
O crescimento do Estoril na temporada passa muito por Yanis Begraoui. O franco-marroquino está num momento de forma absolutamente deslumbrante, com nove golos marcados nos últimos cinco jogos. O bis contra o Santa Clara permitiu-lhe subir ao pódio dos artilheiros da Liga Portugal.

Pese embora ter feito apenas 45 minutos, Alberto Costa foi decisivo no FC Porto. O lateral entrou e assistiu para o golo de Pablo Rosario, o único na derrota dos dragões com o Casa Pia. Com seis assistências já ultrapassou o máximo de passe decisivos que tinha conseguido em toda a carreira como profissional (cinco).

Na corrida pelo título de melhor marcador desta edição da Liga Portugal, Luis Suárez e Vangelis Pavlidis são dos jogadores que mais remates enquadrados fazem. O avançado colombiano do Sporting, de resto, lidera de forma destacada, com 42 disparos enquadrados com as balizas adversárias.

Numa era em que os defesas têm de saber tratar bem a bola, pois as equipas procuram jogar a sair de trás de forma mais frequente, não é de admirar que quatro dos seis jogadores com mais passes certos na Liga Portugal pertençam ao setor defensivo. Gonçalo Inácio lidera destacado, com Bednarek e Kiwior, dupla do FC Porto e Otamendi logo atrás. João Moutinho e Jordan Holsgrove são os únicos médios neste top.

Rodrigo Pinheiro caiu e agora há apenas um jogador de campo entre os totalistas do campeonato após 20 jornadas. O central Felix Bacher é homem da confiança de Ian Cathro no Estoril e ainda não falhou um único minuto dos canários da temporada, um registo que só é acompanhado por guarda-redes.
