
Aos 26 anos, Clayton já é uma das figuras da Liga Portugal. O avançado bisou na vitória do Rio Ave diante do AFS e além dos três pontos garantidos para os vila-condenses conseguiu também alcançar Vangelis Pavlidis no topo da lista dos melhores marcadores, com dois dígitos.

O Moreirense pode estar a perder algum gás, mas Dinis Pinto não. Aos 25 anos, o lateral-direito está a realizar a melhor época da carreira e com seis assistências é o jogador que mais golos deu na Liga Portugal. Ultrapassou o colega de posição, Alberto Costa, e, numa época que ainda não vai a meio, já está perto de igualar o máximo que trazia da carreira (10).

Num futebol em que o processo defensivo começa mais à frente, prova disso é o facto de entre os seis jogadores com mais faltas na Liga Portugal, só um ser um defesa (Rodrigo Pinheiro). Gustavo Sá, médio do Famalicão, lidera uma lista onde o conjunto de Hugo Oliveira tem três integrantes.

Com pé esquerdo ou pé direito, de bola parada ou bola corrida. Sidny Cabral é um dos principais motores ofensivos do Estrela da Amadora e o facto de ser o jogador com mais cruzamentos da Liga Portugal, o primeiro a quebrar os três dígitos, prova isso. E o facto é que a grande maioria deles leva perigo.

Parte do sucesso inicial do Moreirense ajuda-se a explicar por uma solidez defensiva garantida por uma dupla de centrais repleta de experiência. Marcelo lidera a Liga Portugal em termos de alívios, com o companheiro no centro da defesa, Maracás, a figurar também entre os seis melhores nesta categoria, sendo a única equipa com dois jogadores neste top.
