Luz.

A Lista G levou também a melhor nas eleições para a Mesa da Assembleia-Geral, para o Conselho Fiscal e para a Comissão de Remunerações. Em todas elas, tal como na eleição para a Direção, a Lista F ficou no segundo lugar. Aqui, porque também não foi obtida qualquer maioria absoluta, será necessária uma segunda volta a 8 de novembro.

Recorde-se que este ato eleitoral do Benfica tornou o clube encarnado no recordista de votantes em eleições para um clube desportivo, ao registar um total de 85.422 sócios a votarem nos 108 locais de voto disponibilizados pelo emblema da Luz.

O número total de votos no ato eleitoral do Benfica foi de 1.767,676.

Os números registados bateram em muito a anterior votação recorde em termos mundiais, que pertencia ao FC Barcelona desde 2010, quando 57.088 votantes participaram nas eleições no clube espanhol.

O anterior máximo de votantes num ato eleitoral do Benfica tinha sido fixado em 2021, com 40.085.