Mais

Em casa dos tricolores, um jogaço fluorescente: Estrela da Amadora e Alverca empatam

Atanas Chernev disputa a bola com Nabil Touaizi
Atanas Chernev disputa a bola com Nabil TouaiziOpta by Stats Perform/LUSA

Estrela da Amadora e Alverca empataram esta segunda-feira, a dois golos, no penúltimo jogo da 3.ª jornada da Liga Portugal e, certamente, dos melhores espetáculos até agora esta temporada. Nuozzi, aos 37', colocou o Alverca na frente, Maresi fez o 0-2 aos 45+4' mas, ainda na primeira parte, Fábio Ronaldo reduziu (45+7'). Na segunda parte, aos 47', Paulo Moreira deixou a equipa da casa reduzida a dez e Kikas falhou um penálti, aos 59', antes de Naves ser expulso, aos 62' e, na sequência do livre, Lopes Cabral apontar o golaço que ditou o 2-2 final, num jogo em que até o árbitro teve de ser substituído.

Recorde as incidências da partida

Depois da derrota com o Benfica, por 0-1, na última jornada, José Faria, treinador do Estrela da Amadora, fez apenas uma alteração, apostando na promessa romena Ianis Stoica no lugar de Alan Godoy. Do lado do Alverca, Custódio Castro preteriu Gonçalo Esteves na ala direita, apostando em Nabil em relação ao onze que perdeu com o SC Braga.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Num relvado em mau estado, e com o vento também a condicionar a partida, o primeiro remate pertenceu à equipa da casa, aos 7 minutos, com Abraham Marcus a rematar para defesa de André Gomes. Aos 22 minutos Chiquinho, pela esquerda, desequilibrou, cruzou mas Navas cabeceou por cima da baliza do Estrela, antes de Iani Stoica, aos 25', rematar com o mesmo destino, visando a baliza do Alverca.

Aos 34 minutos, de livre, Chiquinho atirou para a bancada, mas aos 37 minutos o Alverca conseguiu mesmo inaugurar o marcador, depois de um cruzamento atrasado de Isaac James, pela esquerda, para o remate de primeira de Nouozii, a assinar o 0-1.

Dois golos nos descontos

Aos 41 minutos foi o Estrela a beneficiar de um livre, com Jovane Cabral a atirar contra a barreira e a ganhar um canto, onde Lopes Cabral colocou ao segundo poste e Paulo Moreira quase chegou para desviar para dentro da baliza. Em cima dos 45 minutos Schappo rematou de fora da área mas por cima, e seria aos 45+4' que Maresi, num contra-ataque conduzido por Chiquinho, ficou frente a frente com Renan Ribeiro, e não perdoou, assinando o 0-2.

A verdade é que a primeira parte não iria terminar sem a bola entrar novamente na baliza, desta vez na do Alverca, aos 45+8 minutos: Lopes Cabral cruzou da direita, Fábio Ronaldo falhou o primeiro remate mas, na insistência, e de costas, marcou de calcanhar. O golo foi anulado pelo árbitro, primeiro devido a uma eventual mão na bola, depois devido a um possível fora de jogo, mas após longa revisão pelo VAR, o 1-2 foi mesmo validado, aos 45+12 minutos.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Expulsão, penálti e outro vermelho

Para a segunda parte José Faria lançou Kikas e Alan Godoy, nos lugares de Ianis Stoica e João Gastão, mas logo aos 47 minutos as contas do Estrela da Amadora foram mesmo de subtrair, quando Paulo Moreira entrou de sola sobre Tomás Mendes, vendo o cartão vermelho direto. O VAR ainda chamou o árbitro, que reviu as imagens mas manteve a decisão de expulsar o jogador dos tricolores.

Apesar da desvantagem, no marcador e no número de jogadores em campo, o Estrela esteve perto do 2-2 aos 56 minutos, com André Gomes a negar o golo a Kikas, e aos 58 minutos houve mesmo penálti para a equipa da casa, depois de Sérgi Gómez ter derrubado Robinho dentro da área. Da marca dos 11 metros, aos 59 minutos, Kikas enganou André Gomes mas rematou à barra da baliza do Alverca.

Hino ao futebol

O jogo tinha ganho todos os ingredientes, aos quais se juntou ainda, aos 62 minutos, o segundo cartão amarelo a Kaiky Naves, deixando o Alverca também com dez em campo. O que faltava? O livre magistral de Lopes Cabral, aos 64 minutos, de pé direito, ao ângulo da baliza de André Gomes, fixando o resultado no 2-2.

Logo depois, Custódio mexeu, tirando Nuozii para lançar Martínez, antes de Godoy surgir na cara de André Gomes, desmarcado por Jovane Cabral, rematando para bela defesa do guarda-redes do Alverca, para canto. Aos 72 minutos uma vez mais André Gomes a brilhar, parando o remate forte de Kikas.

Aos 76 minutos foi o próprio árbitro, Ricardo Baixinho, a tropeçar em Jovane Cabral, após um lance com Robinho, e a precisar de assistência médica. O juiz, porém, conseguiu prosseguir na partida, mesmo perante a intensidade que se viu na Reboleira, com Rodrigo Pinho a substituir Abraham Marcus, no Estrela, antes de Gui entrar no lugar de Tomás Mendes, e Tiago Leite em vez de Maresi, no Alverca.

Árbitro pediu substituição

Aos 89 minutos Custódio esgotou as alterações, tirando Chiquinho e James para apostar em Diarra e Chissumba, antes de Ricardo Baixinho ter sido mesmo obrigado a pedir substituição, devido a lesão, em cima dos 90 minutos, com o quarto árbitro, Flávio Duarte, a assumir o comando, antes da placa subir para os dez minutos de compensação. 

Aos 90+4 minutos Bernardo Schappo cabeceou à malha lateral da baliza do Alverca, o Estrela também beneficiou de um livre, o Alverca um canto, mas o empate foi mesmo o resultado final, num jogo em que nenhuma das equipas mereceu realmente perder. Ganhou, isso sim, o futebol.

Homem do jogo Flashscore: Lopes Cabral (Estrela da Amadora)

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform