Independentemente do resultado, já se pode dizer que são umas eleições para a história. São 58.808 os sócios que votaram para escolher os órgãos sociais para o próximo quadriénio, batendo um recorde mundial.
"O Benfica bateu agora o recorde mundial de votação num clube desportivo. É o maior clube do mundo. Estamos todos de parabéns, sobretudo os sócios do Sport Lisboa e Benfica. Guardei um agradecimento especial para este momento, que é um agradecimento a todos aqueles que estão aqui a trabalhar", afirmou aos jornalistas José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral dos encarnados.
O anterior registo máximo pertencia ao Barcelona, que em 2010 teve 57 088 a votar para eleger Sandro Rosell. Os culés ocupavam também o segundo lugar nesta lista, com 56 300 associados a reconduzirem Joan Laporta, em 2021.
Antes já tinha ficado para trás o registo do Boca Juniors. Foram 43 367 sócios que colocaram Juan Román Riquelme na presidência dos argentinos, em 2023.
As eleições para os órgãos sociais do Benfica (Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal) e estatutário (Comissão de Remunerações) decorrem este sábado, entre as 08:30 e 22:00, em 107 locais de voto.
Rui Costa, atual presidente e líder da lista G, Martim Mayer (B), João Diogo Manteigas (C), Cristóvão Carvalho (D), o anterior presidente Luís Filipe Vieira (E) e João Noronha Lopes (F) são os candidatos à liderança do Benfica, enquanto João Ferreira Leite encabeça a lista A, unicamente candidata à Mesa da Assembleia Geral.
Sporting e FC Porto
Em termos nacionais, o Benfica já há muito que tinha ultrapassado os principais rivais. O FC Porto tem como registo máximo 26 876 nas mais recentes eleições, de 2024, que colocaram André Villas-Boas na presidência.
O Sporting tem 22 510 como registo máximo, em 2018, quando Frederico Varandas assumiu a liderança dos leões.
